Opinião

O ''''socialismo petroleiro'''' e a bolha das bolsas

Elie Habalián Dumat
Na segunda-feira 21 de janeiro, as bolsas de valores de todo o mundo viveram um dia de pânico. A crise sobre a qual se vem falando nos últimos meses parece ter sofrido o seu primeiro "pequeno" estouro. Quando à Venezuela, não obstante parecer que o fenômeno foi muito pouco sentido, os efeitos desta crise global em gestação prometem para o momento do parto realidades dramáticas que poderão produzir sobressaltados nos promotores do "socialismo petroleiro".

Com a receita produzida pelo petróleo foi possível realizar as chamadas "missões sociais" (Robinson, Barrio Adentro, Identidad, etc.) que se constituíram em fator-chave no resultado do referendo de 15 de agosto de 2004, pelo qual se buscava revogar o mandato constitucional do presidente Hugo Chávez. Tais "missões", juntamente com vários negócios na área petrolífera feitos com Cuba, tornaram possível transferir uma parte da receita para o resgate do socialismo do país irmão. Com a renda do petróleo, Chávez importa todo tipo de produtos e serviços que os "oligarcas" se negam a fornecer-lhe. Mas a receita petrolífera e o petróleo - tão caro para as populações da América Latina e do Caribe - podem acabar comprometendo lealdades na realização da "grande revolução regional".
Por isso é que, diante do fracasso dos partidos comunistas e operários na implementação do socialismo na União Soviética, na Europa Oriental, na China e na Indochina, Hugo Chávez e seus teóricos em economia e desenvolvimento socialistas (Jorge Giordani, Alí Rodríguez e Alberto Müller Rojas, passando por Heinz Dieterich, Rodrigo Cabezas e Haiman el Troudi, até chegar a Mari Pili Hernández, que também empreendeu um grande esforço, entre outros) dão uma "extraordinária contribuição" à formulação desse socialismo, acrescentando-lhe uma categoria mágica. Isto é, a receita do petróleo. Mas com uma condição: os preços do petróleo cru não podem baixar até 2021.
Leia mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu