Angra 3. Sim ou Não?



Estudos científicos vêm a possibilidade da elevação do nível do mar, como conseqüência do aquecimento global. Como a central nuclear de Angra dos Reis fica à beira-mar, não há risco futuro para a operação das usinas?

O projeto da central nuclear não permite que as salas essenciais para a operação sejam atingidas pela água, caso o nível ultrapasse os obstáculos construídos para proteger as instalações na ocorrência de ondas gigantes. Quando do desenvolvimento do projeto de Angra 1, verificou-se que, há mais de 200 anos, uma onda gigante atingiu a costa e, por isso, foi afundado um navio na entrada da baía, para servir de quebra-onda. Os estudos mostram que a elevação do nível do mar vai ser lenta – estima-se um prazo em torno de cem anos – e é monitorada pela Eletronuclear em tempo real, para possibilitar a construção de barreiras de proteção, caso as usinas ainda estejam em operação.

Segue: O Brasil fez um acordo nuclear com a Alemanha nos anos 70, dentro do qual foi construída Angra 2. Houve transferência de tecnologia? Ou o país ficou dependente
dos alemães?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu