Educação

Perguntas impertinentes

Pergunta – O senhor concorda com os educadores segundo os quais as escolas no Brasil estão passando uma visão retrógrada do mundo a seus alunos?

Resposta – Isso acontece, sim. Um problema evidente é o dogmatismo que chega a algumas salas de aula do país. Ele exclui da escola a diversidade de idéias na qual ela deveria estar apoiada, por princípio, e ainda restringe a visão de mundo à de uma velha esquerda. Não é para esse lado, afinal, que o mundo caminha. Sempre digo que em uma igreja ou em um partido político as pessoas têm o direito de promover a ideologia que bem entenderem, mas nunca em uma sala de aula. A obrigação da escola é formar pessoas autônomas – capazes, enfim, de compreender de modo abrangente o mundo em que vivem. Todo procedimento que mutila isso é incompatível com um bom processo de aprendizado. Em suma, educação não combina com preconceito.

Nota do Editor - Eu sempre disse isso e repetiria se a pergunta me fosse endereçada, no entanto, quem faz o diagnóstico - sombrio - do que acontece nas salas de aulas desse Brasil varonil e altaneiro não é o editor deste singelo Blog e sim o ministro da Educação, Fernando Haddad, em entrevista à revista Veja, assinada pela repórter Monica Weinberg. (Sidney Borges)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu