A ponderar...

Acusação como tática

Fernando Gabeira
O primeiro dia do ano no Congresso é sempre formal e entediante. O governo, no entanto, apareceu ontem com uma surpresa. Ele próprio pede uma CPI para apurar os gastos com os cartões corporativos. Quer uma CPI desde 1998 para provar que o governo anterior também cometia irregularidades.
O pedido de CPI que está em curso pelos deputados também prevê que se investiguem os cartões corporativos, desde sua criação. A diferença entre o projeto da oposição e o do governo é que este último quer começar do passado e chegar, devagar, ao presente. A proposta que existe na Câmara é a de começar pelo presente, pelas coisas que estão investigadas agora e recuar até o passado.
Duas ênfases distintas. No entanto, a tese que está por baixo é a mesma que Lula utilizou quando se fizeram as denúncias do mensalão: sempre se fez isto no Brasil, os outros também não são inocentes.
A tática de acusar o adversário para encobrir o próprio erro apenas atenua, mas não conseguirá esvaziar o tema.
Pena que os outros grandes problemas brasileiros não puderam ser discutidos nos bastidores. Os cartões ocupam o principal espaço no noticiário e a própria Amazônia ficará restrita aos poucos deputados que se interessam por ela.
Pelo menos, o ano começou. (fonte: gabeira.com)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu