Manchetes do dia

Terça-feira, 12 / 02 / 2008

Folha de São Paulo
"Governo e oposição fazem acordo para esfriar a CPI"
O Palácio do Planalto fechou um acordo com o PSDB na busca de uma CPI "controlada" dos Cartões Corporativos. A idéia é evitar uma devassa nas contas do presidente Lula e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o que pode esfriar as investigações. Enquanto o governo cedeu, admitindo uma comissão mista -na Câmara e Senado-, o PSDB aceitou que a investigação ocorra a partir de 1998, englobando cinco anos do governo FHC. O acordo, fechado entre o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), e o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), quase ruiu após uma troca de telefonemas do presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), com Fernando Henrique. O ex-presidente se irritou com a ampliação do foco das investigações. No final do dia, porém, Guerra admitiu que havia sido fechado um acordo. "Eu acho que a CPI não deve fazer uma devassa na vida dos presidentes [Lula e FHC]. Não deve, por exemplo, chegar aos familiares, em coisas pessoais deles" disse Sampaio. O ministro José Múcio Monteiro (Relações Institucionais) entrou em contato no domingo com Sérgio Guerra, procurando um entendimento para a criação de uma "CPI civilizada", que não tenha o único intuito de investigar os gastos presidenciais de Lula e de FHC. Do lado tucano, o ministro ouviu não ser interesse do partido fazer uma devassa nas contas do petista, mas uma investigação profunda sobre o uso dos cartões.


O Globo
"Acordo garante CPI mista e com investigação até 1998"
O governo e a oposição chegaram a um acordo para instalar uma CPI mista no Congresso que investigará os abusos em gastos com cartões corporativos e contas tipo B nos últimos dez anos, incluindo as gestões do presidente Lula e de seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso. Como o cartão só foi criado em 2001, também serão alvo da CPI as chamadas contas B, de suprimento de fundos. Ao anunciar ontem o acordo, o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), e o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), autor do requerimento de criação da CPI, defenderam a tese de que a comissão não detalhe os gastos dos presidentes da República, o que levou parlamentares no Congresso a desconfiarem que o objetivo seja impedir uma investigação mais profunda. "O limite deve ser a família. Não é acordo. O que pode ter é um certo resguardo para que seja garantida a segurança do presidente e de sua família", disse o líder tucano na Câmara, Antonio Carlos Panunzzio. Os líderes do DEM e do PSDB no Senado se reúnem hoje para discutir uma linha de ação da CPI, inclusive com dissidentes da base do governo.


O Estado de São Paulo
"Anistia a desmatador racha ministério e governo recua"
Diante da repercussão negativa, o governo recuou do plano, divulgado no domingo pelo Estado, de dar uma espécie de anistia para promotores do desmatamento ilegal na Amazônia. A idéia - confirmada pelo secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco - era permitir que os devastadores mantivessem desmatada metade de suas terras, desde que se comprometessem a recuperar a floresta na outra metade. A divulgação do projeto, por meio de Capobiano, desagradou à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que forçou o recuo. Em nota oficial, ela foi taxativa: "Não há possibilidade de o governo federal trabalhar na diminuição da reserva." O texto também é assinado pelo ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, que confirmara o plano de anistia. Desde 1996, a lei obriga donos de terra na Amazônia Legal a preservarem 80% de suas propriedades.


Jornal do Brasil
"Lula e FH buscam blindagem na CPI"
O presidente Lula e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso podem ficar de fora das investigações do Congresso sobre o mau uso dos cartões corporativos do governo. Ontem, o autor do requerimento de instauração da CPI conjunta da Câmara e do Senado, deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), anunciou acordo para criar uma comissão com o líder do governo no Senado, Romero Jucá. Ambos propõem que Lula e FH não sejam investigados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu