Deu no Estadão

Ubatuba faz blitz para dengue do Rio não chegar a SP

Turistas com sintomas foram encaminhados à Santa Casa; cidade recebeu 120 mil pessoas no feriado

Simone Menocchi, de O Estado de S. Paulo
Agente de saúde conversa com motoristaUBATUBA - A cidade de Ubatuba intensificou os bloqueios para tentar impedir que a epidemia de
dengue instalada no Rio de Janeiro chegue ao Estado de São Paulo. No ano passado a cidade do litoral norte paulista registrou 3 mil casos da doença, na forma clássica, e três casos de dengue hemorrágica, além de uma morte.
Durante dois dias, enfermeiros, médicos e agentes de endemias da rede municipal de saúde, além de policiais rodoviários, fizeram barreiras em três entradas do município. Três mil veículos foram vistoriados e 12 pessoas com sintomas da doença encaminhadas ao hospital do município.
Na BR-101, divisa com o Rio de Janeiro, e também nas rodovias Oswaldo Cruz (SP-125) e Rio-Santos (SP-55) os policiais e técnicos paravam todos os motoristas e orientavam a evitar a dengue, distribuindo panfletos. O feriado de Páscoa é considerado um dos procurados pelos turistas em Ubatuba, que está recebendo 120 mil pessoas. Durante a operação, os motoristas eram parados nas estradas. Não houve resistência por parte dos turistas. "Se tivessem feito isso lá no Rio de Janeiro, quem sabe, não estaríamos nessa situação", diziam.
Os ocupantes dos caros eram questionados se estavam com febre, dores de cabeça ou qualquer sintoma da dengue. Se apresentassem algum sintoma eram encaminhados para a Santa Casa, onde passavam por exames clínicos mais detalhados e se submetiam a exames de sangue. "Em todos os turistas não observamos nada muito sugestivo. Quem estava com febre ou dor de cabeça foi encaminhado para a Santa Casa", relatou o superintendente da Vigilância Epidemiológica do município, Neilton Nogueira. Nenhuma família se negou a colaborar com a campanha. Os
principais sintomas da dengue que eram analisados pelos agentes eram febre alta, dores de cabeça, dor no fundo dos olhos e dor no corpo inteiro, semelhante a uma gripe muito forte.
Leia mais

Comentários

Anônimo disse…
Sidney, o senhor Temporão, que foi despedido da Prefeitura do Rio de Janeiro há três anos,é mais eficiente para pregar a morte de fetos do que para matar insetos.

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu