Educação

“Considerações sobre a Unitau”

Corsino Aliste Mezquita
Conhecendo a importância da universidade para a cidade, nos anos noventa, juntamente com o Rotary Club de Ubatuba, manifestamos apoio à instalação do Posto Avançado, num primeiro momento e, posteriormente, aos cursos de Administração, com ênfase em Hotelaria e Turismo e de Pedagogia. Posteriormente, o destino criou circunstâncias que permitiam a colaboração, a parceria, os convênios e as ações conjuntas em pró da educação de Ubatuba.
Aproveitamos essas circunstâncias e solicitamos do Sr. Prefeito, Paulo Ramos de Oliveira, o convênio conhecido como “GUARDA-CHUVA”. Convênio abrangente que permitia ações de parceria nas áreas de Educação, Saúde, Esportes, Turismo, Meio Ambiente e Ações Comunitárias. Prontamente atendidos, já que o Sr. Paulo Ramos sempre foi amigo e admirador da Universidade que o formou em Administração e História. O convênio foi assinado aos 28 de outubro de 2001, em ato solene com a presença do Magnífico Reitor, do Sr. Prefeito, professores da UNITAU, Secretários Municipais e o auditório da Universidade lotado de público.
Como conseqüência, desse convênio, grandes benefícios resultaram para o Município de Ubatuba. Alguns deles não podem ser esquecidos.
*A Professores, Auxiliares de Serviços Infantis e outros funcionários municipais, que desejassem cursar Pedagogia, era concedida, pela Universidade, “MEIA BOLSA” ou 50% de abatimento nas anuidades. Centenas se beneficiaram dessa facilidade.
· Realizou-se, em parceria, o programa de Alfabetização Solidária que alfabetizou, nos três anos de funcionamento, mais de 1.300 adultos, em todos os sertões do município.
· Desenvolveu-se o “Programa de Treinamento em Serviço” de Professores, Auxiliares de Serviços Infantis, Diretores, Vice-Diretores, Supervisores e Coordenadores.
· A pedido da Prefeitura, a UNITAU, criou cursos de Pós-Graduação, na área de educação, o curso de Educação Física e programas de auxílio à saúde, ao turismo e ao meio ambiente.
· Realizou concursos públicos de provas e títulos e participou das “Semanas de Educação” e de todas as programações, “extra-curriculares”, da Secretaria Municipal de Educação.
As parcerias e colaborações foram realizadas em clima de amizade, honestidade, cordialidade e maturidade técnica que nunca imaginamos sofresse crise ou retrocesso. Eram a Prefeitura e a UNITAU que desenvolviam parcerias, independentemente das pessoas que estavam no poder.
Recebemos com surpresa e tristeza a notícia da suspensão das “bolsas de estudo”, nos primeiros dias da atual administração e, tentando saber a causa, nos foi dito, por autoridade da UNITAU: “FALTA DE INTERESSE DA PREFEITURA”. A situação foi revertida após manifestação dos bolsistas. Já o relacionamento, PREFEITURA - UNITAU, na atual administração, nunca foi positivo e produtivo. Como conseqüência assistimos ao repregar as velas da Universidade. Repregue com lamentos, queixas e saudades de outros tempos.
Quem está perdendo, com isso, é o município de Ubatuba e seus munícipes. Prejuízos que devem ser debitados à administração municipal atual.
Concordamos com as idéias do Arq. Gilmar Rocha em “Vida própria para Ubatuba”, quando afirma: “A UNITAU DE UBATUBA precisa é crescer, ampliar os campus como vinha fazendo, criar novos cursos, atrair mais e mais estudantes” (UBATUBA VÍBORA 17-02-08). Penso que esse é o desejo da maior parte dos cidadãos de Ubatuba.
Para que esse desejo torne-se realidade, os poderes públicos não podem criar obstáculos, como me informaram vem acontecendo ultimamente. É dever do poder público apoiar, facilitar, colaborar, firmar parcerias etc...... Essas atitudes indicariam “INTELIGÊNCIA POLÍTICA”. Produto escasso, neste momento, em Ubatuba.
VIVA UBATUBA! Sem dengue e sem caluniadores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu