Desmatamento

Ministra e governador têm encontro tenso

De Anselmo Carvalho Pinto em "O Globo"
Em sua viagem a Mato Grosso, a ministra Marina Silva enfrentou uma saia justa numa reunião com o governador Blairo Maggi, ainda no Aeroporto de Sinop (MT). A polêmica se estabeleceu porque o governo de Mato Grosso não aceita os números divulgados pelo Inpe. O encontro foi tenso. Enquanto o governador insistia que não houve aumento no desmatamento, Marina afirmava que não mudará o decreto que estabeleceu 36 municípios onde está proibida a derrubada de árvores. Durante a entrevista, Maggi interrompeu Marina:
— Preciso falar agora, se não vou ficar com o chapéu na mão. Os dados de abril a setembro não estão corretos. Isso dá a Mato Grosso o direito de achar que os para frente também estarão errados.
— Não adianta essa discussão, e o governador tem a consciência do trabalho que ele fez para reduzir o desmatamento no estado — contemporizou a ministra.


Nota do Editor - Não vou entrar no mérito da questão, há variáveis que desconheço, apenas uma constante salta aos olhos, o ataque "xiita" ao agronegócio. Outrora se atacou com a mesma fúria os transgênicos, hoje comuns na paisagem agrícola da Banânia. O que me faz pensar que há fogo abaixo da fumaça é que não vejo dificuldade em evitar a devastação. Ontem visitei as áreas críticas via Google Earth, programa gratuito e instrutivo que qualquer cidadão pode baixar. Cabe ao governo contratar serviços semelhantes, há satélites que permitem a leitura de bulas de remédio soltas no chão da floresta. Parte do problema é herança da esquizofrenia representada pelo discurso que levou o PT ao poder e a realidade que é exercer o poder. Lula tem se saído bem, espero que encontre uma solução. (Sidney Borges)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu