Arte



O Debret que não é propriamente um Debret...

O editor e pesquisador Pedro Corrêa do Lago afirma que o quadro acima, atribuido ao francês Jean-Baptiste Debret (1768-1848) na verdade é do italiano Augustin Brunias (1730-1796). Justifica sua tese porque os índios nele não têm qualquer semelhança com os basileiros. A obra petence ao acervo do Masp.
Não acho muito consistente essa tese da semelhança com os gentios brasileiros. Até porque é sabido que em grande parte das pinturas aqui produzidas se usava o modelo europeu para retratar os silvícolas. Dando naqueles índios bonitos, altos, fortes, como os da "primeira Missa, que nem de longe se parecem mesmo com os brasileiros, mirrados, baixos, sem porte que se possa dizer elegante.
Mas vá lá, Pedro Corrêa do Lago é um especialista, que acaba de lançar um livro-catálogo completo da obra de Debret. Comenta que para sorte do Masp o quadro acima vale mais se for mesmodo italiano Brunias que se for de Debret. Estranhamente "defende" que os historiadores brasileiros, "uns preguiçosos" precisam "limpar a área" de autores como Debret e Rugendas no Brasil. Então tá. (Trem Azul)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu