De "O Globo"

Cartão - Lula reconhece que o governo errou

Evandro Éboli e Gerson Camarotti:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu que o governo errou por não ter agido antes no sentido de impedir e punir maus gastos com cartão corporativo, já que as despesas eram publicadas pelo Portal da Transparência, da Controladoria-Geral da União (CGU), disse ontem o ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro. O presidente afirmou na abertura da reunião de coordenação de governo, segunda-feira no Planalto, que o governo deveria ter sido mais enérgico quando surgiram, no Portal da Transparência, os primeiros gastos suspeitos.
— Cometeu-se algum erro? Cometeu-se. O governo tornou as contas transparentes, mas, em determinado momento, deixou de fazer a censura conta por conta. Não usamos a transparência que criamos na hora em que apareceu o primeiro erro. Poderíamos ter corrigido, e talvez não ocorressem esses sucedâneos — disse o ministro, após reunir-se com aliados ontem: — Lula disse que estamos tranqüilos e que procurássemos ser mais fiscalizadores. Usar a divulgação (no Portal da Transparência) para fiscalizar. Poderia ter aferido antes o que estava sendo gasto. O funcionário que abusou deveria ter sido repreendido e não foi. De quem é a culpa? Não sei! — disse o ministro.



Cartão - Para cientistas políticos será difícil controlar CPI

Soraya Aggege:
Embora considerem que a futura CPI do Cartão Corporativo já esteja comprometida pelo suposto "acordão" entre o Planalto e o PSDB — que visa a proteger gastos das famílias do presidente Lula e do ex-presidente Fernando Henrique —, cientistas políticos analisam que, depois de iniciada, ela poderá se revelar uma verdadeira "caixa de Pandora".
É que as cúpulas dificilmente controlam todos os congressistas, principalmente em ano eleitoral. Para os especialistas, mais do que fazer barulho, a futura CPI precisa atacar a ineficiência dos gastos públicos e corrigir deslizes. Eles frisam que enquanto se discutem as tapiocas compradas com os cartões, as reformas continuam paradas. (Do Blog do Noblat)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu