Ubatuba

Comentário sobre o artigo do Tato

Anderson José Rodrigues, mais conhecido como Tato, em artigo publicado neste Blog, intitulado “Vida própria em Ubatuba”, demonstra toda a sua preocupação com a vida social e econômica de Ubatuba. De fato a situação para quem vive e trabalha em Ubatuba não é nada fácil. Ano passado à cidade sofreu com a epidemia de dengue. Veranistas e turistas “sumiram” de Ubatuba e quase levaram a economia da cidade a bancarrota. A situação de muitos empresários só se estabilizou na temporada, apesar desta ter sido muito fraca. O resultado do corte no fluxo de visitantes de nossas praias demonstra a nossa dependência do pessoal “de fora”.
Tato afirma ainda que o turismo só beneficia aquele comércio ligado diretamente com o turista. Não é verdade. Num primeiro momento a renda chega nas mãos do comércio, ou melhor, no setor que lida diretamente com o visitante: Hotéis, pousadas, quiosques, museus, marinas, comércio localizado nos eixos turísticos, postos de gasolina, setor de serviços e assim por diante. Setores que nessa época quintuplicam o numero de empregados do seu negócio. Em seguida, na cadeia produtiva há uma gama enorme de empresas e autônomos que se beneficiam da “temporada”. Escritórios de contabilidade, encanadores, eletricistas, pintores, empresas de segurança, etc. Finalmente a massa salarial, que cresce substancialmente neste período, passa a prover o comércio e o setor de serviços, espalhando por toda a economia aquele dinheiro gasto pelo turista, na compra de uma caipirinha.
A industria do turismo é uma das que mais cresce em todo o mundo. Há estudos que indicam que a cada R$ 1,00 investido há o retorno de R$ 100,00, Pena caro Tato que em nossa querida Ubatuba, este setor há anos seja relegado à quinto, sexto plano. É só ver o orçamento da Secretaria de Turismo. O quadro ficará mais grave se a Comtur (empresa de economia mista) que poderia ser o alicerce de um setor de turismo mais saudável, for fechada. Qualquer especialista em turismo sabe da importância de uma empresa com esta característica no âmbito do turismo.
E por fim a qualificação do turista/veranista é condição primordial em qualquer manual sobre turismo. Não que haja um preconceito com aquele turista que deixa pouco dinheiro em sua estadia. O problema é que pela absoluta falta de planejamento e urbanização, o veranista e turista de maior poder aquisitivo têm abandonado Ubatuba. Tem feriados e períodos das férias de verão em que a cidade esta lotada, mas o “gasto” per capita é muito baixo.
Ubatuba é um dos lugares mais lindos do mundo. Nossa vocação é o turismo, hoje bastante incipiente. Temos muito a crescer neste setor. Planejamento, trabalho e transparência são fundamentais.
O PSDB como bem disse Sergio Caribé, nosso pré – candidato a Prefeito de Ubatuba, tem o Turismo e a geração de emprego e renda em Ubatuba, como um dos principais objetivos de nosso plano de governo. Ubatuba só será uma cidade viável a todos seus habitantes, quando o turismo for tratado com seriedade pelo poder público.

Um abraço cordial.

PS. Em relação a outras importantes questões levantadas em seu artigo como o “apoio total “em todos os sentidos” ao comerciante local” e a “implementação de fabricas não poluentes em Ubatuba”, me permiti comentá-las em outro artigo. O debate para uma Ubatuba melhor é necessário.

Guilherme Ferreira de Assis
(Membro do diretório municipal do PSDB de Ubatuba)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu