Editorial
“Enjoy Ubatuba”
Sidney Borges
Como é do conhecimento do mundo mineral e dos que me lêem, sou blogueiro há muito tempo, comecei junto com a onda na qual surfo desde o início deste século. Tenho diversos blogs, o mais acessado é o Ubatuba Víbora, mas o início se deu com o Lojas Murray, que ainda existe congelado pelas organizações Globo. Plim, plim. Diariamente acesso o Blog do Noblat, hoje mais por hábito, já não me encanta como outrora. Também acesso o Reinaldo Azevedo e o Mino Carta, este o meu preferido, de quem divirjo civilizadamente, mas com quem aprendo muito. Através das contendas azevedianas passei a acessar o Blog do Nassif e tentei o “Conversa Afiada”, de Paulo Henrique Amorim, o que foi impossível. O inventor do termo “pig”, puxou tanto o saco de Lula que acabou demitido do portal iG por excesso. Ninguém agüenta, nem mesmo Lula, que embora tenha faltado às aulas de concordância verbal e plurais, sabe distinguir sífilis hereditária de chifres do rei da Itália. Está em pauta a questão dos acessos, os blogs dos grandes jornais esperam manter na internet a hegemonia da opinião, como fazem com os jornais de papel, de produção caríssima. Não vai funcionar, embora hoje quem pretenda fazer jornalismo através de blogs tenha de consultar a grande imprensa. Apurar notícias, filtrar, produzir, comentar e publicar demanda profissionais trabalhando e o trabalho precisa ser remunerado, daí a necessidade de consultar os poderosos. No entanto, cada dia mais interessa ao leitor a opinião local. A notícia bruta pode ser garimpada na rede, mas o comentário do editor é que merece atenção e réplica dos leitores. O Ubatuba Víbora está longe da meta pretendida, mas já não é possível ignorar a sua existência, os quase quinhentos acessos diários em um universo conectado de alguns milhares, nos dá ânimo para continuar trabalhando cada vez mais. Na verdade o próprio nome do Blog, uma brincadeira que remonta ao grupo Ubatuba Viva, do qual fiz parte e no qual fiz bons amigos, deixa claro que o Blog é local, embora discuta o que acontece de forma universal. Curiosamente os acessos internacionais são muitos, o que me motivou a criação da campanha “Enjoy Ubatuba”. Vou mostrar, modestamente é verdade, o que temos de melhor, praias, pássaros, peixes, floresta, enfim, aquilo que sobra aqui e falta lá, contato com a natureza. Quem sabe eu atraia gringos para trazer o que sobra lá e falta aqui, dinheiro. Assim que eu tiver disponibilidade de recursos vou colocar os posts relativos à campanha em duas línguas, Português e Inglês. O mundo precisa saber o quão atrativa é Ubatuba para quem ganha em euros ou dólares.
Sidney Borges
Como é do conhecimento do mundo mineral e dos que me lêem, sou blogueiro há muito tempo, comecei junto com a onda na qual surfo desde o início deste século. Tenho diversos blogs, o mais acessado é o Ubatuba Víbora, mas o início se deu com o Lojas Murray, que ainda existe congelado pelas organizações Globo. Plim, plim. Diariamente acesso o Blog do Noblat, hoje mais por hábito, já não me encanta como outrora. Também acesso o Reinaldo Azevedo e o Mino Carta, este o meu preferido, de quem divirjo civilizadamente, mas com quem aprendo muito. Através das contendas azevedianas passei a acessar o Blog do Nassif e tentei o “Conversa Afiada”, de Paulo Henrique Amorim, o que foi impossível. O inventor do termo “pig”, puxou tanto o saco de Lula que acabou demitido do portal iG por excesso. Ninguém agüenta, nem mesmo Lula, que embora tenha faltado às aulas de concordância verbal e plurais, sabe distinguir sífilis hereditária de chifres do rei da Itália. Está em pauta a questão dos acessos, os blogs dos grandes jornais esperam manter na internet a hegemonia da opinião, como fazem com os jornais de papel, de produção caríssima. Não vai funcionar, embora hoje quem pretenda fazer jornalismo através de blogs tenha de consultar a grande imprensa. Apurar notícias, filtrar, produzir, comentar e publicar demanda profissionais trabalhando e o trabalho precisa ser remunerado, daí a necessidade de consultar os poderosos. No entanto, cada dia mais interessa ao leitor a opinião local. A notícia bruta pode ser garimpada na rede, mas o comentário do editor é que merece atenção e réplica dos leitores. O Ubatuba Víbora está longe da meta pretendida, mas já não é possível ignorar a sua existência, os quase quinhentos acessos diários em um universo conectado de alguns milhares, nos dá ânimo para continuar trabalhando cada vez mais. Na verdade o próprio nome do Blog, uma brincadeira que remonta ao grupo Ubatuba Viva, do qual fiz parte e no qual fiz bons amigos, deixa claro que o Blog é local, embora discuta o que acontece de forma universal. Curiosamente os acessos internacionais são muitos, o que me motivou a criação da campanha “Enjoy Ubatuba”. Vou mostrar, modestamente é verdade, o que temos de melhor, praias, pássaros, peixes, floresta, enfim, aquilo que sobra aqui e falta lá, contato com a natureza. Quem sabe eu atraia gringos para trazer o que sobra lá e falta aqui, dinheiro. Assim que eu tiver disponibilidade de recursos vou colocar os posts relativos à campanha em duas línguas, Português e Inglês. O mundo precisa saber o quão atrativa é Ubatuba para quem ganha em euros ou dólares.
Comentários
Estou com um problema no pé desde meados de janeiro e, por isso, quase não posso andar, então o blogs e a tv a cabo me divertem e informam muito. Então, tenho lido o Paulo Henrique Amorim. O que acnteceu foi que ele não acreditava que ia sair o negócio da BRTOI. Quando viu que ia sair, começou a esconjurar os petralahs como se fosse da PIG, hehe. Dançou.