Manchetes do dia

Sábado, 05 / 01 / 2007

Folha de São Paulo
"Desemprego nos EUA derruba Bolsas"
A taxa de desemprego nos EUA subiu, em dezembro de 2007, para 5%, o seu maior nível em dois anos. Com isso, cresceram os temores de que a principal economia mundial entre em recessão. As preocupações com a situação norte-americana derrubaram as principais Bolsas mundiais. A Bovespa caiu 2,95%, o índice Dow Jones da Bolsa de Nova York, 1,96%, e a Nasdaq, 3,77%.


O Globo
"Juízes e servidores ameaçam greves e ações contra pacote"
O pacote anunciado pelo governo levantou uma onda de protestos e ameaças de greves e de recursos à Justiça por parte de servidores e juízes federais. A Confederação dos Servidores Federais, que reúne 770 mil funcionários do Executivo, planeja greve geral em março para forçar o governo a conceder aumentos. Os servidores alegam que o governo fez acordo se comprometendo com os reajustes. A Associação dos Juízes Federais pretende recorrer ao STF para garantir a correção dos salários de 1.500 magistrados. Estão sob ameaça de cancelamento concursos para 28.607 vagas de servidor federal. Num primeiro recuo, o governo desistiu de taxar em 0,38% as operações de câmbio entre bancos.


O Estado de São Paulo
"Pacote livra imóveis, mas taxa remessas"
O governo preservou o financiamento da casa própria o pacote que aumentou o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A compra de imóveis residenciais por pessoas físicas continua isenta do tributo. No caso de imóveis comerciais, porém, os empréstimos terão o IOF elevado de 0,0041% para 0,0082% por dia, mais um extra de 0,38%. Também será cobrado IOF diário de 0,0082% em operações de empréstimo pessoal, crédito consignado, financiamento de veículos, cheque especial e dívida de cartão de crédito. Nesses casos, o imposto será limitado a um total de 3% por transação. Com o pacote, a Receita Federal espera ampliar a arrecadação de 2008 em pelo menos R$ 8 bilhões. As remessas de lucro e dividendos para o exterior também foram atingidas. Antes isentas, essas operações terão agora IOF de 0,38%. O mesmo vale para transações de câmbio vinculadas a investimentos estrangeiros diretos. O alcance das medidas provocou muitas dúvidas no mercado de câmbio, que praticamente parou ontem à espera de esclarecimentos da Receita.


Jornal do Brasil
"OAB ameaça processo contra prefeitura do Rio"
O presidente da seccional Rio da Ordem dos Advogados do Brasil, Wadih Damous, anunciou que entrará na Justiça contra a prefeitura, caso César Maia mantenha ligadas as lombadas eletrônicas das 22h às 6h. "O município deve governar olhando a cidade como um todo, inclusive a criminalidade. Não é de hoje que assaltantes se aproveitam das lombadas", declarou. Damous cobrou bom senso do secretário municipal de Transportes, Arolde de Oliveira, que disse ao JB considerar a OAB "uma ONG como outra qualquer".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu