Desafio aos jovens

Concurso Internacional de Redação 2008

Enviado pelo professor Rui Alves Grilo
Em 2007, pela primeira vez na história da humanidade, a população mundial concentrada nos centros urbanos ultrapassou a faixa dos 50%. A cidade é normalmente associada a melhores oportunidades, acesso a emprego, educação, saúde e outros serviços. Cidades são vistas como motores do desenvolvimento econômico e centros de inovação e investimentos. Ao mesmo tempo, muitas cidades são caracterizadas por seus bolsões de pobreza, com grande parte de seus moradores vivendo em favelas, sem acesso a serviços básicos essenciais e excluídos socialmente. Para ouvir a voz dos jovens, o Banco Mundial, a Aliança de Cidades e o Governo da Noruega lançam o concurso internacional a respeito da questão urbana no mundo. O concurso é aberto a jovens de 18 a 25 anos e a participação é individual. Os jovens participantes devem apresentar um texto de até 10 páginas (quatro mil palavras) junto com o resumo executivo de no máximo uma página (400 palavras), em Português, Inglês, Espanhol, Francês ou Árabe.
O texto deve responder a três perguntas:

1) Pense na cidade onde você mora. Quais são as maiores oportunidades e desafios para as pessoas que moram aí?

2) O que precisaria ser feito para transformar a sua cidade no lugar de seus sonhos?

3) Qual seria o seu papel, trabalhando junto com seus colegas, para construir a cidade de seus sonhos? (Tente ressaltar um ou dois aspectos que você tenha mencionado ao responder a pergunta 2).

É permitido enfocar iniciativas concretas das quais você tenha participado. Nesse caso, ao responder as três perguntas acima mencionadas, você pode especificar com quem o trabalho foi desenvolvido, os resultados alcançados, o caráter inovador da experiência e como você mediu o resultado do esforço. Além disso, olhando para o futuro: como você poderia expandir ou melhorar o impacto de seu trabalho? Como outros jovens podem replicar esta experiência?
Os critérios de seleção serão: qualidade das propostas, estrutura do texto, coerência dos argumentos, originalidade, criatividade, estilo, uso dos recursos e as evidências apresentadas que sustentam os argumentos. A data limite para apresentar o texto é dia 23 de março de 2008. Os participantes devem acessar a página www.essaycompetition.org para inscrever o seu texto on-line. Anúncio dos finalistas será feito no dia 30 de abril.
Todos os finalistas (até nove no total) terão passagem e hospedagem pagas para apresentar o seu texto na Conferência Anual sobre Economia para o Desenvolvimento (ABCDE) a ser realizada pelo Banco Mundial na Cidade do Cabo, África do Sul, de 8 a 10 de junho de 2008. Durante a Conferência será escolhido o ganhador. Prêmios: US$ 5.000, (cinco mil dólares) para o primeiro colocado e US$ 1.000 (um mil dólares) para outros que se destacarem.
Mais informações sobre o concurso, os parceiros envolvidos e a composição do júri:
http://www.essaycompetition.org
.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu