Manchetes do dia

Quarta-feira, 20 / 02 / 2008

Folha de São Paulo
"Fidel renuncia após 49 anos"
O ditador Fidel Alejandro Castro Ruz, 81, anunciou ontem que renunciava à presidência do Conselho de Estado cubano, equivalente à Presidência da República, e ao posto de comandante-em-chefe das Forças Armadas. Em mensagem publicada pelo jornal "Granma", disse não ter mais condições físicas para exercer os dois cargos. Ele estava afastado de fato desde o final de julho de 2006, quando se submeteu a uma cirurgia abdominal. Desde então não compareceu a nenhuma cerimônia pública. Sua mensagem de ontem formaliza o desfecho de mais de 49 anos no comando do único país comunista latino-americano.


O Globo
"Saída de Fidel abre espaço para transição em Cuba"
Fidel Castro surpreendeu os cubanos ao anunciar ontem que, 49 anos após a revolução, está deixando os cargos de presidente e comandante-em-chefe das Forças Armadas, o que abre caminho para uma transição controlada de poder na ilha. Ditador que estava há mais tempo no poder, Fidel enfrenta, aos 81 anos, sérios problemas de saúde desde que se licenciou em julho de 2006. Seu irmão Raúl Castro vai substituí-lo, mas o futuro do regime cubano, que enfrentou grave crise econômica após o fim da União Soviética, ainda é uma incógnita.


O Estado de São Paulo
"Fidel Castro renuncia, após 49 anos de poder em Cuba"
Fidel Castro renunciou ontem à presidência de Cuba, após 49 anos no poder. Aos 81 anos, comunicou sua aposentadoria por meio de carta publicada no diário oficial Granma. No texto, o revolucionário comunista que se tornou ditador cita os problemas de saúde que o fizeram se licenciar do cargo há dois anos e aponta para a necessidade de o povo cubano acostumar-se com sua sucessão: "Preparar para minha ausência, psicológica e politicamente, era minha principal obrigação depois de tantos anos de luta." No domingo, o irmão de Fidel, Raúl Castro, de 76 anos, deve ser confirmado pelo Parlamento como presidente de Cuba, posto que ele já exerce interinamente. Analistas consideram possível, porém, que se estabeleça uma divisão de poder, com Raúl como comandante em chefe do país e outro nome à frente do dia-a-dia do governo. Nesse caso, o mais cotado para assumir o Executivo é Carlos Lage, atual secretário-executivo do Conselho de Ministros. O anúncio da aposentadoria de Fidel não alterou a rotina dos cubanos e Havana viveu ontem um dia como outro qualquer.


Jornal do Brasil
"Fidel sai - Cuba busca novo caminho"
Terminou com um anúncio do próprio ditador a era de Fidel Castro à frente do regime socialista cubano. A renúncia abre espaço para uma outra relação entre Cuba e os EUA, que, por enquanto, mantêm o embargo. O Brasil terá papel destacado na transição pós-Fidel. Empresas nacionais investirão US$ 1 bilhão para capitalizar a abertura econômica na ilha, reduzindo a dependência cubana do mercado americano e das promessas da Venezuela.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu