Pesquisas inúteis

No mundo todo, só 8% crêem nos políticos

Na América Latina, 70% citam desonestidade em pesquisa; 36% dos entrevistados esperam piora econômica

De Clóvis Rossi na Folha de S. Paulo:
O disseminado conceito popular de que "todo político é ladrão" ganhou medição científica: pesquisa global do instituto Gallup International para o Fórum Econômico Mundial mostra que apenas 8% dos consultados confiam nos políticos.
Na média mundial, 60% dizem que eles são desonestos, mas, na América Latina, a porcentagem sobe para 77%. Mesmo em países cujos presidentes gozam de alta popularidade (Colômbia, Venezuela e Bolívia), os que dizem que os políticos são desonestos chegam a 79% (Venezuela), 88% (Bolívia) e ao recorde (90%) na Colômbia.
O Brasil não entrou na pesquisa, que ouviu 61.600 pessoas em 60 países, e é batizada de "A Voz do Povo". Segundo o Gallup, o levantamento representa o ponto de vista de cerca de 1,5 bilhão de cidadãos.


Nota do Editor - Ainda bem que o Brasil não participou da consulta, seria perda de tempo, há outras prioridades. Aqui todo mundo é honesto, político ladrão não existe. Quércia, Maluf, Sarney, Lobão, Garotinho, Lula, Zé Dirceu, são exemplos do que acabo de afirmar. Gente finíssima. Eu ouso dizer que os políticos brasileiros seriam aprovados por 87% da população enquanto 86% acreditam em discos voadores e 14% em boitatá. Ubatuba tem 100% de seus políticos pra lá de honestos, honestíssimos. E competentes, isso ninguém pode negar, competentíssimos, trincam de eficácia. E elegância. E senso de humor. (Sidney Borges)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu