Meio Ambiente



Angra 3. Sim ou não? A sociedade decide

A partir de hoje o Ubatuba Víbora dá início ao foro de discussões sobre a usina nuclear Angra 3. Solicito aos leitores que se manifestem através dos comentários, vamos discutir o tema e tomar posição com base em dados concretos. A proposta é analisar manifestações a favor e contra Angra 3 e a energia nuclear com rigor científico. Precisamos eliminar fantasmas, fatores de atraso. Infelizmente, em pleno século XXI, há quem acredite neles. Ainda. (Sidney Borges)


A posição oficial

A decisão do governo brasileiro de construir a usina nuclear Angra 3 vem suscitando dúvidas em alguns setores da sociedade e manifestações nos veículos de comunicação a respeito da viabilidade, segurança e pertinência do empreendimento.
A associação Brasileira de Energia nuclear (Aben), que representa os profissionais e instituições do setor, foi uma ativa participante no processo que culminou com a retomada da terceira usina nuclear, um marco estratégico para a ampliação da matriz energética brasileira.
A Aben acredita que o Brasil deu um passo importante na consolidação da tecnologia nuclear, preparando o país para enfrentar o desafio da crise do petróleo, da escassez de gás e do esgotamento do potencial hidráulico. Com esta medida se alinha a vários países que estão investindo na construção de novas usinas nucleares – uma das alternativas propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU), no terceiro relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), e pela União Européia, para reduzir o aquecimento global.
Daí a iniciativa de buscar responder às dúvidas manifestadas em relação à Angra 3 e á própria energia nuclear. Nosso objetivo é esclarecer o público em geral a respeito de uma fonte de energia sobre a qual ainda pairam alguns preconceitos e mitos, em parte decorrentes da falta de informação sobre o assunto. A Aben espera, dessa forma, contribuir tanto para a disseminação de dados corretos e confiáveis a respeito da energia nuclear, como para o sempre saudável debate democrático. (ABEN)


Segue: Não será melhor investir em energia solar, eólica e na biomassa?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu