A ponderar...

Ratzinger: entre a fé e a liberdade de expressão

Juan Guillermo Tejeda - Direto de Santiago, Chile
Joseph Ratzinger é - a um só tempo - Papa e intelectual, duas condições que quase nunca se aplicam à mesma pessoa. Um pastor é uma coisa, um cérebro crítico ou ácido é outra muito diferente. Enquanto um Papa conhece a verdade e está seguro dela graças à fé, para um intelectual tudo está sujeito a revisão. Se Bento 16 é ou não um bom Papa, cabe aos fiéis decidirem. Já um intelectual, por sua vez, é avaliado por todos aqueles que pensam racionalmente.
O Ratzinger intelectual enfrentou muito debilmente os desafios que a defesa de suas idéias impõe. Convidado para falar pela universidade romana Sapienza, sua anunciada visita desatou a ira de um grupo de cientistas e estudantes. Já se sabe como são as coisas nas universidades públicas. Todos podem entrar e dizer o que querem, mas devem se arriscar a cometer erros, e talvez a receber alguns empurrões e tomates. Dentro das aulas da universidade não valem os cargos, sobrenomes, ou riqueza. O que conta são os argumentos. Pois bem, diante dos anúncios de que talvez nem tudo fosse aplauso, Ratzinger decidiu suspender a visita. Medida prudente para um Papa, mas complicada para um intelectual.

Leia mais

Comentários

Anônimo disse…
O Papa não ia para a Sapienza realizar um debate,ele ia realizar uma visita cortes como todas as outras.Os 67 professrores(entre 4000),apenas deixaram o respeito de lado e buscaram uma maneira de aparecer.Com certeza eles não fariam a metade disto com o Dalai Lama....

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu