Editorial

“Enjoy Ubatuba”

Sidney Borges
Como é do conhecimento do mundo mineral e dos que me lêem, sou blogueiro há muito tempo, comecei junto com a onda na qual surfo desde o início deste século. Tenho diversos blogs, o mais acessado é o Ubatuba Víbora, mas o início se deu com o Lojas Murray, que ainda existe congelado pelas organizações Globo. Plim, plim. Diariamente acesso o Blog do Noblat, hoje mais por hábito, já não me encanta como outrora. Também acesso o Reinaldo Azevedo e o Mino Carta, este o meu preferido, de quem divirjo civilizadamente, mas com quem aprendo muito. Através das contendas azevedianas passei a acessar o Blog do Nassif e tentei o “Conversa Afiada”, de Paulo Henrique Amorim, o que foi impossível. O inventor do termo “pig”, puxou tanto o saco de Lula que acabou demitido do portal iG por excesso. Ninguém agüenta, nem mesmo Lula, que embora tenha faltado às aulas de concordância verbal e plurais, sabe distinguir sífilis hereditária de chifres do rei da Itália. Está em pauta a questão dos acessos, os blogs dos grandes jornais esperam manter na internet a hegemonia da opinião, como fazem com os jornais de papel, de produção caríssima. Não vai funcionar, embora hoje quem pretenda fazer jornalismo através de blogs tenha de consultar a grande imprensa. Apurar notícias, filtrar, produzir, comentar e publicar demanda profissionais trabalhando e o trabalho precisa ser remunerado, daí a necessidade de consultar os poderosos. No entanto, cada dia mais interessa ao leitor a opinião local. A notícia bruta pode ser garimpada na rede, mas o comentário do editor é que merece atenção e réplica dos leitores. O Ubatuba Víbora está longe da meta pretendida, mas já não é possível ignorar a sua existência, os quase quinhentos acessos diários em um universo conectado de alguns milhares, nos dá ânimo para continuar trabalhando cada vez mais. Na verdade o próprio nome do Blog, uma brincadeira que remonta ao grupo Ubatuba Viva, do qual fiz parte e no qual fiz bons amigos, deixa claro que o Blog é local, embora discuta o que acontece de forma universal. Curiosamente os acessos internacionais são muitos, o que me motivou a criação da campanha “Enjoy Ubatuba”. Vou mostrar, modestamente é verdade, o que temos de melhor, praias, pássaros, peixes, floresta, enfim, aquilo que sobra aqui e falta lá, contato com a natureza. Quem sabe eu atraia gringos para trazer o que sobra lá e falta aqui, dinheiro. Assim que eu tiver disponibilidade de recursos vou colocar os posts relativos à campanha em duas línguas, Português e Inglês. O mundo precisa saber o quão atrativa é Ubatuba para quem ganha em euros ou dólares.

Comentários

Anônimo disse…
Gosto muito do seu blog, acho um dos melhores que leio. Não comento todo dia, mesmo porque alguns comentaritos não são publicados, mas o leio diariamente e, até em outros blogs, como o prosa e política, de Mato Grosso, cito você como um blogueiro atual e dedicado. Quando fui a Ubatuba, no início do ano, visitar uma amiga muito influente e popular, até pedi a ela que fomentasse comentários, porque a falta de comentários deve desanimar um pouco, apesar das visitas.
Estou com um problema no pé desde meados de janeiro e, por isso, quase não posso andar, então o blogs e a tv a cabo me divertem e informam muito. Então, tenho lido o Paulo Henrique Amorim. O que acnteceu foi que ele não acreditava que ia sair o negócio da BRTOI. Quando viu que ia sair, começou a esconjurar os petralahs como se fosse da PIG, hehe. Dançou.

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu