Angra 3. Sim ou Não?



Lactec pesquisa sistema hidráulico que será base para a construção de Angra III

O Laboratório de Hidráulica do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), está estudando a implantação do sistema de refrigeração de uma das unidades da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, em Angra dos Reis, a única central produtora de energia termonuclear no Brasil. O ensaio, realizado em um modelo em escala reduzida do projeto, que vai simular o uso da água do mar para esfriar os reatores, foi encomendado ao Lactec pela empresa pública federal Eletronuclear, e vai servir de base para as obras que darão suporte à construção da Usina Nuclear Angra III, unidade que vai compor o complexo de geração energético localizado no litoral do Rio de Janeiro.
O diretor-superintendente do Lactec, Aldair Rizzi, conta que o instituto ganhou a concorrência para o estudo contra diversos grandes laboratórios nacionais. "É uma grande conquista, que mostra a excelência e competência técnica do Lactec, em um momento que se fala tanto na necessidade de grandes fontes para geração de energia", diz.
De acordo com Rizzi, é objetivo do Lactec participar diretamente do desenvolvimento não só do Paraná, mas de todo o país. Ele afirma que um projeto como este, que está contemplado no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, é uma mostra desta disposição. "Mais uma vez o Lactec contribui com a pesquisa e agrega novos conhecimentos à tecnologia nacional. Com grandes projetos nós temos a possibilidade de abrir novos espaços para o reconhecimento nacional do instituto em diferentes áreas", explica o diretor.
Leia mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu