Cadê Ubatuba?




Geografia ou Atrofia?

Prezados amigos Ubatubenses,

Para minha surpresa, anteontem em viagem de negócios ao sul do país, fui surpreendido em pleno vôo por meu companheiro de viagem, que comprara um exemplar do Jornal o Estado de São Paulo com a seguinte pergunta:
-Ubatuba não fazia parte do Litoral Norte???
Óbviamente como pude perceber logo em seguida, ele estava brincando. Mas qual não foi minha surpresa no momento que ele me entregou o encarte de turismo do Jornal cuja capa e contracapa interna aqui em anexo estão?
Lá estava escrito:
Litoral Norte - 3 cidades, um só destino: Ilhabela, São Sebastião e Caraguatatuba.
Óbviamente, não foi um erro de geografia.
E Ubatuba...????
É senso comum entre qualquer ser que mínimamente entende e estuda turismo como negócio e ciência que devemos tratar os destinos como um todo e não fragmentá-los.
O litoral Norte é um exemplo. Cada cidade tem suas peculiaridades e a venda de um destino que as some é muito mais poderosa, proveitosa e apetitosa ao consumidor, do que um única cidade. Da mesma forma se economiza em propaganda e se evita concorrencia entre as cidades.
Cada uma tem sua vocação. Pra que queda de braço, não é mesmo?

Bem, fica aqui a pergunta se alguém puder responder: Porque Ubatuba está de fora? Esta propaganda me parece uma positiva movimentação dos municípios vizinhos no sentido de unificar o destino turístico e vendê-lo como um todo.
O Jornal o Estado de São Paulo ainda é em tempos de internet uma das mais poderosas ferramentas de mídia deste país e efetivamente dá retorno em termos de propaganda.
Fico então me perguntando se é uma questão de geografia ou de atrofia...
Terá o Litoral Norte encolhido de tamanho?

Hugo Gallo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu