Manchetes do dia

Quinta-feira, 21 / 02 / 2008

Folha de São Paulo
"Petrobras foi alvo de dois furtos, diz relatório"
Os dois discos rígidos com supostas informações reservadas da Petrobras furtados no mês passado em Macaé (cidade litorânea 188 km ao norte do Rio) não estavam no contêiner arrombado, comunicou a empresa americana Halliburton à PF (Polícia Federal). Segundo depoimento de um dos funcionários, o furto dos discos rígidos aconteceu -provavelmente em um galpão- em data anterior à troca de cadeado que permitiu o furto do contêiner. Essa informação vem sendo mantida em sigilo pela PF. Junto com dois pentes de memória, os discos rígidos chegaram a Macaé no dia 11 de janeiro. Armazenavam dados sobre a perfuração de poços de petróleo no litoral brasileiro. A afirmação de que nem os discos rígidos nem os pentes de memória estavam no contêiner foi feita à equipe da PF que periciou o contêiner pelo supervisor Reginaldo Mattos, da Halliburton. Mais tarde foram confirmadas em depoimentos de representantes da empresa na Delegacia da PF em Macaé. No documento (número 027/2008) em que relata ao Núcleo de Criminalística da PF no Rio o trabalho realizado em Macaé, o perito criminal Isaque Morais diz que Mattos mostrou a ele e ao gerente setorial de segurança Clóvis José Amaral, da Petrobras, a CPU (sigla em inglês para Unidade Central de Processamento) de onde foram retirados os discos e pentes. A CPU estava em um galpão a cerca de 150 metros do contêiner, na sede da Halliburton em Macaé. Também desapareceu do local um computador clone, com cópia do conteúdo de um disco rígido.


O Globo
"Dados roubados eram de megacampo da Petrobras"
As investigações da Polícia Federal comprovaram que o navio-sonda NS-21 de onde partiu o contêiner com equipamentos furtados da Petrobras estava no megacampo de Júpiter, de grandes reservas de gás e que a estatal anunciara poucos dias antes. Uma equipe da PF passou o dia de ontem coletando informações no Porto do Rio, local apontado pelas investigações como mais provável do furto. Lá, o contêiner permaneceu entre os dias 25 e 29 de janeiro. O roubo foi descoberto no dia 31. Júpiter fica a 37 km de Tupi - área em que se estima reserva de até 8 bilhões de barris de óleo equivalente. Apesar de a sonda pertencer á empresa Diamond, era a multinacional Halliburton que estava á frente das atividades de perfuração e tinha a responsabilidade sobre os contêineres.


O Estado de São Paulo
"Bovespa e BM&F negociam fusão e ações disparam"
A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e a Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F) negociam sua fusão. Juntas, elas formarão a segunda maior bolsa das Américas, atrás apenas da Bolsa de Chicago e um pouco à frente da de Nova York. A soma do valor de mercado das duas bolsas brasileiras fica em torno de US$ 20 bilhões. A união, que depende apenas do acerto de detalhes, seguirá tendência mundial de consolidação do setor. Analistas avaliam que, separadas, a Bovespa e a BM&F ficariam vulneráveis às investidas de bolsas estrangeiras. A Bolsa de Chicago já detém 10% da BM&F e a de Nova York controla 1% da Bovespa. "No mundo globalizado, ter escala é muito importante", disse o economista Roberto Teixeira da Costa, especialista em mercado de capitais. A fusão deverá permitir a oferta de novos produtos financeiros, a ampliação do mercado local e a atração de mais investimentos externos. A expectativa da união fez disparar o valor das ações das próprias bolsas: os papéis da Bovespa Holding subiram 10,19% e os da BM&F, 15,41%.


Jornal do Brasil
"Rio é campeão da dengue"
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e o governador Sérgio Cabral pretendem anunciar amanhã medidas de emergência para combate à dengue. Apresentarão um levantamento segundo o qual os índices de contaminação na cidade do Rio superam os do resto do país, por culpa do descaso da prefeitura. Quatorze bairros do Rio já apresentam surto da doença, cujo índice de contaminados, ontem, ultrapassou a barreira das 6 mil notificações. Sanitaristas apontam a desordem urbana como uma das causas da proliferação do Aedes aegypti.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu