Educação

Ensino de Ciências - caminhos conhecidos

Amélia Império Hamburger e Ernst W. Hamburger
"(...) A partir da escola infantil (4 a 6 anos) à Universidade... a ? continuação ininterrupta de esforços criadores? deve levar à formação da personalidade integral do aluno e ao desenvolvimento de sua faculdade produtora e de seu poder criador, pela aplicação, na escola, para a aquisição ativa de conhecimentos, dos mesmos métodos (observação, pesquisa e experiência), que segue o espírito maduro, nas investigações científicas." (Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova), 1932 - Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, Júlio de Mesquita Filho, entre outros.

Seguindo esse Manifesto, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras passou a formar professores e pesquisadores na mesma instituição. Causaram uma imediata melhoria no ensino médio, mas não houve ações persistentes na formação de professores. Não surpreende que a aprendizagem se revele deficiente em qualquer censo, como o exame internacional Pisa. A desvalorização e a desorganização da profissão de professor, nos anos 70, não foram ainda compensados. A não existência de carreira e a suspensão de concursos públicos por vários anos atingiram o prestígio social da profissão. A formação dos professores e os ambientes escolares deixam muito a desejar.
Melhorar a Educação no Brasil, vasto território com 60 milhões de estudantes e 1 milhão de professores, exige compromisso de todos os níveis de representação da sociedade, com clareza de objetivos em relação aos conteúdos e para uma sociabilidade democrática nas escolas.
Muitas escolas públicas desenvolvem bons projetos, mas são interrompidos. Não atingem escala necessária para causar mudanças duradouras. Citamos algumas ações que, no passado, foram significativas com professores nas salas de aula.
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