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Mostrando postagens de julho 15, 2007

Premonição

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Dará um ótimo Presidente da República

Francês leva vida normal apesar de cérebro "praticamente ausente" Da AFP, em Paris / AFP/The Lancet Médicos do hospital francês de La Timone, em Marselha, examinaram o caso incomum de um homem que leva uma vida normal, apesar de ter um "cérebro praticamente ausente" nas imagens de ressonância magnética, revela a revista britânica 'The Lancet' do próximo sábado (21). Casado e pai de dois filhos, o francês de 44 anos que não teve o nome revelado é funcionário público. Ele foi ao hospital em 2003, devido a um problema de locomoção. Leia mais
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Opinião

Morre um oligarca, não a oligarquia por Daniel Piza Ouvia o rádio no carro e soube da morte de Antonio Carlos Magalhães. No Brasil, já escrevi, morrer faz muito bem à reputação. Dizer que ACM "modernizou a Bahia" e que seu filho Luís Eduardo seria um "ACM moderno", como se fosse elogio político, é um equívoco. ACM era o tipo de oligarca que mistura paternalismo e autoritarismo e vem dos tempos da República Velha; era um homem muito, muito rico, sobre quem pesavam suspeitas escabrosas, e que em mais de um episódio se mostrou, digamos, amigo das forças ocultas. Leia mais
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Tudo pelo socialismo

Uma verdade inconveniente O Estado de S. Paulo: "A imagem mais chocante exibida pela televisão, depois daquelas do inferno no prédio onde explodiu o Airbus da TAM, foi a dos gestos obscenos com que o assessor presidencial Marco Aurélio Garcia e um auxiliar reagiam à reportagem do Jornal Nacional sobre os problemas mecânicos no sistema de freios da aeronave, o que poderia ter causado a tragédia de Congonhas. A cena, captada por um cinegrafista da TV Globo, choca menos pela vulgaridade das raivosas expressões de desforra de um graduado assessor do presidente e de um dos seus subordinados do que por evidenciar a despudorada torcida do círculo íntimo do presidente da República - a começar dele próprio, decerto - para que a apuração das causas da catástrofe não revele a verdade inconveniente para o governo. Essa preocupação, ficou claro, se sobrepõe ao seu alegado desejo de que a investigação conduza à verdade dos fatos, sejam quais forem". Leia mais
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Tragédia em Congonhas

28 segundos de terror Como foi o acidente do Airbus da TAM, que matou 191 pessoas, em mais um capítulo funesto da crise aérea brasileira De Veja, edição de 25/7/2007 O caos aéreo brasileiro, que havia anos era gestado nas sombras, surgiu nítido e aterrador diante dos olhos do país dez meses atrás, quando um Boeing da Gol se chocou em pleno ar com um jato Legacy, provocando 154 mortes. Desde então, o país vem assistindo atônito a um espetáculo deprimente, em que contracenam o descontrole dos controladores aéreos, o improviso e a ganância das companhias e a infinita inépcia das autoridades. Na terça-feira passada, 17 de julho, a crise do sistema de transporte aéreo brasileiro cobrou novamente um preço exorbitante: outras 191 vidas, o número oficial de mortos até sexta-feira. O acidente protagonizado pelo Airbus A320 da TAM, que deixou Porto Alegre rumo a São Paulo levando a bordo 181 passageiros e seis tripulantes, ainda está cercado de dúvidas, mas algumas certezas já começam a surgir
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Ubatuba em foco

Saúde em Estado de Alerta Vereador Charles Medeiros Importante denúncia apresentada pelo Presidente da Câmara Municipal-“Ricardo Cortes Alerta Autoridades”, comunicando a população a desasistência a saúde que ocorre hoje dentro da Santa Casa administrada pela Prefeitura Municipal de Ubatuba. Tal atitude do Presidente reforça a solicitação feita para a instituição de Comissão Parlamentar de Inquérito, ainda no mês de Março, proposta pela Comissão Especial de Saúde, do qual fui Presidente, que já apresentava denúncias de má gestão dos recursos públicos investidos na Santa Casa. Não é possível que se deixe instituir o caos no Sistema de Saúde sem que os responsáveis “Diga-se Todos Nós” permaneçam calados assistindo uma possível morte anunciada de cidadãos em nosso município. As falas do Ilustríssimo Presidente da Casa de Leis fortalecem denúncias apresentadas ao Jornal Imprensa Livre pelo coordenador do Conselho Gestor cuja afirmação fez-se entender a precariedade da es
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Manchetes do dia

Sábado, 21 / 07 / 2007 Folha de São Paulo "Governo limita uso de Congonhas" Três dias após o acidente com o Airbus da TAM em Congonhas (SP), o maior da história da aviação no país, o governo anunciou medidas para desafogar o aeroporto e tentar torná-lo mais seguro. As decisões do Conselho Nacional de Aviação Civil incluem a proibição de escalas, vôos fretados e charters em Congonhas. Entre 30% e 40% dos atuais pousos e decolagens serão retirados. O Globo "Após dez meses, sai pacote para a segurança aérea" Dez meses após a tragédia do Boeing da Gol, um órgão que se reunira apenas três vezes na administração Lula, o Conselho Nacional de Aviação Civil foi convocado às pressas para anunciar medidas há muito tempo em estudo pelo próprio governo para reorganizar o setor aéreo. Com o objetivo de dar mais segurança às operações, foi anunciada a redução drástica dos vôos em Congonhas e sua transferência para outros aeroportos, como o Galeão (que pode dobrar suas operações) N

Santa Casa em pauta

Solicitação em caráter de máxima urgência: Caro Senhor Diretor Técnico da Santa Casa de Ubatuba, Dr. Eduardo de Carvalho Ferraz – CRM 39.887; Tendo em vista a crise que passa atualmente a Santa Casa local, conforme é de conhecimento público e notório, como médico atuante responsável pelo serviço de Ortopedia deste Hospital, por força de obrigação profissional, afim de não ser responsabilizado por eventuais danos a pacientes futuros que possam ocorrer, temos a informar e solicitar o quanto segue: Para o adequado serviço médico, ortopédico e traumatológico neste Hospital, para proporcionar bom atendimento médico e de respeito ao cidadão, que nos procura diariamente, para coibir seu sofrimento, uma vez que se torna a Santa Casa a única referência para o atendimento na cidade, especialmente para casos de maior gravidade clínica e de primeiro atendimento (Pronto Socorro), é necessário termos para utilização IMEDIATA materiais ortopédicos pe

Toninho Malvadeza

As máximas de ACM I. Não confie em alguém cuja mulher não gosta de você. II. O poder é a maneira de transformar uma idéia em realidade. Mas é só para quem tem apetite: quem não tem pode usufruir das mais diferentes oportunidades de mando que não vai conseguir mandar. III. A arte da política consiste em saber dar a cada um o que ele espera de você. Alguns querem proteção, um emprego, por exemplo. Outros querem dinheiro. Há um terceiro tipo, que busca poder, o prestígio, até mesmo um carinho. Se você confundir as demandas, oferecer dinheiro a quem quer carinho ou poder a quem quer um emprego, arrumará um inimigo. IV. Fale bem dos amigos todos os dias; fale mal dos inimigos pelo menos duas vezes por dia. V. É legítimo bater sempre nos adversários, para que não venham a crescer e maltratar seus aliados. Nunca reclame dos golpes recebidos; prepare o troco. Vale a máxima: a vingança é um prato que se come frio. VI. As grandes virtudes de um homem são a gratidão e a generosidade. A gratidão l

Morreu o idealizador do Bolsa Família

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Aos 79 anos, morre em São Paulo o senador Antonio Carlos Magalhães O senador Antonio Carlos Magalhães (DEM-BA), 79, morreu na manhã desta sexta-feira, 20, em São Paulo, em decorrência de falência de múltiplos órgãos secundária à insuficiência cardíaca. Ele estava internado há 37 dias no InCor-SP (Instituto do Coração), do Hospital das Clínicas, em São Paulo. O quadro clínico do senador piorou quinta-feira, 19, à noite. Ele apresentou febre e retrocesso do problema gastrointestinal ocorrido na última sexta-feira, 13. Os médicos reforçaram o uso de antibiótico e passaram a investigar o motivo da infecção. ACM passou a noite inconsciente na UTI do Incor respirando com ajuda de aparelhos. Dona Arlete Magalhães, esposa do senador, acompanha a liberação do corpo que deve ser levado à Salvador ainda nesta sexta-feira. O velório será realizado no Palácio da Aclamação em Salvador e o enterro no cemitério Campo Santo, onde também está sepultado Luis Eduardo Magalhães, filho do senador. Leia mais

A preferida do Comissário Dirceu

TAM, 'a pior empresa aérea do mundo' A respeitada revista on-line americana Slate publicou nesta quinta na seção de Finanças e Negócios artigo da escritora Elizabeth Spiers relatando em primeira pessoa os dissabores que a levaram a titular com tal ênfase a companhia brasileira: "A TAM é a pior empresa aérea do mundo - venho dizendo desde abril", escreve Spiers, lembrando das férias em abril no Brasil, quando voltou "feliz, mas traumatizada com o sistema aéreo". Fala do acidente na terça-feira, ressalvando que a tragédia "não é só culpa pela TAM ser horrível, é culpa também do Brasil". Ela conta que viajou pela TAM de Nova York a São Paulo (em abril) com o namorado e depois a Manaus, voltou a São Paulo, foi ao Rio, voltou à capital paulista e então retornou a Nova York. "Nove dias que já seriam brutais sem complicação - mas cada vôo atrasava várias horas ou era cancelado. Fries fala ainda na Slate da "burocracia intrínseca" da TAM,
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Ainda a tragédia

Palavras ao vento Depois que o Jornal Nacional noticiou o defeito no reversor do Airbus, a TAM e as autoridades competentes (competentes?) e o raio que o parta afirmaram que o avião poderia ter pousado normalmente. Tenho uma idéia, que tal colocar essa gente num Airbus nas mesmas condições, com o reversor travado e experimentar um pouso em Congonhas com a pista molhada. Pimenta no fiofó dos outros não arde, não é mesmo? O fato é que o avião não conseguiu pousar e isso não foi obra do acaso, o acidente aconteceu porque uma série de erros foram sendo acumulados até dar no que deu. Fico imaginando o que deve ter passado na cabeça do piloto, que em condições humanas de trabalho poderia ter optado por Viracopos ou Guarulhos, preservando a própria vida e a dos passageiros. Pista curta, escorregadia e molhada, avião pesado, no limite operacional e, de quebra, defeito no reversor. Eu não queria estar naquela cadeira. Aí entra a política de RH da empresa. Se o piloto pousasse em outro aeroporto
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Utilidade pública

Mude o itinerário A Coordenadoria de Trânsito da Prefeitura de Ubatuba informa que a Rua Hans Staden, no centro da cidade, estará interditada entre os dias 23, a partir das 7h até o dia 25, às 18h, no trecho compreendido entre as Ruas Dr. Esteves da Silva e Cel. Ernesto de Oliveira. A interdição se deve à realização de serviços da Sabesp. PMU
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Crise aérea

Aeronáutica reforça hipótese de falha mecânica De O Globo, hoje: A possibilidade de o acidente com o Airbus A-320 da TAM ter sido causado por falha mecânica foi reforçada ontem por novas análises técnicas feitas pela Aeronáutica. Ficou confirmado ontem, após investigações detalhadas na pista, que o avião derivou para a esquerda antes da tragédia. Segundo o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão central de apurações da Aeronáutica, a falha pode ter sido desde a quebra de um reverso ou um superaquecimentos dos freios até mesmo um pneu mal calibrado. — Por alguma razão, o avião não manteve a linha central. Por alguma razão, a aeronave realmente derivou para a esquerda. Inicialmente, em uma derivação leve e, depois, mais forte. Mais que as imagens gravadas na pista, temos dados concretos, obtidos na pista, que mostram que houve essa derivação à esquerda — disse o chefe do Cenipa, brigadeiro Jorge Kersul Filho. São muitas as possíveis causas dessa guina
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Crise aérea

O acidente entre aspas Editorial de O Estado de S. Paulo, hoje: "Uma conjugação de interesses diversos parece empenhada em separar a tragédia do Airbus da TAM da crise dos serviços de transporte aéreo que o Brasil enfrenta desde a queda do Boeing da Gol, em setembro do ano passado. A tentativa de confinar o horror da terça-feira em Congonhas, tratando-o como um acidente isolado, sem relação alguma com as deficiências do setor que vêm sendo reveladas nesses 10 meses, convém a uma multiplicidade de protagonistas: ao Planalto, a todas as áreas da administração federal responsáveis de uma forma ou de outra pela gerência do sistema de transporte aéreo nacional e - por último, mas não menos importante - às principais empresas de aviação comercial do País, que não admitem qualquer limitação do movimento de Congonhas". Leia mais
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Cidadania

Saúde, um direito de todos Publicada no último sábado, 14, a Lei nº 2958/07 de autoria do Vereador Charles Medeiros-PSDB que dispõe sobre a fixação nas recepções da Santa Casa de Ubatuba e da Rede de Saúde Pública Municipal, informativo sobre “Os Direitos dos Usuários da Saúde”. O texto além de obedecer à legislação vigente, visa ainda o esclarecimento da população a ser atendida no sistema de saúde do município, informar e elucidar maiores dúvidas, bem como a harmonizar e humanizar o atendimento, proporcionando assim melhorias na qualidade da participação profissional e maior conforto dos atendidos. Torna ainda obrigatória a afixação do telefone do Conselho Municipal de Saúde para eventual reclamação dos usuários de Saúde Pública do Município, em relação à infringência desta lei. Segundo o vereador Charles Medeiros a proposta é desenvolver um dispositivo no qual o cidadão possa conhecer os seus direitos quanto usuário do Sistema de Saúde. “Trata se de um informativo orientador
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Ubatuba em foco

“Complementando” Corsino Aliste Mezquita Para cidadãos leitores, amantes da Santa Casa e preocupados com o futuro dela, frente à invocação de agruras do passado e transferência de responsabilidades para terceiros, publicadas, na Imprensa Livre, de São Sebastião, de autoria do Sr. Eduardo de Souza César, tentando justificar seus erros, no presente, o artigo: “Gostaríamos Saber”. “Novas reflexões sobre a situação atual da Santa Casa”, aceita complementação. Eles próprios forneceram os dados. Informaram que o Sr. Prefeito não ouve e não se sensibiliza com os casos horripilantes contados pelos usuários da Santa Casa. Não acredita que faltem materiais necessários, médicos especialistas, pessoas qualificadas para administrar o hospital, e que, os que lá trabalham, estejam penando por não poder aliviar os sofrimentos dos doentes. Só escuta as lisonjas de seus áulicos. Lamentam também que não preste atenção á voz das ruas, de alguns escribas e assessores, não reflita sobre a passada epidemia
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Manchetes do dia

Sexta-feira, 20 / 07 / 2007 Folha de São Paulo "Avião da TAM tinha falha na frenagem" A TAM sabia desde o último dia 13 que o Airbus-A320 que se acidentou na terça no aeroporto de Congonhas tinha defeito no reversor da turbina direita. O reversor é o equipamento que ajuda a aeronave a frear. A empresa disse que a deficiência na peça não é "obstáculo ao pouso". Pilotos afirmam que é possível frear sem um reversor, mas pista escorregadia potencializa os efeitos da falha. O Globo "Governo discute aliviar Congonhas e reduzir burocracia do setor aéreo" O presidente Lula deve anunciar hoje, na reunião do Conselho Nacional de Aviação Civil, as primeiras medidas de mudança na gestão do setor aéreo após o acidente com o Airbus da TAM, entre as quais estará a redução no tráfego de aviões no Aeroporto de Congonhas. O presidente pretende esvaziar a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e concentrar as decisões do setor aéreo no Palácio do Planalto. A concessão de r
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Política de novo...

Se Dudu espirrar! Saúde! Ontem pudemos assistir á um grande evento político, o encontro de vários partidos dentre eles o PT, PDT, PR, PV, PSDB. PSL, PMN e ainda a presença de políticos importantes como Jairo dos Santos, Edilson Félix, Charles Medeiros, Arimar Vieira, Rogério Frediani, Paulo Ramos, Pedro Tuzino, Vagner e Danilo, Robson, Hugo Gallo e mais de trinta lideranças de nossa cidade. Pasmem os senhores havia duas constatações comuns entre esse grupo, a primeira de que do jeito que tá não dá pra ficar, ou seja, EDUARDO NUNCA MAIS, todos foram unânimes em afirmar que a atual administração traiu o povo de Ubatuba, apagou o brilho e estagnou nossa comunidade, além de passar todas as obras, merenda escolar e outras despesas e investimento para as mãos de grupos de fora, para ser mais claro prás bandas de Barueri, com isso gerando um grande desemprego e um empobrecimento jamais visto, isto facilmente constatado com os empresários desta cidade que não suportam mais as perseguições e e
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Política, ou as voltas que o mundo dá...

Mudanças partidárias na terra do surf Pedro Tuzino assinou ficha de filiação no PR, como conseqüência Charles Medeiros aparece como postulante ao "santo graal", ou melhor, Charles assume a condição de candidato a candidato a prefeito de Ubatuba pelo PSDB. Por enquanto o único. Por outro lado Sérgio Caribé que pretendia a vaga tucana, desistiu e depois comunicou aos leitores do Ubatuba Víbora que teria desistido de desistir. Com problemas de saúde e pessoais não participou das últimas reuniôes do partido, o que só serviu para alimentar boatos e fofocas. Tudo leva a crer que a dupla Tuzino-Paulo Ramos está configurada para enfrentar os superpoderes do atual detentor do cálice sagrado. Movimentação é o que não falta em Ubatuba, já se o assunto for dinheiro, então a coisa muda de figura. O interessante é que com a saída estratégica de Caribé e com a mudança de partido de Pedro Tuzino, Charles Medeiros ganhou de mão beijada a condição de candidato. Eu estava desconfiado de que ha
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Tragédia

tragédia de congonhas Reclamação sobre pista escorregadia De O Globo, hoje: "O secretário-executivo da Federação Brasileira de Controladores de Tráfego Aéreo, Carlos Sterchele, afirmou ontem que a torre de controle do Aeroporto de Congonhas recebeu no domingo, dia da primeira chuva após a entrega das obras, pelo menos dez queixas de pilotos sobre a pista estar escorregadia. Segundo ele, as reclamações foram anotadas num livro de ocorrências, mantido na torre. Ele disse que a Infraero e o comando de Tráfego Aéreo não levaram em conta os alertas. Na segunda-feira, mesmo com os pedidos dos controladores para uma medição das condições da pista, que não foi atendido, a aeronave da empresa Pantanal derrapou por causa do excesso de água, interditando o aeroporto. O problema, disse Sterchele, é que a pista principal foi liberada sem as ranhuras que impediriam aquaplanagem. Tanto o superintendente de Engenharia da Infraero, Armando Schneider, quanto o chefe do Cenipa, brigadeiro Kersul Fil
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Manchetes do dia

Quinta-feira, 19 / 07 / 2007 Folha de São Paulo "Mortes de tragédia chegam a 192; Infraero cogita falha mecânica" Pelo menos 192 pessoas morreram no acidente com o Airbus da TAM em Congonhas. Os mortos são os 186 ocupantes do avião - na véspera, a empresa informara 176 - e seis no solo. Há três desaparecidos. Até ontem à noite, 177 corpos foram resgatados. Mais três pessoas morreram em hospitais. O aeroporto foi reaberto pela manhã, 12 horas depois do desastre. O Globo "Infraero, Anac, Decea, Cindacta, FAB... e não se sabe o que houve" Uma extensa burocracia, representada por uma sopa de letras das siglas de mais de dez órgãos oficiais, não foi capaz ontem de apontar na mesma direção na investigação das causas da maior tragédia da aviação brasileira. O mesmo já acontecia com o acidente da Gol, ano passado. As principais autoridades, a começar pelo presidente Lula e o ministro Waldir Pires, não apareceram em público. O presidente da Anac, a agência que regula o setor
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Desconto em Folha

Prezado Sidney, No intuito de auxiliá-lo a informar sua leitora sobre a matéria - Empréstimo em folha de pagamento, tomo a liberdade de apresentar-lhe, anexo à esta, uma matéria que parece ser bastante esclarecedora e confiável. Atenciosamente, Marcos Fonte: UOL NEWS DE 24 DE AGOSTO DE 2006 Para responder a estas perguntas a jornalista Sophia Camargo conversou com o vice-presidente da Anefac, Miguel Ribeiro de Oliveira, e com assessora da direção do Procon-SP, Ana Paula Moraes Satchek. Guia básico do empréstimo com desconto em folha de pagamento 1) Como posso fazer o desconto em folha? Resposta : Em primeiro lugar, o funcionário deve se informar no RH da empresa se é possível contratar este tipo de empréstimo, que exige que haja um convênio entre empresa, banco e sindicato da categoria. Se houver, está habilitada a tomar o empréstimo qualquer pessoa que esteja contratada, não demissionária e que tenha mais de 6 meses de empresa. 2) Como funciona na prática? Resposta : O funcionário
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Embraer

Comunicado São José dos Campos, 17 de julho de 2007 - A Embraer lamenta informar o acidente ocorrido hoje, sem registro de feridos graves, envolvendo um E-Jet EMBRAER 190 operado pela Aero República da Colômbia, numa aterrissagem durante chuva e vento fortes na Ilha de Santa Marta, na Colômbia. A Embraer coloca-se à inteira disposição das autoridades aeronáuticas da Colômbia e está enviando representantes para acompanhar as investigações para apurar os fatores que contribuíram para esse evento. Fonte: Embraer
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Espaço do leitor

Informação e indignação Caro Sidney, hoje fui ao banco Santander para renegociar um empréstimo que tenho junto a este banco descontado em folha de pagamento. Sou professora municipal, portanto funcionária efetiva da prefeitura de Ubatuba, e qual foi minha surpresa quando a atendente deste banco informou-me que os contratos para desconto em folha estavam suspensos por uns 15 dias, porque a prefeitura de Ubatuba passou esta função para uma associação chamada ASPEN, e que daqui para frente qualquer funcionário que quizesse fazer um empréstimo deveria se associar a mesma (ASPEN), e que a mesma até agora só tem convênio com o HSBC e só se consegue empréstimo ja sendo filiado, caso contrário a prefeitura não autoriza. Eu queria a sua colaboração enquanto jornalista sério que é para poder saber quais são os direitos que temos, porque entendo que quando vou a um banco fazer um empréstimo descontado em folha e quem assina além de mim é a prefeitura (alguém do recursos humanos), não preciso de i

Editorial

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O acidente Acidentes acontecem, são coisas dos homens, enquanto houver vida humana haverá acidentes. Acidentes aéreos são diferentes, tocam o nosso imaginário profundo, reavivam as bruxas e os fantasmas que aterrorizaram nossa infância. Desafiar a gravidade ainda é uma temeridade, somos seres frágeis, qualquer descuido e acaba a aventura terrestre. Essa é a origem do medo de voar, tememos o desconhecido, a morte ainda é a maior das incógnitas, um xis imenso, infinito. Sou piloto, voei centenas de horas por esporte, nunca fui profissional, mas sou familiarizado com as coisas dos ares. Apesar da razoável experiência aérea, tenho receio de voar em aviões de carreira. Depois do acidente da Gol minhas ressalvas aumentaram, agora vão aumentar ainda mais. E devo deixar claro que acredito no teorema, não sou místico, confio na tecnologia e na ciência e afirmo categoricamente que os aviões são seguros. Isto é, desde que mantidos corretamente, pilotados com os devidos cuidados e monitorados de f
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