sábado, novembro 10, 2007

Conheceu papudo?

Rei da Espanha manda Chávez "calar a boca"

Irritado, o rei da Espanha, Juan Carlos Aznar I, não hesitou e com o dedo apontado para Hugo Chávez, presidente da Venezuela, ordenou: "Por que você não cala a boca?".
Pouco antes, Chaves chamara o rei de "fascita" por ter apoiado o fracassado golpe de Estado em seu país em 2002.
O bate-boca aconteceu durante os encerramentos da 17ª Cúpula Ibero-Americana.

Leia aqui

Falecimento

Ubatuba de Luto

Fomos tristemente surpreendidos ao saber do falecimento de nosso amigo e companheiro Thomas, um exemplo de cidadão que sempre primou pela ética e pela honra, estava sempre lutando por seus ideais e deste modo certamente ajudou Ubatuba a conservar-se esta cidade maravilhosa e com tantas belezas naturais que conhecemos.
Sem dúvidas Ubatuba acaba de perder um de seus grandes homens e sentiremos saudade...
À nossa estimada amiga Mirtes, a quem tanto prezamos, externamos nossa solidariedade e apoio neste momento tão difícil e doloroso.


Família Rocha

A propósito de bandidos...

Tem algum procurador aí?

Diogo Mainardi
– Para tratar com um bandido, é preciso outro bandido. A frase consta do depoimento do chefe do aparato de espionagem da Telecom Italia, Giuliano Tavaroli, ao juiz Giuseppe Gennari, do Tribunal de Milão. Giuliano Tavaroli atribuiu-a a Marco Tronchetti Provera, o maior acionista da empresa. O primeiro bandido, de acordo com o homem da Telecom Italia, seria Daniel Dantas, que infernizava os italianos com seus métodos de faroeste. O segundo bandido seria Naji Nahas, contratado por Marco Tronchetti Provera para dar um metafórico tiro no peito de Daniel Dantas. O Brasil é um lugar sem lei. A Itália, pelo menos nesse ponto, é melhorzinha. A magistratura milanesa continua a escarafunchar os negócios da Telecom Italia no Brasil e a prender os membros de seu bando. Quem é preso costuma falar. Alguns dias atrás, revelou-se que Naji Nahas recebeu 25,4 milhões de euros da Telecom Italia. Até agora ninguém informou de onde saiu o dinheiro nem para onde ele foi. O que se sabe é que a empresa pagou propina no Brasil, conforme confessaram seus próprios diretores. O que se sabe também é que a maior parte dos pagamentos a Naji Nahas foi realizada entre 2002 e 2003. No detalhe: 7,26 milhões de euros em 2002 e 11,28 milhões de euros em 2003. Lembre-se de que, na época, o euro estava cotado acima de 3 reais. Mas o que realmente importa – muito mais do que o valor – é a data. Em 2002, houve a campanha eleitoral mais cara da história do Brasil. Em 2003, os petistas passaram a correr atabalhoadamente atrás de dinheiro para sustentar os mensaleiros. Pelo que declarou Giuliano Tavaroli ao juiz Giuseppe Gennari, a principal área de influência de Naji Nahas era o Ministério da Fazenda. Eu acrescento dois dados. Primeiro: em 2002, o coordenador da campanha de Lula era Antonio Palocci. Segundo: em 2003, ele assumiu a pasta da Fazenda, podendo contar com os conselhos desinteressados de Delfim Netto, amigo íntimo – de quem? – de Naji Nahas. Talvez Antonio Palocci possa ajudar a esclarecer o elo entre Naji Nahas e o Ministério da Fazenda. Tem algum procurador aí? Apresente-se! Tem algum tucano aí? Xô! Um dos homens de Giuliano Tavaroli, Marco Bernardini, em depoimento prestado no fim de outubro ao Ministério Público italiano, declarou que, de acordo com seu chefe, alguém conhecido como "Chinês" teria embolsado dinheiro da Telecom Italia. Marco Bernardini chegou até a dizer quem poderia ser o tal "Chinês". Tem algum procurador aí? Ainda estou esperando. O que posso afirmar com certeza é que, nesse interminável spaghetti western trotskista, em que os italianos viram um bandido em duelo com o outro, um bandido comprando o outro, o lulismo entrou com todos os seus pistoleiros. E o melhor de tudo é que eles deixaram um rastro. (Trem Azul)

O petróleo é nosso...

Como se fabrica uma notícia

Ruy Fabiano
Na quinta-feira, 8, os jornalistas foram surpreendidos por uma boa notícia – coisa rara, nestes tempos: a Petrobras havia encontrado vasto campo de gás e petróleo na Bacia de Santos. Mais: a descoberta elevaria as reservas brasileiras em 50%. Nada menos.
Neste momento em que as dificuldades comerciais com a Bolívia de Evo Morales ameaçam o abastecimento de gás, a notícia pareceu ainda mais auspiciosa. Infelizmente, porém, não é bem assim. A “descoberta” ocorreu há dois anos – e já havia sido anunciada, mais especificamente em 5 de setembro de 2005.
De lá para cá, não houve novidade que justificasse trazê-la novamente à tona – a não ser, claro, criar um falso clima de euforia, que fez com que as ações da Petrobrás valorizassem em 14%. Esse, porém, é apenas um subproduto. Qual será o real objetivo de apresentar com estardalhaço uma notícia velha, sem que nada de novo a ela se tenha acrescentado, de modo a justificar sua reedição?
Mesmo as projeções em relação à descoberta não constituem novidade. Já haviam sido feitas dois anos antes.

Leia mais

Editorial

Adeus ao amigo Thomas

Eu poucas vezes saio da Ressaca durante a semana. Trabalho em casa, em meu escritório, onde recebo alunos e escrevo textos para o Ubatuba Víbora e para editoras de livros didáticos. No entanto, às quartas-feiras costumo sair com minha mulher para jantar, nesse dia ela dá aulas no Esteves até às 20:30h. Na minha agenda das quartas-feiras está assinalado: Período da tarde - visitar a Câmara em busca de notícias, passar na casa do Luiz e ir ao bar do Seu Ribeiro encontrar o Thomas e a Harumi. A última parte acontecia por volta das 19:00h, nem sempre eles estavam lá, mas muitas vezes eu os encontrei e ficamos conversando até a chegada da Susan. Nos últimos tempos eu estranhei a ausência do casal, perguntei aqui e alí e ninguém soube me informar, até que encontrei o arquiteto Renato Nunes que me disse que ele estava doente. Hoje recebo surpreso a notícia de seu falecimento. Thomas partiu prematuramente, era jovem, idealista e combativo e ainda tinha muito a dar a Ubatuba. Lamento sinceramente e dou os meus pêsames e os de minha mulher aos familiares e amigos. Estamos de luto. Ubatuba está de luto.

Sidney Borges

Thomas

Ubatuba perde um guardião de sua civilidade

Pessoa tratável, educada e sensível, sempre me lembrarei de Thomas de Carli Gottheinner como um gentleman.
Até quando precisava se contrapor a alguém, na defesa de interesses nobres e coletivos de nossa cidade como o meio ambiente e a democracia, ele conseguia passar o recado sem ser agressivo.
Assim que soube que Thomas estava hospitalizado, liguei imediatamente.
Ele, gentleman como sempre, me despreocupou alegando ser algo passageiro...
De pronto me senti aliviado pois não passava de boato!!! Coisa tão comum em Ubatuba...
Ressaltei a ele que me comunicasse se precisasse de alguma coisa. Hospital, é sempre uma chatice...
Me perdi em meu trabalho e minha vida achando que tudo estava indo bem...
Hoje, infelizmente eu hospitalizado (graças a Deus por nada sério) e sem poder comparecer ao enterro de meu amigo, soube da triste notícia de sua morte.
Pessoa de coragem e um gentleman!! Assim para sempre me lembrarei de Thomas.
À sua namorada Harumi e familiares, meus mais sinceros pêsames.
Dor e frustração me dominam agora...
Não consigo deixar de pensar que Ubatuba carece de muitos guerreiros e voluntários à altura de Thomas para poder melhorar.
Homens de Bem.
Infelizmente hoje, perdemos um de nossos maiores aliados.
Vaya con Díos, amigo.
Tentaremos manter a guarda, até que seja nossa, a vez de partir!


Hugo Gallo

Anarfa só Elle...



Metralhas brothers

-E então 671, mandou fazer o adesivo?
- Tá aqui mano, coisa fina, vamu colá na viatura.
- Que legal irmãozinho, dá pinta de coisa legal, tu é pedra noventa.
- Essa lança vai render um troco manero.
-Cuidado 761, us ômi tão rondando, alguém abriu o bico.

Depois da prisão, o julgamento e a sentença:

Os membros da quadrilha "Irmãos Metralha" estão condenados a escrever cem mil vezes a palavra empório. E depois terão de decorar o verbo "estudar". Eu disse "decorar". Terminada a tarefa haverá chamada oral nesta corte. Com perguntas incluindo subjuntivo. Cumpra-se a sentença.

Sidney Borges

Texto inspirado em jornal televisivo que mostrou uma quadrilha sendo presa por desacato à gramática. Bem feito, até bandidos precisam conhecer e respeitar a norma culta. Nesta terra só é permitida a ignorância aos políticos, a um em especial, vocês sabem de quem estou falando. Rsss

Porque hoje é sábado

Lembrai-vos de 37!

Em 10 de novembro de 1937, exatos 70 anos atrás, o presidente da República, Getúlio Vargas, deu um golpe de Estado, amparado no Exército, e instaurou no Brasil um dos períodos mais tristes de sua história: a ditadura do Estado Novo, que durou de 1937 a 1945.
Alegando que a Constituição de 34 tornara o país ingovernável, Getúlio fechou o Congresso, as Assembléias e Câmaras, acabou com as eleições diretas para prefeitos e governadores, amordaçou o Judiciário, determinou intervenção nos sindicatos, extinguiu os partidos políticos.
Impôs uma nova Constituição, chamada “a Polaca de Chico Campos”, porque era baseada na Constituição fascista da Polônia. E porque foi redigida pelo mineiro Francisco Campos, uma das mentes mais capazes da direita brasileira.
Com base na Constituição, professores brilhantes foram demitidos da Universidade do Brasil (atual UFRJ), funcionários públicos competentes foram demitidos do serviço público.
Centenas de operários, professores, estudantes, comunistas ou não, foram presos e torturados nos porões do Palácio do Catete no Rio, nas prisões e em navios-prisão.
O DIP, Departamento de Imprensa e Propaganda, passou a exercer uma censura feroz em toda a imprensa e nas manifestações culturais (cinema, literatura, teatro, música etc.).
“Lembrai-vos de 37!”, começava um discurso do então deputado Café Filho, que depois veio a ser vice de Getúlio entre 1951 e 1954, quando Getúlio voltou como presidente constitucional.
Este brado é importante ainda hoje, para nos alertar sobre o perigo de um golpe de Estado que interrompa um governo democrático.
A liberdade e a democracia são conquistas diárias, das quais não podemos nos afastar nem por um minuto.
Liberdade é o bem mais precioso do ser humano, a única causa pela qual vale a pena morrer.
Pensem bem nisso hoje.
Porque hoje é sábado
Retirado do blog da cientista política
Lucia Hippolito.

Opinião

“Lembranças petrolíferas”

Corsino Aliste Mezquita
É bom ter memória. A minha já foi melhor. Felizmente atende às necessidades.
Transcorria o ano de 1977. Governo Ernesto Geisel. Abertura de monopólios para a prospecção de petróleo em águas profundas. De repente, um determinado dia, a Praia Grande, aparece coberta de petróleo. Ninguém sabia sua procedência. A Prefeitura de Ubatuba teve que importar dezenas de caminhões de palha de arroz para enxugar o betume preto e limpar a praia. O produto resultante, da mistura de palha de arroz, areia e petróleo, depositado e enterrado, na Praça Roque Graciliano dos Santos. Aqui, frente a minha residência. Acompanhei o processo de perto.
VERSÂO OFICIAL: “Navio liberiano (sempre eles) teve um acidente e derramou óleo que a maré carregou para a praia”. Ninguém comunicou o nome do navio. Não houve notícia de multas pelo crime ecológico. Não existindo navio não podia ser multado.
VERSÃO PARALELA: “O navio liberiano não existe. Estavam fazendo prospecção e foram surpreendidos por enorme vazamento que já conseguiram estancar. Não se pode falar mais no assunto. Se vivermos mais trinta, quarenta, cinqüenta anos, é possível que conheçamos a verdade”. Já se passaram trinta anos. Será a verdade aparecendo?
O Dr. Paulo Salim Maluf, anos depois criou a PAULIPETRO e divulgou que, na BACIA DE SANTOS, existia um lençol petrolífero e de gás natural de grandes proporções. A PAULIPETRO foi levada a falência. Ninguém responsabilizado pelos R$ 540 milhões de dólares gastos na empreitada. Sabia o Dr. Maluf verdades que não podiam ser reveladas, naquele momento, porque prejudicariam o monopólio da PETROBRÁS?.
Agora vivemos crise de abastecimento de gás. A PETROBRÁS e o Governo do PT induziram, aconselharam, solicitaram de empresários e donos de veículos a usarem o gás. O fizeram como tudo está acontecendo no desgoverno do Sr. Lula da Silva, sem planejamento, sem medir conseqüências. Agora não tem gás para oferecer. Recurso possível, apelar para o ufanismo e a falta de memória do povo brasileiro e anunciar, bombasticamente, algo já sabido há trinta anos e não suficientemente estudado.
O técnico destacado para a entrevista, na GLOBO NEWS, sucumbiu à pergunta da jornalista: “É rentável explorar petróleo a 5000 ou 8000 metros de profundidade?. Gaguejou. Não deu resposta. As ações da PETROBRÁS, hoje, se mantiveram estáveis.
Nós, crédulos, ufanistas e desmemoriados, merecemos.

Manchetes do dia

Sábado, 10 / 11 / 2007

Folha de São Paulo
"Governo quer fatia maior do petróleo"
O governo vai mudar as normas de licitação dos 41 blocos de exploração na bacia de Santos, onde a Petrobras achou um megacampo de petróleo que pode elevar as reservas do país em 60%. Não será mais usada a regra em que o vencedor fica com todo o faturamento do petróleo e do gás explorado, pagando tributos e royalties. Ele ficará com parte da receita, e a União, com o resto.


O Globo
"Juiz manda prender de novo 43 PMs acusados de tráfico"
Menos de três dias após terem sido soltos e comemorado com fogos de artifício, os 43 policiais do 15º BPM (Duque de Caxias) suspeitos de receber propinas do tráfico tiveram a prisão preventiva novamente decretada pelo mesmo juiz que decidira pela libertação deles. O Ministério Público estadual incluiu mais um policial em nova denúncia. Até ontem à noite, nenhum dos PMs tinha sido preso. No Complexo do Alemão, o policial civil Eduardo Henrique de Matos, de 35 anos, levou um tiro na cabeça e morreu, quando o helicóptero que ocupava foi atacado por traficantes. Há três semanas, ele participou da polêmica operação, na Favela da Coréia, em que policiais num helicóptero perseguiram e mataram dois bandidos.


O Estado de São Paulo
"Novas regras tiram múltis do leilão do petróleo"
A retirada de 41 blocos da próxima rodada de licitações na Agência Nacional do Petróleo (ANP) fará com que grandes empresas estrangeiras se afastem da disputa. Esses blocos eram os mais cobiçados pelas multinacionais por ficarem na área da maior jazida do País, o Poço Tupi, recém-descoberto na Bacia de Santos. O leilão será dentro de duas semanas e as companhias se queixam de ter feitos pesados investimentos para participar da concorrência. Estima-se que cada uma delas tenha gasto entre US$ 8 milhões e US$ 5 milhões na preparação. "O potencial dessas reservas já era do conhecimento de todo o mercado", disse o advogado Luiz Antônio Lemos, que representa cinco companhias estrangeiras. "A população podia não saber, mas o mercado já sabia". O secretário de Minas e Energia, João Souto, afirmou que a exploração do Poço Tupi vai envolver o máximo possível de mão-de-obra, bens e serviços nacionais.


Jornal do Brasil
"Chávez pede união com "magnata do petróleo""
Encantado com a descoberta brasileira de um megacampo de petróleo e gás, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, chamou Lula de "magnata do petróleo" e defendeu a formação da "Petroamazônia", unindo a Petrobras e a petrolífera venezuelana PDVA. Em seu país, continuam os protestos contra a reforma constitucional.

sexta-feira, novembro 09, 2007

Deu na Vanguarda

Síndico

Assim falou Tim Maia

Leiam o texto de Okky de Souza (íntegra aqui), na VEJA.com, sobre o livro Vale Tudo – O Som e a Fúria de Tim Maia, uma biografia do artista escrita por Nelson Motta.

Duas frases impagáveis de Tim:

“Fiz uma dieta rigorosa, cortei álcool, gorduras e açúcar. Em duas semanas, perdi 14 dias”.

“Dos artistas do Rio, metade é preto que acha que é intelectual, e metade é intelectual que acha que é preto”. (Reinaldo Azevedo)



Esclarecimento

Da Gerência de Cemitérios da Prefeitura Municipal de Ubatuba

No último dia 01 de novembro, véspera de finados, como gerente de cemitérios da PMU, fui obrigado a tomar uma atitude realmente drástica. Com certeza, todo o possível foi feito para que não chegássemos a este extremo, porém, como funcionário da PMU, há exatamente dez anos e dez meses, neste mesmo cargo de 1993 a 2000 e novamente de 2005 até o momento, por várias vezes tentei mobilizar os proprietários de túmulos no Cemitério Santa Cruz, através de comunicados em jornais, rádios e até placas e faixas no interior do referido cemitério, porém minhas tentativas foram em vão. Poucos eram os interessados que nos procuravam, para tomar ciência e devidas regularizações. Pior do que isto, infelizmente, de forma inconseqüente, muitos proprietários de túmulos retiravam as placas de irregularidade de seus túmulos e colocavam indevidamente em outro, ou seja, desrespeitando mais uma vez a lei e causando grande transtornos às pessoas que mantinham seus túmulos devidamente regularizados.
Com certeza esta medida que tomei neste momento, causou espanto e até certa indignação a algumas pessoas, porém, tenho consciência de meus atos. Não se trata de desrespeito, ou de tentativa de constranger alguém, pois meu objetivo foi, é e será sempre, o de preservar a dignidade humana, não causando dificuldades e ainda mais sofrimento para quem quer que seja. Isto porque no momento de sepultar seus entes queridos, por algum tipo de irregularidade, as pessoas não poderiam utilizar seus túmulos, uma vez que muitos deles estariam interditados, o que, com certeza, impossibilitaria o sepultamento naquele momento.
Quando digo que tomei esta decisão, é por que sou o único responsável, uma vez que tal procedimento foi determinado por mim. Esclareço ainda que após reunião no Ministério Público fui informado que a denúncia foi apresentada como crime contra o consumidor, ou seja, que o objetivo foi o de constranger munícipes que estivessem em débito com a municipalidade, o que não é verdade. Nosso objetivo foi e é de regularizar situações de falta de conservação através do abandono, identificação através de emplacamento e principalmente a questão estrutural dos túmulos que não ofereciam condições de sepultamento, e o que é pior, ofereciam riscos às pessoas que circulam próximo aos mesmos, bem como aos coveiros, nos casos de abertura de sepulturas próximas.
Quem me conhece sabe da minha dignidade. Posso até ter sido radical, mas daí aproveitadores tentarem, através do meu ato, atingir a municipalidade, é pura politicagem. O mais inteligente é tirarmos proveito desta situação aprendendo com ela, pois, com certeza, erros existiram, mas foram de ambas as partes. Uma vez que se deu tanta importância para criticar, por que não é dada a mesma importância para solucionar o problema? Tenho envolvimento com este ramo de atividade há mais de vinte anos, por isso, não vamos tapar o sol com a peneira. Vamos falar a verdade: infelizmente muitos de nós só dá importância a MORTE quando ela acontece, ou estou mentindo? Será que ainda não aprendemos que esta é a única certeza que temos?
Aproveito para pedir perdão àqueles que ofendi. Não tinha este objetivo, e por isto mesmo me coloco à disposição de todos para qualquer esclarecimento. Informo que cada caso é um caso e, conforme acordo com o Ministério Público e determinação do Sr. prefeito, estaremos substituindo a pintura feita nos túmulos por placas de irregularidade, uma vez que no momento já são bem menos, tendo em vista a grande quantidade de regularizações já realizadas nestes dias.
Outras informações na Gerência de Cemitérios na Av. Dona Maria Alves, 958 – centro, ou pelo telefone 3833-3066. 24 hs todos os dias.

Lúcio Flávio da Silva (Bogodão)
Gerente de Cemitério da PMU

PSDB



Charles Medeiros lança pré-candidatura a Prefeito pelo PSDB de Ubatuba

Incentivado por vários companheiros de partido, simpatizantes e pesquisas em que seu nome aparece como um dos mais preferidos pela população de Ubatuba, o vereador Charles Medeiros reuniu-se ontem com a Comissão Executida do PSDB de Ubatuba e colocou seu nome à disposição do partido para concorrer ao cargo de prefeito em 2008, manifestando firme disposição de ser o candidato do partido. Charles exibiu aos presentes dados de pesquisas realizadas recentemente, que o colocam em posição de concorrer com muito boas condições de preferência do eleitorado. A iniciativa do vereador foi bem recebida pela direção partidária, que o cumprimentou pelo trabalho realizado e ressaltou o fato de ter sido ele o único dos pretendentes à vaga a procurar a Executiva Municipal até agora, para manifestar o desejo de candidatar-se e explicar os propósitos de sua candidatura. Gilmar Rocha, Secretário Municipal do PSDB de Ubatuba, indagado a respeito, assim se manifestou:
- Charles Medeiros é, sem dúvida, um dos melhores nomes de que dispomos atualmente, para concorrer ao cargo de Prefeito nas eleições municipais do próximo ano. De nossa parte, desejamos a ele sucesso nessa caminhada, lembrando-o de que deve procurar todos os integrantes do Diretório Municipal objetivando obter a unidade partidária em torno de seu nome, além de procurar, também, por pessoas qualificadas que possam auxiliá-lo na elaboração de um plano de governo consistente e exeqüível para o município.
Por sua história de lutas por Ubatuba, seu apoio aos esportes e à juventude, bem como seu amor pela cidade e as raízes com a população caiçara considero Charles Medeiros uma ótima escolha para candidato ao cargo majoritário de nossa cidade, e, como membro do diretório e pré-candidato a vereador pelo PSDB, se este for o nome decidido na convenção terá meu total apoio.

Leonardo Rocha
Caiçara, Ubatubense e Estudante de Direito

Ubatuba em foco

Política? Prefiro pizza

Tem gente querendo que o meu amigo Alfredinho, dono do Senzala, meu restaurante preferido, entre para a política. Um cabo eleitoral (disfarçado, ele jura que não é) tentou e não conseguiu que ele saísse como vice na chapa do Super-Homem. Alfredinho me disse na terça-feira que é um homem dedicado ao trabalho e à família e que não dispõe de tempo para se dedicar ao jogo político, atividade que demanda dedicação integral. O nome do cabo eleitoral eu não digo, deixo aos leitores a decifração da charada. Dou uma dica, ele disfarça, até se diz de oposição, mas é jogo de cena, está visceralmente empenhado na reeleição do chefe. Seria retribuição por serviços prestados? (Sidney Borges)

Noite de luar

Sonhando resistirei

Estou sem sono, tento contar carneirinhos, mas estes estão transparentes, etéreos, incontáveis. Ao longe vem alguém, estou precisando ir ao oculista, agora está melhor, eu conheço esse cara é o Poy. Logo atrás De Sordi e Mauro, depois Dino Vitor e Riberto e na seqüência Maurinho, Amauri, Gino, Zizinho e Canhoteiro. Eles passam e fica uma sensação de felicidade que eu gostaria que fosse eterna, infelizmente em certas circunstâncias é ruim que nada seja eterno, em outras é bom, é a vida. Opa tem mais gente chegando, Raul Tabajara passa elegante vestindo um terno gola estreita da “A Exposição”, Flavio Iazetti e Paulo Planet Buarque falam da arbitragem e nem percebem o meu aceno. Por último William Furneaux. O que ele faz na minha contagem? Mistério, a vida é cheia de mistérios... (Sidney Borges)

Política é para quem sabe...

Kassab manda refazer calçadas da Paulista

EVANDRO SPINELLI da Folha de S.Paulo
O prefeito Gilberto Kassab (DEM) mandou refazer o acabamento das novas calçadas da avenida Paulista, na região central de São Paulo.
Ele vistoriou ontem o trecho da obra que já está concluído, uma quadra entre as ruas Teixeira da Silva e Maria Figueiredo, elogiou o projeto, mas criticou a qualidade do trabalho.
"Olha aqui. É nota 6,5. E isso aqui, nota 4. Aqui é nota zero. Esse pedaço aqui tá nota dez", ia dizendo o prefeito à medida em que apontava, para assessores, engenheiros da obra e repórteres, os trechos que ele considerava ruins.
Ele reclamou principalmente dos trechos em que os blocos de concreto se encontram. Kassab identificou pequenos buracos em alguns pontos e excesso de massa em outros.
O investimento total é de R$ 8,12 milhões. Serão refeitos 55 mil metros quadrados de calçadas. O mosaico de pedras portuguesas está sendo substituído por um piso de concreto moldado em dois tons de cinza.
Carlos Factore, um dos engenheiros da Engeform, empresa responsável pela obra, disse que uma equipe fará uma vistoria nos trechos já concluídos para acertar esses detalhes.

Leia mais

Nota do Editor - O prefeito Kassab é inteligente e não bastasse isso esperto e bem assessorado. Ele cresce nas pesquisas e poderá continuar prefeito, sua reeleição está a cada dia que passa mais viável. O setor de obras é nevrálgico para as pretensões de políticos que detém cargos executivos, um detalhe mal feito, uma obra mal acabado e a marca registrada da incompetência se torna perene. Ubatuba caminha na mão inversa, quando alguma crítica aos erros visíveis e notórios que permeiam certas obras é feita, logo é interpretada como coisa da oposição, quando deveria ser lida como contribuição de quem quer ver as coisas em seus devidos lugares. Maquiavél já dizia ao principe para escutar a voz discordante, os críticos são os maiores conselheiros, mostram o que está errado e deve ser corrigido. O time dos puxa-saco, ao contrário, sempre diz que está tudo bem e quando o barco começa a afundar muda de lado e continua puxando o saco (e afundando) o novo amo. Elogiar o que está errado é uma forma sutil de traição e pode acabar com carreiras promissoras. (Sidney Borges)

Porvir de lambanças

Câmara quer criar mais vereadores

De Isabel Braga em O Globo:
A Câmara deve votar, até o fim deste mês, a polêmica emenda constitucional que altera o número de vagas de vereadores em todo o país. Há duas propostas em debate: uma, aprovada pela comissão especial no ano passado e defendida pelo deputado Mário Heringer (PDT-MG), que recria as oito mil vagas cortadas em 2004 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE); outra, de autoria do deputado Vitor Penido (DEM-MG), da Frente Parlamentar Municipalista, corta quase 1.200 das 51.748 vagas existentes hoje.
A pressão maior é pelo aumento do número de vagas. Mas em contrapartida, os deputados garantem que, nesse caso, estão dispostos a cortar, de forma mais efetiva, o repasse de recursos das prefeituras para as câmaras de vereadores.

O petróleo é nosso...

Megacampo iniciará produção apenas em 2013

Segundo a Petrobrás, jazida é a maior do País, com reservas entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris

Irany Tereza, RIO
A Petrobrás anunciou ontem a descoberta da maior jazida de petróleo do Brasil, com reservas estimadas entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris, em área ultraprofunda na Bacia de Santos. O bloco, provisoriamente chamado de Tupi, responderá sozinho por um aumento de mais de 50% nas reservas brasileiras, estimadas em 14,4 bilhões de barris. A previsão é de que só comece a produzir a partir de 2013.O megacampo, de óleo leve, está a uma profundidade de cerca de 6 mil metros, na chamada camada de pré-sal. A Petrobrás confirmou que há pelo menos oito fortes indícios de existência de jazidas gigantes de petróleo em áreas ultraprofundas.“O Brasil pode passar da categoria de nação intermediária ou pouco significativa na produção de petróleo para outro patamar. Reservas como essas podem transformar o Brasil num país exportador de petróleo”, disse a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, após reunião extraordinária do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), na qual a direção da Petrobrás expôs em detalhes o potencial da camada de pré-sal, uma espécie de “segundo subsolo” das bacias petrolíferas.

Leia mais

Manchetes do dia

Sexta-feira, 09 / 11 / 2007

Folha de São Paulo
"Petrobras anuncia megacampo de petróleo"
A Petrobras anunciou que o campo de Tupi, na bacia de Santos (SP), tem um volume estimado de até 8 bilhões de barris de petróleo e gás natural, que pode representar até 60% de tudo que o país já descobriu. Segundo a estatal, as reservas do Brasil somam 14,4 bilhões de barris. Dilma Rousseff, potencial candidata à sucessão presidencial, fez o anúncio.


O Globo
"Governo diz que descoberta fará país virar exportador de petróleo"
Anunciada pela Petrobras em julho de 2006, a descoberta de megacampo de petróleo na Bacia de Santos foi apresentada ontem pela ministra Dilma Rousseff como a mais importante da história da empresa. Só com uma das áreas, seria possível aumentar em mais de 50% as reservas de petróleo e gás, tornando o Brasil um dos maiores exportadores, junto com a Venezuela e os países árabes. O anúncio tira o Planalto do noticiário negativo da crise de energia e da falta de gás e, segundo informa Ancelmo Góis, reflete luta interna para impedir que grupos estrangeiros assumam áreas vizinhas à descoberta. Cauteloso, o diretor de Exportação e Petróleo da Petrobras, Guilherme Estrella, disse que a descoberta "dá robustez" à hipótese do megacampo, "mas ainda é uma hipótese". A Petrobras ON subiu 14,45%, valorizando a empresa em R$ 40 bi.


O Estado de São Paulo
"Descoberta da Petrobras deve aumentar reservas até 2005"
A Petrobras anunciou ontem a descoberta da maior jazida de petróleo do Brasil, com volume estimado entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris, na Bacia de Santos. O bloco, temporariamente chamado de Tupi, tem potencial para aumentar em mais de 50% as reservas brasileiras, calculadas em 14,4 bilhões de barris. Mas a previsão é de que só comece a produzir sem seis ou sete anos. O megacampo tem óleo leve, de qualidade superior e valor maior do que o que vem sendo extraído. A área é operada pela Petrobras, que é majoritária (65%) numa parceria com a britânica BG (25%) e a portuguesa Petrogal-Galp Energia (10%). "O Brasil pode passar da categoria de nação intermediária ou pouco significativa na produção de petróleo para outro patamar", disse ontem a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. "Reservas como esta podem transformar o Brasil num país exportador de petróleo". A Petrobras informou também que há indícios da existência de mais jazidas do mesmo porte. Segundo o presidente da empresa, José Sérgio Gabrielli, confirmados esses blocos, o Brasil passará a integrar o grupo dos nove países que mais possuem petróleo. Hoje, o País está na 24ª colocação. A Petrobras informou já deter tecnologia para extração de petróleo em águas profundas, como o de Tupi, mas lembrou que o custo é muito alto.


Jornal do Brasil
"Brasil descobre campo gigante de petróleo"
A Petrobras anunciou a descoberta da maior reserva de petróleo e gás da história do país, na Bacia de Santos, capaz de produzir de 4 a 8 bilhões de barris de óleo só numa jazida. Avaliada em US$ 48 bilhões, tem a metade de todas as reservas dos últimos 50 anos. Com isso, o Brasil ficará entre os 10 grandes produtores mundiais.

quinta-feira, novembro 08, 2007

Tutti buona gente

Propinoduto italiano

Caso das teles cresce na Itália e aperta brasileiros

por Márcio Chaer
Ao decidir pedir informações à Justiça italiana sobre notícias a respeito do pagamento de propinas a parlamentares brasileiros por parte da Telecom Italia, como anunciou esta semana, a Câmara dos Deputados pode ajudar a esclarecer um intrincado capítulo da história empresarial recente do país.
Os acionistas da operadora de telefonia italiana querem saber quem ficou com os milhões de dólares que os ex-administradores da empresa trouxeram para o Brasil. Em confissões lançadas nos autos já se havia citado subornos a policiais federais, lobistas, jornalistas e, agora, a parlamentares. Nominalmente há poucos citados, como Luís Roberto Demarco, o empresário que criou as lojinhas virtuais do PT, um esquema partidário de arrecadação.

Leia mais

The Beatles - Martha My Dear

Reflexões de outono

Eu e o átomo primordial

Volto à questão básica, aliás a única que faz sentido. O que sou, como vim parar aqui e para onde irei quando bater as botas? Sendo um corpo constituído de partículas indestrutíveis que se combinam de formas diferentes, imagino que algum elétron que hoje habita a minha orelha esquerda fez parte das pernas de Cid Charisse, ou quem sabe do nariz de Al Capone, tudo é possível. A matéria do Universo aí está, a mesma de sempre, ora matéria, ora energia, mas como não há nada além dos limites da frente de onda que se expande desde o Big-bang, é certo supor que estivemos um dia comprimidos qual sardinha em lata. Ufa, nem quero me lembrar, isto é nem que eu tente consigo, mas é certo que no instante da "explosão" as partes do meu corpo assistiram a tudo, estavam lá, não sei se na geral ou nas numeradas, mas são testemunhas do evento. Todas as partes, inclusive aquelas cujos nomes não são de bom-tom publicar. Ora há também uma certeza além dos impostos e da morte, em existindo a probabilidade de um evento ocorrer, ele ocorrerá. Com base nisso ouso afirmar que um dia as partículas elementares de meu corpo de hoje estarão organizadas novamente para formar o mesmo indivíduo, o que prova que sou imortal. O termo não é bem esse, na verdade sou mais uma espécie de pisca-pisca cósmico, ora estou, ora não estou. A explicação é simples, um dia todos os que estão vivos morrem, se desmantelam em função de excessos de sexo, drogas e rock and roll, ou de tédio. Tempos depois o acaso junta as pecinhas e começa tudo novamente. Alguém monta o quebra-cabeças, suponho que sejam os deuses, é isso o que parecemos ser, passatempo dos deuses, ora não estou sendo original, os gregos já diziam isso há quatro mil anos. De volta ao planeta, mais sexo, drogas e rock and roll, ou mais tédio, varia de indivíduo para indivíduo, até o novo desmantelo. Na próxima vez vou dar um jeito de fazer algumas modificações, aumentar certas partes, diminuir outras, se bem que tudo será transitório como é agora. (Sidney Borges)

Tucanos

Movimentação no ninho

Hoje, às 20:00h a executiva do PSDB de Ubatuba vai se reunir a pedido do vereador Charles Medeiros. O encontro terá como propósito a apresentação de Charles como pré-candidato ao cargo de prefeito na eleição de 2008. Hoje o PSDB tem quatro pré-candidatos, Sérgio Caribé, Charles Medeiros, Josias "Jija" Saboia e Pedro Tuzino. Nesta semana ainda, provavelmente amanhã ou sábado, Charles fará o lançamento de seu nome junto à executiva estadual. Embora ainda estejamos longe das eleições, os candidatos a candidato estão em plena campanha. Que vença o melhor. (Sidney Borges)

O petróleo é nosso...

Descoberta aumenta reservas de petróleo e gás do País em 50%

Petrobras anuncia 5 bi a 8 bi de barris a mais de petróleo. Atualmente, reservas estão em 13 bilhões

Agência Estado e Reuters
RIO - A Petrobras anunciou a descoberta de uma reserva de cinco a oito bilhões de barris de petróleo de boa qualidade e gás abaixo da camada. A conclusão é resultado dos testes que foram feitos em um poço na área Tupi, localizada na bacia de Santos. Atualmente, o total de reservas da Petrobras soma em torno de 13 bilhões de barris. Ou seja, a nova descoberta pode representar um aumento de 50% nas reservas atuais.
A Petrobras é operadora da área com 65% do capital, em parceria com a britânica BG Group, que detém 25%, e a portuguesa Petrogal/Galp, com 10%. O óleo encontrado no local tem 28 graus API, considerado de melhor qualidade comercial do que a média do petróleo encontrado no Brasil. Quanto mais próximo de 50 graus API mais leve é o óleo e portanto mais fácil de refinar.

Leia mais

Obras



Parabéns

Deixo aqui os meus parabéns ao Prefeito Eduardo Cesar e a toda sua equipe, pois lendo o Diário Oficial fiquei sabendo que nesta quarta feira dia 07 de novembro o Governo do Estado autorizou a liberação das verbas no montante de R$ 594.400,00, dinheiro que deverá ser usada na sua totalidade nos calçamentos e melhorias junto aos conjuntos habitacionais dos bairros do Taquaral e Vila Sumaré. Fizemos nossa parte... ...agora façam a de vocês!!!

Anderson José Rodrigues “Tato”
Presidente do PTB Municipal de Ubatuba
www.ptbubatuba14.blogspot.com

Cultura


Rolex Daytona, modelo usado pelo filho de Salvatore Lo Piccolo. O pai usa um Rolex Precision

A máfia usa Rolex

Wálter Fanganiello Maierovitch*

Terra Magazine
Não precisa ser experto para saber que os suíços fazem os melhores relógios. E os da marca "Rolex" despertam atração especial, pois essa marca de relógios passou a representar indicativo de status social.
Na velha Cosa Nostra, o "Rolex" era guardado nas caixas de jóias dos "capo-dei-capi". Era investimento e, no caso de imprevisto, fugia-se com objeto de venda fácil. Muitos dos "Rolex" habitaram caixas-fortes de bancos, pois já foram esconderijos seguros.
Totó Riina, que governou a Cosa Nostra, tinha alguns relógios "Rolex" guardados. Os relógios e parte das jóias de Riina foram encontradas apreendidas pela Justiça.
Riina era potentíssimo. Declarou guerra contra o Estado italiano. Mandou dinamitar Roma, Florença e Milão. Também os juízes Giovanni Falcone e Paolo Borselino.
Morador em luxuoso condomínio na região nobre de Palermo, ficou "foragido" de julho de 1979 até sua prisão em janeiro de 1993.
Na segunda-feira passada, conforme "artigos" neste site do IBGF, a polícia italiana prendeu Salvatore Lo Piccolo, capo da Máfia, na sucessão de Riina e Bernardo Provenzano. Ele estava "foragido" desde 1983, sem sair de Palermo, como os antecessores. Lo Piccolo, de 65 anos, faz parte de uma nova geração de mafiosos que só vestem roupa de griffe famosa e andam em veículos caros.
. Na segunda 5, Lo Piccolo chegou algemado à chefatura de polícia (Questura di Palemo). E as algemas colocadas nos seus braços tinham como companhia um "Rolex Precision".
Com Lo Piccolo foi preso seu filho Sandro, de 32 anos e com a função de guarda-costa do genitor poderoso. Sandrino, como conhecido, também se veste de forma impecável. Prefere hábitos esportivos e exibe um corte especial de cabelo (mantido com gel-fixador). As algemas colocadas em Sandrino tinham companhia, ou seja, um "Rolex Daytona".
O mafioso Francesco Francese, lugar-tenente de Lo Piccolo, tornou-se colaborador de Justiça, depois de preso em agosto passado. Francese forneceu informações que levaram à prisão de Lo Piccolo.
Na casa de Francese, a polícia apreendeu sua coleção de relógios. Eram 20 relógios e cronômetros da marca Rolex.
O pulso de Francese, quando da prisão, estava ornado com um esportivo e autêntico "Rolex Daytona".

Pano Rápido

Nada contra a marca. Só não é recomendável usar um Rolex em São Paulo, que tem quadrilhas especializadas em roubos de Rolex. Tá aí o estimado Luciano Huck, - que é boa-gente e não mafioso, para confirmar.
Importante registrar que o cinema americano, com relação à Cosa Nostra sediada em Nova York, sempre mostrou mafiosos com ternos listrados e a fumar charutos.
E hoje a moda é terno listrado e fumar charutos nos cafés da vida. A Máfia influencia a moda. Ou não ?
*Wálter Fanganiello Maierovitch é colunista da revista CartaCapital e presidente do Instituto Giovanni Falcone (
www.ibgf.org.br).

Evo & Lula

Nova aventura na Bolívia

Editorial do Estadão
O presidente Evo Morales é incorrigível. Sem poder produzir gás para cumprir os compromissos que assumiu - faltam-lhe recursos financeiros e capacidade técnica para isso -, mandou a Brasília emissários que fizeram ao governo brasileiro juras de bom comportamento, se a Petrobrás voltar a investir na Bolívia. Bastou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva - que também é incorrigível - concordasse com o pleito e mandasse o presidente da Petrobrás a La Paz, para discutir em que termos a estatal voltará a pesquisar e produzir gás naquele país, para que Evo Morales roncasse grosso: “Se quiser investir, é bem-vindo”, mas a Petrobrás terá de “respeitar as normas bolivianas.” O tom é de quem atende a um pedido, mas sob condições.
Leia mais

Nota do Editor - Nunca é demais lembrar o raciocínio do presidente Geisel a propósito da importação de gás da Bolívia.
-É uma boa idéia, existe gás em abundância, está perto e pode ser um bom negócio, mas o que eu faço se eles fecharem as torneiras? Mando o exército? (Sidney Borges)

Ubatuba em foco

Tentativa de impedir a voz popular

Solidariedade à Da. Cida, por seu excelente artigo “Que Democracia é esta?”. (*)

Realmente não há muitos políticos, em seu verdadeiro sentido, em Ubatuba. Da. Cida ( Maria Aparecida da Cunha) é certamente uma destas poucas pessoas que tem consciência do que é “política “, no seu sentido puro, pois poucos são os que se manifestam ao público, sobre matérias importantes para a comunidade, de maneira autêntica, descomprometida e independente. Esta matéria é uma lição para os que podem compreendê-la que, infelizmente não são muitos. Seus comentários são incontestes, pois verdadeiros, e a ação que se propõe fazer, sem duvida é extremamente adequada e corajosa. Há certamente uma tentativa de enganar a população, como se a população não tivesse senso crítico, capacidade de pensar e discernir a verdade dos fatos. Como exemplo, pode-se citar o caso de uma pessoa, representante da Santa Casa de Ubatuba no Conselho Municipal de Saúde-COMUS-UBATUBA, que, despudoradamente, imaginando-se a coberto por suposta impunidade, fez declarações caluniosas e injuriosas à outra pessoa, que tem apresentado ao público a calamitosa situação da administração da Santa Casa de Ubatuba, a qual não estava presente à reunião para se manifestar a respeito do que foi dito, como lhe garante a nossa Constituição Federal.

A irresponsabilidade e inconseqüência são tão grandes, que essa pessoa caluniadora se esquece, e procura ignorar, que os fatos que acontecem em nossa Cidade e na Santa Casa de Ubatuba tornam-se públicos, pois há testemunhas que presenciaram os fatos e, portanto, sabem qual é a verdade. Vivemos em meio à relativa impunidade, a qual cria a oportunidade para que essas pessoas sejam irresponsáveis, inconseqüentes e covardes, pois falam nas costas, na ausência da pessoa caluniada. No entanto, essas pessoas têm filhos e que vivem em uma comunidade que é bem diferente delas, e que, portanto, tem senso crítico e valores morais, e que, por conseqüência, faz seu próprio julgamento e forma seu conceito sobre esses caluniadores. Mas, a Justiça tarda, mas não falha. Seus filhos logo saberão os pais que têm... saberão os valores que seus pais não tem e a conduta indigna que assumem.

É chegada a hora de que as pessoas de bem não só se manifestem como faz Da. Cida, mas, principalmente, que AJAM, pois, desta forma, as conseqüências virão.
O mesmo que se está tentando fazer com a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Ubatuba, está se tentado fazer com o Conselho Gestor da Santa Casa de Ubatuba, mas não terão sucesso, embora procurem fazer que as pessoas não possam se expressar e serem ouvidas, com a liberdade que lhes é atribuída e garantida pela Constituição Federal.
Usam impropriamente a expressão ” Controle Social”, demonstrando que não conseguem entender o que ela significa, nem como está prevista na Lei. Mas a população não se ilude, pois sabe distinguir onde está a verdade.

Parabéns, mais uma vez a Da. Cida, por sua iniciativa e ação, que deve ser tomada como exemplo e estímulo para as pessoas realmente responsáveis e conscientes, para que também cumpram seu papel, demonstrando que não se deixam enganar nem iludir de maneira tão chã, ridícula e imprópria, como se esta fazendo.

Há muitos que falam muito, fazem discursos empolgados, criticam os que estão errados, mas que não fazem nada, não tomam ação nenhuma, ficando passivamente esperando que as coisas se resolvam por si mesmas ou que alguém o faça por elas. É uma atitude muito cômoda, embora se esqueçam que são tão culpados quanto aqueles que criticam e até mais ainda, pois são covardes e acomodados, irresponsáveis por sua omissão...

Por que, na Câmara Municipal e na administração da Santa Casa de Ubatuba, se tem medo de que falem sobre o que estão fazendo? Por que se tenta impedir a livre expressão, garantida pela Constituição Federal, para que não se fale sobre o que se está fazendo?
Aqueles que assim estão agindo não tem coragem de explicar a população porque estão querendo esconder, do conhecimento de todos, aquilo que estão fazendo. Por quê? Será porque sabem que estão errados no que fazem? Seria porque não tem a coragem de assumir o que fazem?

Há outras, entre muitas, dúvidas que a população tem o Direito de ser esclarecida. Por qual razão não foi aceita a oferta feita pelo Dr. Waldomiro Monforte Pazin, Diretor Técnico de Serviço da Divisão de Neurocirurgia Funcional do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP, de equipamentos de salas de cirurgia que havia sido recentemente substituídos por equipamentos mais modernos, em junho de 2006, durante a visita que lhe foi feita por Quésia Kamimura, Jardelina Abreu e Guaracira Santos, com o propósito de conversar sobre possível convênio do HC-FMUSP com a Santa Casa de Ubatuba. Deve ser explicado, também, porque ainda não foi utilizada a verba de R$500.000,00 disponibilizada pelo Deputado Federal Clodovil Hernandes para a Santa Casa de Ubatuba, em 20 de agosto de 2007, para a aquisição de máquina (usina) para produzir oxigênio e outros equipamentos para o Hospital!

Por existir tantas dúvidas sobre a administração da Santa Casa de Ubatuba, não podemos deixar de indicar como exemplo a matéria publicada no Guaruçá do dia 07/11/07, sob o título “Parabéns à Santa Casa”(CASA DE SAUDE STELLA MARIS, de Caraguatatuba), por Dorcas dos Santos Góis e familiares.

Elias Penteado Leopoldo Guerra

(*) matéria publicada no Ubatuba Víbora, de 6 de novembro de 2007, na revista eletrônica “Guaruçá”, de 7 de novembro de 2007 e no Litoral Virtual, de 7 de novembro de 2007).

Opinião

“Inverdades e mentiras”

Corsino Aliste Mezquita
Não estou em idade de surpreender-me com nada. Mas, não deixa de ser impressionante a quantidade de inverdades e mentiras que, sem pudor e respeito, divulgam, todos os dias, à sociedade ubatubense, os ocupantes do poder. Antes de enfrentar o problema negam sua existência ou propagam já o ter resolvido. A única esperança que fica é que a mentira tem perna curta. Essa verdade já pode ser aferida nas reações dos funcionários e da população.
Para propagarem essa mentirada toda escolhem o aniversário da cidade. Com dinheiro dos impostos e publicação de revistas coloridas, tentam convencer-nos, através de slogans e mantras, exaustivamente repetidos, de realidades que ninguém está vendo.
Em outubro de 2006 publicaram uma revista, com 28 páginas e tamanho 31-X-23. O slogan e grande mentira: “AVANÇANDO 20 ANOS EM 4”. Os mantras: RESGATANDO, INOVANDO, AVANÇANDO.
RESGATANDO A SAÚDE: “O risco de epidemia de dengue foi afastado de Ubatuba graças à ação da prefeitura”.(página 04)
O leitor sabe a epidemia de dengue que tivemos em 2007. Sabe também o perigo que sofremos de que venha a se repetir este ano. Os casos continuam a acontecer. As providências são tímidas e as verbas federais não são convenientemente aplicadas.
A saúde pública do município está em cacos. A Santa Casa em crise permanente. O povo sofrendo e os políticos mentindo deslavadamente.
INOVANDO EM INFRA-ESTRUTURA URBANA: Construção do centro de convenções.
“A construção do Centro de Convenções, que representa a realização de um antigo sonho da classe empresarial, está em fase de licenciamento ambiental. O centro de convenções será uma grande obra que vai atrair um nicho específico do mercado turístico, inserindo Ubatuba no roteiro de turismo empresarial e de negócios”.(página 18). ( ver: Centro de Convenções?. Para quando?. (O ´Guaruçá 24-XI-06).
Onde se encontra o tal de “CETRO DE CONVENÇÕES”?. Antes já tinha afirmado o Secretário de Turismo: “A construção do Centro de Convenções, com investimento de 1,5 milhão e inauguração em agosto de 2006”. (Litoral Virtual 1°-12-05).
Mentiras!...Enganações!...Imposturas!... Petas!...Contos de carochinha!...assim caminha a administração municipal.
Este ano a revista é mais modesta e não menos enganosa. São oito páginas de fotografias e pequenas legendas em tamanho 21 –X- 21. O slogan: “NUNCA SE FEZ TANTO POR UBATUBA”. Tradução dos humoristas marronzinhos: “Nunca se fez tanta c... em Ubatuba”.
Pelo tamanho e o conteúdo dá a impressão que nada tem a apresentar. Repete as mesmas inverdades dos anos anteriores e tem a coragem de afirmar:
“Mais qualidade no atendimento do Sistema Público de Saúde”(página 03).
Terá esquecido da dengue, da demissão de médicos e funcionários da Santa Casa, da falta de material odontológico, do fechamento de postos de PSF, da falta de medicamentos, das filas: na Santa Casa, no Posto de Saúde, dos conflitos com o COMUS, da falta de respeito ao Conselho Gestor da Santa Casa, etc..etc?. Pensará que todos somos otários, cegos, ignorantes da desgraça que está se abatendo sobre Ubatuba?.
“Obras de norte a Sul”. “Mais conforto e qualidade de vida para o morador de Ubatuba”. (página o4). Onde se encontram essas obras?. São virtuais?. Conforto e qualidade de vida para quem?.

Manchetes do dia

Quinta-feira, 08 / 11 / 2007

Folha de São Paulo
"Sobra emprego qualificado no país"
Falta trabalhador qualificado para uma de cada quatro vagas com carteira assinada abertas pela indústria em 2007, de acordo com pesquisa realizada pelo Ipea, órgão ligado ao Planejamento. Ao todo, não há mão-de-obra qualificada para 123 mil vagas abertas neste ano. O déficit de profissionais com qualificação e experiência é maior em áreas como as indústrias petroquímica e extrativista mineral. (...)


O Globo
"Petrobras avisa que gás vai aumentar até 25%"
O preço do gás natural deve subir de 15% a 25% acima da inflação nos próximos meses, informam Ramona Ordonez e Cristina Alves. A previsão é da diretora de Gás e Energia da Petrobras, Graça Foster, que aponta um aumento dos custos para exploração de petróleo e gás no mundo. Poucas horas depois de chegar da Bolívia, onde esteve com o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, retomando negociações para investimentos, Graça disse não ter dúvidas de que o Brasil precisa do gás daquele país. Segundo ela, não há crise, pois, pela primeira vez, no início desta semana, o Brasil esteve "estufado" de gás, com um recorde de 32,2 milhões de metros cúbicos por dia vindos da Bolívia. Mas ela diz que as distribuidoras precisam renegociar contratos e entender que a prioridade é o fornecimento para usinas térmicas. Ontem, num evento do setor, o presidente Lula chamou a crise de abastecimento da semana passada de "probleminha" e frisou que a Petrobras não pode pensar só no lucro. O ministro de Minas e Energia, Nelson Hubner, desaconselhou novas conversões de carros a gás.


O Estado de São Paulo
"Grupo armado reprime protesto na Venezuela"
Nove estudantes ficaram feridos ao serem atacados por um grupo de homens armados não identificados, no campus da Universidade Central da Venezuela, em Caracas. Os estudantes voltavam de uma manifestação contra o projeto de reforma constitucional proposto pelo presidente Hugo Chávez. De acordo com algumas testemunhas, os agressores, supostamente integrantes de grupos chavistas, entraram no campus usando máscaras e tomaram a escola de serviço social, onde houve confrontos e foram disparados alguns tiros - dois dos feridos teriam sido baleados.


Jornal do Brasil
"CPMF deve cair no Senado"
Acendeu-se a luz vermelha na cúpula governista do Senado. Feitas as contas, há um sério risco de o projeto de prorrogação da CPMF nem ser aprovado na Comissão de Constituição e Justiça. Lá o placar está empatado: 11 votos para o governo e 11 contrários. Se chegar ao plenário, serão necessários 49 votos, mas todos os partidos governistas somam 53. Três desses já se declararam contrários e a oposição diz que tem outros seis guardados para surpreender o Palácio do Planalto.

quarta-feira, novembro 07, 2007

TV Víbora: O "X" da questão

O caso do cemitério que amanheceu com túmulos pintados com um xis azul está na boca dos ubatubenses. Veja a matéria e tire suas conclusões.
Quem errou?
Quem acertou?
Nenhuma das anteriores.
Não sei de nada.
É coisa daquela meia dúzia.

Ubatuba em foco

Em Ubatuba nem os mortos têm sossego

"Então tomareis um molho de hissopo, embebê-lo-eis no sangue que estiver na bacia e marcareis com ele a verga da porta e os dois umbrais; mas nenhum de vós sairá da porta da sua casa até pela manhã. Porque o Senhor passará para ferir aos egípcios; e, ao ver o sangue na verga da porta e em ambos os umbrais, o Senhor passará aquela porta, e não deixará o destruidor entrar em vossas casas para vos ferir."

Êxodo Cap. 12 vs. 22 e 23

Para quem lê a Bíblia, ou já assistiu ao filme "Os Dez Mandamentos" com Charlton Heston (produzido em 1956 pela Paramount Pictures) deve lembrar desta passagem no livro de Êxodo, quando Deus lança suas pragas contra o Egito devido ao endurecimento do coração do Faraó. Aqueles que tinham seus ubrais marcados, não sofreram mal algum. Já aqueles que não tinham...Para quem gosta de novelas, deve lembrar de Sucupira, onde o prefeito Odorico Paraguaçu, um político corrupto e cheio de artimanhas, tem como meta prioritária em sua administração a inauguração do cemitério local. De um lado é bajulado pelo secretário gago, Dirceu Borboleta, profundo conhecedor dos lepidópteros; e conta com o apoio incondicional das irmãs Cajazeiras, suas correligionárias e defensoras fervorosas: Dorotéia (líder na Câmara de Vereadores), Dulcinéia (seduzida pelo prefeito) e Judicéia (a mais espivitada). São três solteironas avessas a imoralidades - pelo menos em público -, já que Odorico sempre aparece de noite para tomar um "licor de jenipapo"...

Já em Ubatuba acontece um paradoxo. Os túmulos do cemitério local apareceram marcados com "X" com tinta azul, da mesma cor que são pintados os postes, pontes e patrimônios municipais. Segundo avisos colocados em vários pontos da necrópole pela administração da Prefeitura, os túmulos poderão ser retomados definitivamente, de acordo com a Lei 1765/98, caso não sejam regularizados.
Não sabemos quando os túmulos foram marcados, mas durante o feriado de Finados, quando o cemitério recebe seu maior número de visitantes, os familiares das pessoas ali enterradas sofreram no mínimo um constrangimento sem igual ao encontrar a "última morada" de seus entes queridos marcada com um "X". Será que não encontraram outra maneira mais humana, ou no mínimo mais discreta, para conseguir as devidas regularizações? Será que não tem ninguém com um pouquinho de sensibilidade e bom senso para equacionar este problema? Na minha visão, encaro essa "retomada" com uma ação de "despejo" ou "reintegração de posse" dos túmulos da necrópole municipal. Não sei o que diz a Lei, mas acredito que os restos mortais devam ser retirados dos túmulos e armazenados em outro local, num ossário, ou coisa parecida. Se eu não estiver errado, corremos o risco de ver Ubatuba competindo com Sucupira no quesito cemitério. Enquanto em Sucupira não tinha um defunto para inaugurar o cemitério, em Ubatuba estão querendo despejar os mortos de suas moradas, não tão eternas. Vejo as manchetes: "Mortos são despejados em Ubatuba"; "Retomada de túmulos deverá desalojar centenas de mortos em Ubatuba"; ou ainda "Sem túmulos não têm para onde ir". Quem sabe não criamos/plagiamos o MST - Movimento dos Sem Túmulo.

Peço desculpas por tratar desta maneira um assunto tão delicado, mas em Ubatuba acontece cada coisa... Isso me faz lembrar do livro "Bom Dia Ubatuba", de Idalina Graça, onde Paulo Camilher Florençano começa o prefácio com o título "Em Ubatuba, o impossível acontece". Realmente estamos vivenciando ações que pareciam impossíveis. Em Ubatuba, nem depois de morto você consegue ter sossego.

Emilio Campi
editor@litoralvirtual.com.br

PS: Os restos mortais de Idalina Graça ainda se encontram no cemitério de Ubatuba, aguardando um túmulo digno. Será que até a poetisa terá que procurar outro local para passar a eternidade?

TV Víbora: Cemitério

O Romance das Caveiras é uma homenagem ao gênio da lâmpada, especialista em pinturas polêmicas.

Socialismo



Idalina Graça

Projeto do monumento à Poetisa é apresentado na Câmara de Ubatuba

Apresentada na última Sessão de Câmara de Ubatuba, pelo Presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba, Engº Mauro Bezerra, o Projeto para edificação de Monumento em memória a poetiza Idalina do Amaral Graça, conhecida como poetisa da Terra Tamoia. O projeto foi entregue ao Presidente da Câmara pela Associação através do Ofício nº 083 - Gestão 2006/2008.
O Monumento será edificada no Cemitério Santa Cruz no Centro, onde serão guardados seus restos mortais. Na tribuna, Bezerra mencionou que a Associação é parceira da municipalidade e que acredita numa política de melhorias a qualidade de vida de seus cidadãos.
Segundo o Vereador Charles Medeiros autor da Lei 2962/07, “ Idalina do Amaral Graça é símbolo de nossa Comunidade, seus poemas retrataram a vida de nossa Ubatuba e seu povo, esta homenagem engrandece nossa história e valoriza a nossa cultura”, termina.

Fonte: Assessoria Charles Medeiros

Brasil

Direitos e deveres

O capitalismo do Brasil é uma espécie de caldo híbrido dos meios de produção do mercantilismo setecentista temperado com pitadas de monarquia escravocrata do século XIX. Há alguns setores que respeitam as regras do jogo, no entanto, para a maioria o trabalho ainda é visto com desconfiança e porque não dizer, desprezo. Aos donos do capital tudo, aos donos da força de trabalho migalhas e de quando em quando um pedacinho de queijo. A BRA está fechando as portas, foi uma aventura capitalista que não deu certo. Caso funcionasse, seus donos poderiam comprar Ferraris para derrubar postes, ou então morar em Miami, cidade do desejo dos milionários brasileiros que se parecem com mexicanos e se acham ingleses. Enquanto isso os trabalhadores da BRA estariam lutando para que o salário chegasse ao fim do mês. Agora que a empresa quebrou, cabe aos capitalistas desastrados honrar as dívidas trabalhistas. A Varig quebrou, a Transbrasil quebrou, a Vasp quebrou, outras quebrarão e seus controladores continuarão ricos enquanto os funcionários esperam a morosidade da (in)Justiça para catar migalhas. Capitalismo é bom mas precisa de regras claras e definidas. E de punição severa aos que burlam a lei. Senão vira bagunça e dá ensejo a aventuras rocambolescas do gênero Chávez. (Sidney Borges)

Evasão de divisas

PF prende executivos de 3 bancos suíços

Folha de São Paulo
A Polícia Federal prendeu ontem três executivos de três dos mais famosos bancos suíços sob acusação de terem feito remessas ilegais de dólares a partir do Brasil. A sonegação de impostos nas remessas pode ultrapassar R$ 1 bilhão, segundo avaliação dos policiais.
A Operação Kaspar 2 -o nome faz referência à guarda suíça que cuida da segurança do papa- também prendeu seis acusados de operarem como doleiros e 11 empresários que teriam ordenado as remessas supostamente ilegais. Ao todo, foram presas 20 pessoas -duas são consideradas foragidas.
A PF apreendeu entre US$ 600 mil e US$ 700 mil (o valor exato não tinha sido apurado até o fechamento desta edição) e R$ 6 milhões. Também foram bloqueados cerca de R$ 2 milhões em contas de executivos e supostos doleiros. A operação atingiu São Paulo, Rio, Bahia e Amazonas.


Nota do Editor - Os verdadeiros criminosos não são os doleiros. A sociedade quer ver na cadeia os donos do ervário, da bufunfa, são eles que torcem o rabo da porca. Alguém se lembra da CPI do Banestado? Acabou em pizza. Essa história de pegar maganos com grana no exterior não é prudente, mais dia menos dia cairá na rede algum notável da República. Os doleiros podem sair de circulação, são como amantes de mulher bonita. Vai um vem outro. Prender intermediários e laranjas me faz lembrar da história do marido enganado. Ao flagrar a mulher com o amante no sofá, não teve dúvida. Mandou queimar o sofá. (Sidney Borges)

Manchetes do dia

Quarta-feira, 07 / 11 / 2007

Folha de São Paulo
"PF acusa bancos suíços de remessa ilegal de dólares"
A PF prendeu três executivos dos bancos suíços UBS, AIG Private Bank e Clariden sob acusação de remeter dólares ilegalmente a partir do Brasil. A fraude pode ultrapassar R$ 1 bilhão, segundo a PF. Ao todo, a Operação Kaspar 2 prendeu 19 pessoas, entre acusados de operar como doleiros e empresários que teriam ordenado as remessas. Há ainda dois considerados foragidos, entre eles um outro executivo do UBS. (...)


O Globo
"No Rio, tarifa de luz cai 5,3% para consumidor"
A conta de luz fica hoje 5,3% mais barata para 3,8 milhões de residências do Rio atendidas pela Light, que leva energia a 10 milhões de pessoas no estado. Comércio e indústrias terão redução de 4,01%. No ano passado, só houve queda para as residências. A empresa tinha pedido à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reajuste médio de 2,04%. A redução nos subsídios transferidos à Região Norte e o dólar baixo forçaram a revisão da tarifa para baixo.


O Estado de São Paulo
"Evo impõe regras para negociar gás com o Brasil"
O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse ontem que a Petrobras será bem-vinda se quiser voltar a investir no país. Mas, apesar de admitir que precisa de "milhões e milhões" para explorar as reservas de petróleo e gás, Evo fez questão de ressaltar que qualquer novo contrato terá de "garantir o respeito às normas bolivianas". Uma comitiva da Petrobras desembarcou ontem em La Paz para reunião com representantes do governo. Desde a nacionalização da produção de gás, há um ano e meio, a Petrobras manteve investimentos marginais na Bolívia, apenas para a manutenção de campos produtores. Argélia e Nigéria são outros países com os quais a empresa negocia o fornecimento de gás, e dois navios já foram fretados para transportá-lo. O presidente Lula participa amanhã de uma reunião do Conselho Nacional de Política Energética para discutir a crise no abastecimento de gás.


Jornal do Brasil
"Luz fica mais barata"
Dez milhões de moradores do Rio passarão a sentir no bolso a queda do dólar. A Light foi autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica a cortar 5,3% da tarifa de energia na capital e em mais de 30 municípios do Estado. A redução só foi possível graças à desvalorização do dólar que tornou mais barata a produção da hidrelétrica de Itaipu. A partir de hoje, a concessionária fluminense começa a aplicar os novos valores. A economia será sentida na conta de dezembro.

terça-feira, novembro 06, 2007

Boa pergunta...

Que Democracia é esta?

Tantas desigualdades sociais, corrupção, o pobre mais pobre ainda e, principalmente, aqui em nossa cidade, onde muitos já perderam as suas casas e outros estão sob ameaça disto.
Por medo ou falta de conhecimento, o povo não luta pelos seus direitos. Fica nas mãos dos maus políticos. A situação da Santa Casa cada vez pior; lixo se esparrama por todos os lados, problema com a coleta; quase todas as ruas de todos os bairros estão esburacadas; a preocupação com a dengue, é uma constante. E agora, como se não bastasse tudo isto, querem calar a nossa voz. Não poderemos mais usar a Tribuna Popular para o nosso desabafo e nossa cobrança. O presidente da Casa de Leis já anunciou que vai fazer alterações e assim, coibir a população de comentar o que está errado e de apontar quem comete o erro.
Não sei porque têm medo do povo falar a verdade. Alguns “laranjas” usam a Tribuna para defender o prefeito. Acho isso normal, tem gente pra tudo nesta vida. Até pra puxar o saco do administrador. O pior é que o salário do cidadão é pago por nós, contribuintes. Até aí, viva a liberdade de expressão! Mas, aqui, na nossa Câmara Municipal esta liberdade deixou de existir. Daqui para frente, só se for pra falar bem. Não poderá mais haver crítica, desabafo, nem demonstrar indignação. Estão tentando sufocar a voz do povo, da mesma forma que estão impondo censura na distribuição de informativos que não estejam de acordo com o Executivo. Mas, não adianta querer calar a voz do povo. Como diz uma antiga canção, “a voz do povo é a voz de Deus”. Podem conseguir impedir que falemos em nossa Tribuna, que está deixando de ser popular, mas, existem outras Tribunas em outras cidades do Litoral e Vale do Paraíba, além da Assembléia Legislativa, em São Paulo. Lá, ninguém deixará de nos ouvir: deputados, convidados e jornalistas de toda a Imprensa paulista, inclusive o jornal “Tribuna de Barueri”, que sempre está presente.
Pois é, vai ser muito bonito lavar toda a nossa roupa suja, fora de casa. Mas, também teremos a grande chance de ver nossos problemas resolvidos com maior rapidez, pelos políticos dos níveis estadual e federal. Todos ficarão sabendo da incompetência, da falta de compromisso e responsabilidade na administração e no uso do dinheiro público.
Aqui, estão brincando de administrar e de legislar.
Pasmem! Tem secretário municipal que conversa com lagartixa. Já pensaram se a moda pega?
O negócio é o seguinte: são todos funcionários públicos, pagos pos nós, contribuintes e, portanto, seus patrões. Eles acham que podem ditar ordens. Só que eu nunca vi funcionário mandar patrão calar a boca. É isso que estão querendo, mas não vão conseguir. Querer não é poder!


Maria Aparecida da Cunha
Líder Comunitária – D. Cida

TV Víbora: "Ramalhete de Boleros"

Chordettes - Lollipop
Música jovem em homenagem ao vereador jovem, Edilson Félix.

Confundindo alhos com bugalhos

Mais respeito, seu Lula!

Lula está zoando com a cara da gente

Vocês lembram do que ele disse ontem quando provocado por jornalistas sobre a reforma da Constituição na Venezuela que permitirá a reeleição indefinida do presidente Hugo Chávez?
Ele disse assim:
- É engraçado. Já vi a Margaret Teacher ser eleita tantas vezes Primeira-Ministra. O Helmut Kohl (Chanceler da Alemanha entre 1982 e 1998) ficar tanto tempo. Nunca vi ninguém perguntar se vários mandatos sucessivos era ruim.
O regime de governo inglês é parlamentarista. O primeiro-ministro fica no cargo enquanto contar com a confiança da maioria do parlamento. O regime alemão também é parlamentarista.
No presidencialismo, o presidente pode ser um desastre completo e ainda assim governará por um determinado período de tempo. É razoável que seja assim, tal a soma de poderes que concentra.
Um primeiro-ministro não concentra tantos poderes. E corre o risco de perder o emprego de uma hora para a outra.
Antigamente, mas muito antigamente, os presidentes norte-americanos podiam se releger quantas vezes o povo quisesse. Isso mudou. Eles têm direito a uma única reeleição. E estão impedidos para o resto de suas vidas de voltar à presidência.
O impedimento não existe entre nós.
Lula sabe as diferenças entre os dois sistemas de governo. E conhece as razões que as sustentam.
Mesmo assim respondeu à pergunta como se fôssemos um bando de idiotas ou ignorantes.
Quando os jornalistas puxaram o assunto da reeleição sem limites no Brasil, Lula então sacou a resposta pronta que não quer dizer muita coisa:
- O Brasil não pode brincar com uma coisa chamada democracia.
Ora, a Venezuela está brincando com a democracia ao permitir a reeleição indefinida?
Se está, mas Lula não pode dizer para não ser acusado de se intrometer em assuntos de outro país, também estava dispensado de agradar Chávez comparando a situação dele com a de Teacher e a de Kohl.
É como comparar laranja com abacaxi. (Ricardo Noblat)

Ubatuba em foco

Fazer cortesia com o chapéu dos outros !

Ao ler o comentário
“Será que ele é bobo ?” de autoria do Julio César Leite Prates, publicado na imprensa virtual de Ubatuba, resolvi dividir com os leitores, uma opinião que há muito tenho comigo.
Será que o papel do poder legislativo na sociedade brasileira é realmente importante. Conceitualmente seria. Mas na prática ....
Os legisladores, no exercício de suas prerrogativas legais, aprovam com uma freqüência fora do normal, inúmeros projetos de Lei, privilegiando “setores” da sociedade.
A isenção de IPTU aos aposentados, tratada no comentário do Julio Prates é um dos inúmeros exemplos existentes em nossa cidade.
Pergunto : Qual foi o critério de justiça social que se encontra inserido naquela Lei ? Pelo que sei, alguns princípios legais devem estar presentes nesses atos. A isonomia e a equidade, por certo, deveriam nortear a decisão do legislativo. Os aposentados, recebem com regularidade, seus proventos de aposentadoria. Não enfrentam o desemprego, por exemplo. Não seria justo, portanto, também isentar-se os desempregados do pagamento do IPTU ?
A sociedade, deve ser tratada pela legislação, de forma equânime.
Essas medidas com endereço certo, desestabilizam e desequilibram as finanças municipais. A demanda de serviços públicos é crescente. Não devemos e não podemos confundir escassez de recursos com má gestão de recursos. Se eventualmente inexiste a má gestão de recursos, não deve o legislador entender que a redução desses recursos não vá comprometer o equilíbrio fiscal do ente federativo.
Não sei se todos concordam mas, acho uma irresponsabilidade se fazer cortesia com o chapéu dos outros. Já dizia minha avó.

Luiz Marino Jacob
Contabilista

Lear 35

Sobre o acidente

Aviação é doutrina. O piloto era experiente e não fez curva errada como anunciam alguns jornais. A curva para a direita foi circunstâncial, provavelmente motivada por uma irrecuperável perda de potência. Arrisco palpitar que faltou alimentação para os motores. Perder um motor na decolagem é um evento raro. Perder os dois motores na decolagem é quase impossível, mas aconteceu segundo o relato de testemunhas. Um senhor que a tudo assistiu disse que o avião "parou", isto é, silenciou, os motores deixaram de funcionar. O choque com o solo se deu com a componente vertical da velocidade praticamente como resultante. O avião bateu estolado. A destruição seria maior se o movimento tivesse uma componente horizontal de maior intensidade. (Sidney Borges)

Chávez

Mudanças na Constituição da Venezuela

1) O mandato será de 7 anos com reeleição ilimitada.
2) O presidente promoverá os militares em graus e hierarquias por ato seu.
3) O presidente administrará as reservas monetárias e decidirá sobre a política monetária.
4) Designará e removerá os vice-presidentes e governadores estaduais.
5) Muda a divisão territorial do país.
6) O direito à informação pode ser suprimido nos estados de exceção.
7) Os estados de exceção não terão mais limite de tempo.
8) Cria um poder popular através dos conselhos de comunidades, operários, estudantes e camponeses.
9) Elimina a autonomia do Banco Central.
10) Dá as Forças Armadas o caráter de corpo bolivariano e antiimperialista.
11) As constituições estaduais passam a ser apenas estatutos.
12) O conselho do Estado passa a mão do presidente.
13) Perdem suas autonomias, as controladorias estaduais que ficam integradas ao sistema nacional de controle fiscal.
14) A criação ou extinção de territórios federais passa a ser feita por decreto presidencial. (Do Ex-blog do Cesar Maia)
 
Free counter and web stats