Manchetes do dia

Terça-feira, 15 / 01 / 2007

Folha de São Paulo
"Chuva mata em São Paulo e deixa 15 mil desabrigados"
As chuvas que castigaram o Estado de São Paulo no último final de semana provocaram ao menos quatro mortes e obrigaram mais de 15.500 pessoas a abandonar suas casas. As regiões mais atingidas foram os vales do Ribeira e do Paraíba e o litoral sul. Entre o sábado e o domingo, choveu em média 150 mm no Vale do Ribeira e no litoral sul do Estado. A média histórica para o mês de janeiro na região está entre 150 mm e 200 mm. Segundo o Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), a região pode voltar a enfrentar chuvas fortes até a sexta. "Foi um dilúvio", disse o governador José Serra (PSDB), que sobrevoou as regiões mais atingidas. Ainda não é possível calcular os prejuízos.


O Globo
"Lula descarta apagão e diz que setor vive de boatos"
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu que o país não corre risco de apagão de energia elétrica este ano. "A questão energética vive de boatos. Todo dia tem boato de que vai acontecer isso, vai acontecer aquilo. O dado concreto é que o Brasil está seguro de que não haverá apagão e de que não faltará energia para dar sustentabilidade ao crescimento que nós queremos ter no Brasil", disse, em seu programa de rádio. O presidente destacou que a prioridade é usar o gás para gerar energia elétrica e se sobrar, para abastecer carros. No ano passado, ele disse que o consumidor não podia ser prejudicado porque foi incentivado a usar o gás veicular. Hoje, Furnas pára por 24 horas em protesto contra a decisão judicial de substituir 4.300 terceirizados.


O Estado de São Paulo
"Governo incentiva criação da CPMF"
O Palácio do Planalto adotou uma estratégia para não assumir o ônus político de criar um imposto que substituía a CPMF: se os parlamentares querem mais dinheiro para a saúde, devem criar uma fonte de recursos. Iniciativas nesse sentido serão estimuladas nos bastidores, especialmente entre os integrantes da chamada bancada da saúde, que tem 24 senadores e 246 deputados. Alguns líderes governistas já defendem a recriação da CPMF em caráter permanente. A área econômica avisou ao relator da proposta de Orçamento da União de 2008, deputado José Pimentel (PT-CE), que os recursos para saúde serão os definidos pela emenda constitucional 29. Isso significa que a área terá R$ 47,8 bilhões este ano. "Com esse dinheiro, o ministro José Gomes Temporão (da Saúde) não paga os compromissos de seu ministério", disse o deputado Darcisio Perondi (PMDB-RS).


Jornal do Brasil
"Cresce boicote ao IPTU"
Seis associações de moradores do Rio decidiram juntar-se ao movimento contra a má aplicação das verbas do IPTU, ao qual já havia aderido a da Fonte da Saudade (Lagoa). Contribuintes de Botafogo, Leblon, Ipanema, Laranjeiras, Humaitá e Catumbi pretendem promover o boicote de uma maneira diferente. Em vez de depositarem em juízo o imposto, como os da Lagoa, devem deixar de pagar as cotas mensais, quitando a contribuição somente no final do prazo, em novembro. Com isso, o prefeito César Maia não poderá usar o dinheiro antes das eleições, em obras eleitoreiras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu