Vida

Cientistas acham molécula orgânica em planeta distante

Apesar da descoberta, astro dificilmente seria capaz de abrigar vida por ser muito quente. Técnica que encontrou a molécula pode, no entanto, ajudar a busca em outros planetas.

Da Reuters
Uma molécula orgânica foi detectada pela primeira vez na atmosfera de um planeta fora do nosso Sistema Solar, o que é importante na busca por vida extraterrestre.
Usando o telescópio orbital Hubble, os astrônomos acharam metano na atmosfera do planeta HD 189733b, que tem mais ou menos o tamanho de Júpiter e fica a 63 anos-luz da Terra, segundo pesquisa publicada na quarta-feira pela revista Nature.
Moléculas orgânicas contêm ligações carbono-hidrogênio, e podem ser encontradas em coisas vivas. O metano, por exemplo, aparece no gás natural e em arrotos do gado. Mas os cientistas se apressaram em dizer que esse distante planeta --com temperaturas em torno de 1.000 graus celsius-- não é em princípio candidato a abrigar formas de vida.
"Para este planeta específico que observamos, o metano não pode ser produzido biologicamente. É altamente improvável que as vacas pudessem sobreviver lá", disse a pesquisadora Giovanna Tinetti, do University College, de Londres.

Leia mais

Nota do Editor - A questão da vida em ambientes hostis merece ser reconsiderada. Quem diria que camarões pudessem viver em profundidades abissáis, cujas águas de origem vulcânica atingem temperaturas acima de cem graus Celsius? Tais camarões existem, são felizes, amam, têm camarõezinhos e talvez até casa própria com hipoteca bancária. A vida, que na verdade não sabemos muito bem o que é, busca se estabelecer no Universo e se adapta às condições que há. O homem insiste em ser o centro de tudo e se toma como referencial. Não é científico pensar assim. (Sidney Borges)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu