Eleições 2010

Café sem leite na sucessão

Ruy Fabiano no Blog do Noblat
A receita dos tucanos paulistas para as eleições de 2010 está pronta – e é engenhosa. Consiste em apoiar este ano a reeleição de Gilberto Kassab para a prefeitura de São Paulo, garantindo os votos do DEM para a dobradinha Geraldo Alckmin (governo) e José Serra (Presidência da República) dois anos depois.
Fernando Henrique Cardoso já a chancelou, em recente entrevista ao Estado de S. Paulo, e as conseqüências não tardaram. O governador de Minas, Aécio Neves, presidenciável como Serra e olimpicamente caroneado pela estratégia, passou a sustentar a necessidade de aliança dos tucanos com o PT.
Lula deve estar dando boas gargalhadas. Nada melhor que um adversário dividido por lutas internas, que chega previamente enfraquecido para a disputa. Não há, porém, novidades em nada disso. Claro sempre esteve que, em algum momento, as duas lideranças tucanas entrariam em rota de colisão.
A entrevista de FHC rompeu uma espécie de trégua, que deveria viger até o ano que vem, resistindo às eleições municipais. Mas não resistiu. Minas e São Paulo representam os dois principais colégios eleitorais do país e protagonizam histórica rivalidade política.
Foi o rompimento da aliança São Paulo-Minas, na sucessão de Washington Luiz, nas eleições de 1929, que deu ensejo à Revolução de 1930. A política do café com leite, em que paulistas e mineiros sucediam-se na Presidência da República, buscava acomodar as ambições dos dois principais estados brasileiros.
Rompida, pela recusa paulista em ceder a vez a Minas, somente a partir de 1955 aqueles estados voltariam ao poder - primeiro, com a eleição de Juscelino Kubitschek; depois com a de Jânio Quadros (1960). JK governou até o fim, não obstante ter enfrentado logo no início duas tentativas de golpe militar. Jânio renunciou seis meses após a posse, episódio nebuloso que o general Golbery do Couto e Silva, colaborador secundário de seu governo, atribuiu a um porre mal curado (“esqueceram de trancá-lo no banheiro”).

Leia mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu