Manchetes do dia

Sábado, 16 / 02 / 2008

Folha de São Paulo
"Furto na Petrobras é questão de Estado, acredita Planalto"
Por considerar uma investigação de nível de Estado, envolvendo interesses do país, o governo Lula decidiu transferir para a cúpula da Polícia Federal o comando do inquérito que investiga o furto de computadores da Petrobras, contendo informações sigilosas e estratégicas da empresa. Segundo um assessor do presidente Lula, o governo classifica o caso de "grave" por ter a informação de que não se trata de um "roubo simples" e deve ser mais do que uma "simples espionagem industrial". Ou seja, o Palácio do Planalto e a PF trabalham com a linha de investigação de que o furto não foi apenas uma operação contratada por uma empresa para dispor de informações privilegiadas a serem usadas, por exemplo, numa licitação de reservas de petróleo. Uma das hipóteses aventadas dentro do governo é que o furto dos quatro computadores, de dois discos rígidos e dois pen drives da estatal pode ser obra de uma quadrilha internacional especializada em obter informações sigilosas para vendê-las a governos ou empresas.


O Globo
"Petrobras não avisou nem aos sócios do roubo de notebooks"
A Petrobras não informou a seus sócios no megacampo de Tupi - como a britânica BG - sobre o furto de equipamentos que continham dados estratégicos da companhia. O furto, descoberto no dia 1º de fevereiro, ocorreu no trajeto entre a Bacia de Santos e Macaé. Os equipamentos estavam dentro de um contêiner que funcionava como escritório flutuante. Pela primeira vez, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse que tudo indica tratar-se de espionagem industrial. A Polícia Federal decidiu montar uma força-tarefa para acelerar as investigações, que estão concentradas na delegacia de Macaé. A multinacional americana Halliburton, responsável pelo transporte dos equipamentos, ainda não se pronunciou.


O Estado de São Paulo
"CPI dos cartões terá controle do governo"
O governo terá ampla maioria na CPI, formada por deputados e senadores, que investigará os gastos feitos com cartões corporativos. Dos 24 integrantes, 14 serão da base de apoio ao Planalto. Além disso, os governistas operam para ocupar os dois principais cargos da CPI: o de presidente e o de relator. Se a manobra der certo, oposicionistas ameaçam pedir a abertura de outra CPI, só no Senado. Nesse caso, o governo teria situação menos confortável: controlaria 6 dos 12 titulares e a oposição ainda ficaria com a presidência ou a relatoria. "Não vamos nos submeter a uma farsa", disse o senador José Agripino Maia (DEM-RN).


Jornal do Brasil
"Furto na Petrobras foi obra de espiões"
A Agência Brasileira de Informações suspeita de que o furto de computadores com dados sigilosos da Petrobras foi um ato de espionagem: empresa estrangeiras interessadas nos megacampos petrolíferos abaixo da camada pré-sal da Bacia de Santos, como o de Tupi. Setores nacionalistas da estatal já discutem a exclusão dessa área das futuras licitações. Fernando Siqueira, diretor da Associação dos Engenheiros da Petrobras, revelou que ocorreram invasões de residências de funcionários para roubo de outros dados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu