Ubatuba e a Febre Amarela

Vacina contra febre amarela é indicada apenas a quem vai viajar para áreas de risco

A vacinação deve ser feita, preferencialmente, com dez dias de antecedência à data da viagem e pode ser aplicada a partir dos nove meses de idade, com validade de dez anos

Com a divulgação do surgimento de alguns casos de febre amarela no Brasil, a procura por vacinas nos postos de saúde aumentou consideravelmente. Em Ubatuba, não foi diferente.
No entanto, a Vigilância Sanitária pede bom senso por parte da população, uma vez que a cidade não se encontra em área de risco e a vacina somente é indicada para pessoas que irão viajar para as regiões endêmicas e de transição, onde há a ocorrência do mosquito transmissor, chamado Haemagogus. Estas áreas são compostas pelas regiões norte e centro-oeste do país e áreas de transição, no oeste dos estados de São Paulo e Minas Gerais.
A vacinação deve ser feita, preferencialmente, com dez dias de antecedência à data da viagem e pode ser aplicada a partir dos nove meses de idade, com validade de dez anos. A vacina é contra-indicada em gestantes, pacientes com imunodepressão e alérgicos à gema de ovo.


Livre do risco

Segundo o superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira, as pessoas que estão procurando a vacina são, em sua maioria, turistas. Ele explica que algumas pessoas procuram o serviço por falta de informação, sem saber que a vacina só é indicada para pessoas que pretendem viajar para as regiões de risco. “A cidade de Ubatuba encontra-se em área indene, ou seja, livre de risco, uma vez que, segundo estudos, tudo indica que não há ocorrência do mosquito transmissor na nossa região.”
Neilton explica ainda que esta atitude por parte da população prejudica os moradores que realmente irão viajar e precisam da vacina. “Nós estamos procurando atender a todos, da melhor forma possível, mas temos uma quantidade limitada de doses, para atender à nossa demanda. O certo seria que as pessoas procurassem a vacinação em suas cidades de origem.”


A doença

A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, de curta duração, causada por um vírus que ocorre, principalmente, nas Américas Central e Sul, além do continente Africano, transmitida pelo mosquito do gênero Haemagogus. O ciclo do vírus se dá nas áreas silvestres, mantido através da infecção por macacos.
Em humanos, a contaminação ocorre quando uma pessoa não imunizada entra em florestas e cerrados e é picada por algum mosquito infectado. A partir do momento em que o indivíduo contaminado retorna às áreas urbanas, pode servir de fonte de infecção para o mosquito Aedes Aegypti e iniciar o ciclo da febre amarela urbana.

Principais sintomas


Os principais sintomas são discretos e podem até ser assintomáticos. Surgem cerca de três a seis dias após a picada do mosquito infectado e as manifestações mais comuns são: febre alta de início súbito, mal estar, calafrios, dor de cabeça e muscular. Cerca de 15% dos pacientes sintomáticos podem desenvolver a forma grave com vômitos, dor abdominal, icterícia (mucosas e pele amareladas) e manifestações hemorrágicas (sangramento de gengivas, nariz e urina).

Tratamento

Não existe tratamento específico, apenas sintomático. O paciente com suspeita de febre amarela deve procurar atendimento médico e evitar a automedicação. Os casos mais graves requerem internação hospitalar. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu