O tema é energia

A estratégia do “mais do mesmo” na energia

Carlos Tautz
A Bolívia propõe cortar 1 milhão de m3 de gás natural, dos 30 milhões que vende diariamente ao Brasil, e redirecionar essa quantidade para a Argentina, que usa maciçamente o produto para aquecer residências no inverno. Mas, o Brasil se recusa em reduzir a importação do boliviano gás porque este atende prioritariamente ao setor industrial de São Paulo, vital para a dinâmica da economia brasileira. Além do mais, se abrisse mão dessa compra agora teria de utilizar mais água dos reservatórios de suas hidrelétricas, para manter o nível de armazenamento da água e do fornecimento de eletricidade em 2009 e nos anos seguintes.
Para atender a uma situação emergencial dos argentinos, que não têm mais de onde comprar energia no curto prazo, o Brasil lhes venderá mais hidroeletricidade, a partir das linhas de transmissão que saem do Rio Grande do Sul em direção ao país portenho.
Todas essas idéias para atender a uma situação emergencial foram debatidas em diois dias de reunião em Buenos Aires, na semana passada. A única proposta de longo prazo foi o compromisso de os três países construírem (em cinco ou seis anos) hidrelétricas capazes de gerar 10 mil MW, centrais nucleares e uma planta de regaseificação na capital argentina (provavelmente para aproveitar o gás natural venezuelano).
Evo Morales, Lula e Cristina Kírchner nada avançaram em uma pauta realmente importante: a reorientação do planejamento regional da oferta, da produção e de otimização radical dos sistemas energéticos das três nações.

Leia mais

Comentários

Anônimo disse…
Lula se aproveitou da onda favorável dos mercados e da aprovação do pessoal da Bolsa Família para não fazer absolutamente nada em nenhum campo, sobretudo o tecnológico em geral e o ligado à energia. Algumas Universiades mamaram mordomias com o dinheiro das pesquisas e todos praticamente do Governo mamaram muito Whisky importado junto com as mais finas comidas, vestidos nas mais finas roupas e, alguns usuários de cartão e aliados, como Renan, fornicaram nas mais finas camas.
Hoje o preço é esse e nem o factóide da descoberta de Tupi está afastando o fantasma do apagão. Aliás, apagão moral, apagão da ética, apagão da política como res publica. Eles vão se estourar tanto na incompetência , nas brigas entre facções, como no caso do mensalão, e nas falcatruas que talvez até algum honesto se candidate para a gente ter em quem votar.

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu