Internacional

Oriente Médio está prestes 'a explodir' contra Israel, diz Irã

Ahmadinejad afirma que política dos EUA é parcial a favor dos israelenses e que viagem de Bush foi um fracasso

Efe
TEERÃ - O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, disse nesta quinta-feira, 17, que "os povos do Oriente Médio são como um vulcão que está prestes a entrar em erupção contra aqueles que cometem e apóiam os massacres contra o oprimido povo palestino".
Ahmadinejad afirmou ainda que a política dos Estados Unidos no Oriente Médio é "parcial" a favor de Israel e condenou os ataques e as incursões israelenses na Faixa de Gaza, segundo a agência iraniana Irna. Ele também qualificou como um "fracasso" a recente viagem do presidente George W. Bush ao Oriente Médio e ao Golfo Pérsico, no qual acusou ao Irã de apoiar o terrorismo e de ameaçar seus vizinhos árabes.
O líder iraniano fez as manifestações durante as celebrações, no Irã, da Ashura, festividade na qual os muçulmanos xiitas lembram a morte, há 14 séculos, do imame Hussein, neto do profeta Maomé, em Karbala, no sul do Iraque. O presidente advertiu que "os iranianos, seguidores do imame Hussein, não pouparão nenhum esforço até que derrotem todas as forças arrogantes".

Leia mais

Nota do Editor - Os povos do Oriente Médio explodiram contra Israel em 1956, 1967 e 1973 e se deram mal. Fazer guerra com retórica não funciona, na hora dos combates a coisa muda de figura, Israel é uma nação do século XXI e seus inimigos do XIX. É uma luta desigual. O perigo está nos arsenais nucleares, Israel tem essas armas e se estiver em risco fará uso delas. Impossivel prever o que pode redundar de um conflito nuclear, quebrado o protocolo tudo é possível em cenário de trevas e ranger de dentes. (Sidney Borges)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu