Internacional

Popularidade de Uribe dispara em meio à crise diplomática

Presidente tem 84% de aprovação; 90% dos entrevistados disseram ter imagem desfavorável de Hugo Chávez

Agências internacionais
BOGOTÁ - A popularidade do presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, chegou a 84%, a maior de seu mandato desde que assumiu o poder, em 2002. O recorde é registrado em meio a uma crise diplomática na semana passada com o Equador, Venezuela e Nicarágua. A pesquisa foi divulgada nesta quarta-feira, 12, em Bogotá.
Segundo a pesquisa, elaborada pelo instituto Gallup Colômbia, o apoio ao governante subiu três pontos em relação à enquete anterior, de janeiro. Enquanto isso, 90% dos entrevistados disseram ter uma imagem desfavorável do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, contra 76% da última pesquisa.
A enquete foi elaborada entre os dias 4 e 6 de março, justamente durante a discussão sobre a operação do Exército colombiano no território equatoriano que provocou a morte do líder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) Raúl Reyes. Foram ouvidas mil pessoas residentes em Bogotá, Medellín, Cali e Barranquilla, e tem uma margem de erro de 3%.
Segundo o jornal colombiano El Tiempo, o gerente da Gallup, Jorge Londoño, a imagem de Uribe se deve, em certa medida, aos últimos feitos diplomáticos. A pesquisa, porém, não conseguiu medir o impacto que teve a solução diplomática alcançada entre os países ou a morte de Iván Ríos, segundo integrante do Secretariado das Farc morto em menos de uma semana.

Leia mais

Nota do Editor - Com um marqueteiro tão competente Uribe não tem do que se queixar. Mais uma vez Hugo Chávez, o rei do tiro no pé, dá o ar da graça. Uribe é seu desafeto, com "manobras sutis" Chávez conseguiu ungí-lo à condição de lider incontestável do povo colombiano. Oitenta e quatro por cento é um número respeitável, só com a juda do paquiderme venezuelano foi possível atingir tal patamar. Chávez deveria seguir o conselho do Rei. Fechar a boca e só abrir no dentista. Por pouco tempo. (Sidney Borges)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu