Ubatuba em foco

Procurando culpados

Agora ficamos todos procurando os culpados do fracasso do nosso Carnaval.
O fracasso, não foi apenas o Carnaval, salvo os dias de Reveillon, ou pelo menos de 27/12 à 19/01.
Uma temporada de 24 dias.
Agora ficamos torcendo pelo tempo bom nos poucos feriados do primeiro semestre. Nada teremos no segundo.
Praia e Sol é isso aí, o culpado foi São Pedro.
Mas de quem é a culpa de termos apenas Praia e Sol?
De Felipe? de César? Não!!! Foram mais de 5 administrações que presenciei, nenhuma delas se preocupou no desenvolvimento sustentável de nossa Cidade.
A culpa é nossa, toda nossa, do Trade, das comunidades em geral, do povo Ubatubense.
Afinal somos nós que elegemos, somos nós que ficamos omissos quando o Ministério Publico tira a música ao Vivo dos Quiosques, somos nós que ficamos omissos quando se retiram as cadeiras e mesas da Praia, claro que houveram exageros, mas estes acabaram sendo dos dois lados. Nem tanto o Céu nem tanto a Terra.
Ficamos omissos quando alguém apresenta um projeto para o desenvolvimento do Turismo para se criar outros produtos para serem vendidos fora da temporada, algo diferente de Praia e Sol. Não se reúne aqui mais de 10 pessoas nem para distribuir presentes.
O Trade se reuniu uma vez por causa da Dengue, e daí? Depois que o caldo havia entornado? De que valeu?
O próprio Conselho Municipal de Turismo rejeitou a proposta da parceria da Associação Comercial x Sebrae X Setur para a aplicação dos projetos de Desenvolvimento Turístico Receptivo que propomos, enquanto não se tivesse um Plano Municipal de Turismo.

O Conselho nunca questionou o fato de Ubatuba ter se desligado do Circuito Litoral Norte Paulista, nunca questionou o fato de não participarmos de Feiras de Turismo.
Mas não me venham dizer que a culpa é deste ou daquele, o fracasso ou o sucesso de Praia e Sol sempre será atribuído à São Pedro.
Praia e Sol se vende apenas no verão.
Faltam-nos portanto Produtos Turísticos Perenes, aqueles que ficam nas prateleiras das Agencias e Operadoras de Turismo.
Mas isto só se faz com todas as comunidades reunidas.
Turismo não tem máquina para ser feito, é a única indústria que não pode substituir o operacional pela máquina, é por isso que emprega mas é necessário a qualificação.
Estamos muito, mas muito longe do desenvolvimento sustentável nesta Cidade.
Turismo começa pela Sensibilização e pela Capacitação coisa que se começarmos agora só teremos daqui a alguns anos.
Mas a proposta foi feita a três anos atrás.
Associação Comercial e Setur se propuseram a ajudar, não da forma que seria necessária pois não tinham infra, mas se tivéssemos o Trade, pois as comunidades da região sul, bem como da Cachoeira dos Macacos estavam presentes, e esperançosas, afinal haviam entendido que dali poderiam sair muitas oportunidades de emprego e renda.Se tivéssemos o Trade...


Fernando Pedreira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu