sábado, fevereiro 03, 2007

COMUS

Nota de Repúdio à Prefeitura Municipal de Ubatuba

Os membros da secretaria executiva do COMUS - Conselho Municipal de Saúde de Ubatuba, em vista dos recentes acontecimentos na área da Saúde Pública de Ubatuba, e em relação às posições públicas adotadas pela administração municipal vêm respeitosamente esclarecer que:


1 - Impetrou mandato de segurança e obteve a suspensão da terceirização do Programa de Saúde da Família e outros convênios da Saúde cumprindo suas obrigações legais de controle social na Saúde Pública. A justiça acolheu o pedido baseada em documentos, mostrando com isso a correção dos procedimentos do COMUS. A terceirização na saúde é ilegal, e mesmo que não o fosse deveria ser discutida e aprovada no COMUS.

2 - Todas as decisões foram tomadas baseadas estritamente na Lei. Solicitamos informações sobre destino das verbas dos convênios entre Prefeitura e Santa Casa, sobre o motivo dos atrasos de pagamentos, sobre gastos efetuados pela secretaria de saúde e pela administração interventora na Santa Casa, entre outras, e essas informações tem sido sistematicamente negadas.

3 - Finalizando ressaltamos que todas essas decisões do COMUS foram tomadas pela secretaria executiva e/ou pela plenária do COMUS, de modo coletivo.

REPUDIAMOS assim o posicionamento do Senhor Prefeito e assessoria que querem transformar uma questão legal e legítima em uma questão político-partidária.
Continuamos à disposição para qualquer esclarecimento necessário, inclusive com todos os pedidos de informações pedidos e que não foram respondidos pela prefeitura municipal de Ubatuba.


Ubatuba, 02 de Fevereiro de 2007

Maurício Moromizato - 9718-4647
Guaracira Santos - 9149-8795
Georg W. Mascarenhas
Amarildo Cesário Prado
Laércio Fogal Jr.
Maurício Santos

Nota do Editor - Aproveitando a disposição do COMUS de disponibilizar informações, o Ubatuba Víbora solicita a relação dos médicos da Santa Casa e respectivos salários. A cidade está curiosa, dizem que aqui há salários milionários, maiores do que os que são pagos aos professores titulares da Faculdade de Medicina da USP. Será verdade? Vamos acabar com a fofoca.

Internacional

Assessor admite aliança de Kirchner e Lula para conter Chávez

Apesar das diferenças, argentino estaria mais próximo do colega brasileiro

Marina Guimarães
Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Argentina, Néstor Kirchner, integram uma ação conjunta para evitar o avanço da influência do venezuelano Hugo Chávez na região. A aliança foi confirmada por uma alta fonte do governo argentino ao Estado. Sob condição de manter o anonimato, a fonte afirmou que “não se trata de uma aliança forjada, mas de uma afinidade natural entre Lula e Kirchner”.

O funcionário explicou que “conceitualmente, Kirchner sempre esteve perto de Lula”. No entanto, a fonte recorre à analogia com o futebol para marcar uma diferença básica entre os dois presidentes: “Lula dribla com a esquerda, mas chuta com a direita.”
Leia mais

Problema crônico



Ubatuba é linda. Pena que fede...

Há vinte anos o publicitário e jornalista Paulo Polé fez uma peça com esse título, alertando para o problema do cheiro exalado pelos rios da cidade, na verdade, canais de esgoto a céu aberto. O problema ainda não foi resolvido e só será quando a cidade eleger alguém capaz e que saiba o significado do termo planejamento. Tenho esperanças de que isso um dia aconteça.

Sidney Borges

Foto enviada por Ronaldo Dias. Um alerta sobre a grafia da faixa. O cheiro do Rio Acaraú é mau, não mal, se o rio exalasse Chanel número cinco, o cheiro seria bom, não bem. Um país se faz com trabalho e amor à lingua.

Ubatuba em foco

Nós queremos trabalhar

Jornal “A Semana”
“Deixa o homem trabalhar”. Frase muito usada durante a campanha eleitoral para presidente pode ser aplicada em Ubatuba.
Empresários e profissionais liberais, a beira do estresse total, pedem ao poder público o direito de trabalhar e gerar seu sustento para viver com dignidade.
Nos últimos meses, temos observado uma severa atuação da prefeitura e de outros órgãos fiscalizadores que atuam no município no sentido de regularizar o comércio na cidade. Ação importante e imprescindível para que tenhamos uma cidade organizada, justa e pronta para o progresso. Contudo os caminhos adotados têm gerado indignação e perdas para muitas pessoas.
O fechamento puro e simples de uma empresa na cidade gera imediatamente a diminuição do emprego, piora nossa capacidade de atendimento ao visitante, diminui nossa capacidade de captação de recursos e encerra, muitas vezes, a possibilidade de regularização do comércio em virtude da falência do empresário. Toda ação truculenta passa por cima do direito das pessoas. O que é feito à força fere inevitavelmente alguém. Resultado altamente negativo de ações de força como esta, foi sentido, principalmente nesta temporada.
Leia mais

Notícias da Prefeitura

Notícias do dia 03 / 02 / 2007
  • Sapo-Uba promoveu “Pedágio Solidário”
  • Reforma da Avenida Iperoig leva melhoria a diversos bairros de Ubatuba
  • Ubatuba acelera obras para os Jogos Regionais
  • Projeto Guri de Ubatuba inicia suas atividades nesta semana, dia 6
  • Prefeito Eduardo Cesar comemora com agricultores chegada de trator
  • Prefeito Eduardo Cesar se reúne com Governador José Serra
Leia aqui

Manchetes do dia

Sábado, 03 / 02 / 2007

Folha de São Paulo:
"Cientistas prevêem futuro sombrio para a Terra"
A temperatura da Terra subirá até o fim do século, diz o mais importante relatório sobre o aquecimento global, produzido por 600 cientistas de 40 países. A geleira sobre a Groenlândia pode sumir em milênios, os furacões ficarão mais fortes e o nível do mar subirá pelos próximos mil anos -de 18 cm a 59 cm até 2100. O relatório responsabiliza a ação humana pelo aquecimento global.


O Globo:
"S.O.S. planeta"
Cientistas culpam homem pelo caos no clima. 'É preciso agir já'. Com a divulgação, ontem, em Paris, do relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, da ONU, o que era discurso de ambientalistas radicais se tornou uma agenda urgente e oficial. De acordo com o documento, o homem transformou o planeta e sofrerá nas próximas décadas conseqüências cada vez mais graves das mudanças climáticas, como o aumento da temperatura, a intensificação de tempestades e a elevaçào do nível do mar.


O Estado de São Paulo:
"Aquecimento global é irreversível"
O aquecimento global e as mudanças climáticas chegaram a uma velocidade e com uma violência muito maiores do que cientistas e governantes esperavam. A situação só vai piorar, mesmo com medidas de contenção tomadas imediatamente. Hoje, uma variação fracionária na temperatura é suficiente para desencadear uma série de eventos climáticos extremos, como tempestades, furacões, inundações e secas - até 2100 a Terra pode esquentar 3°C. E a culpa é do homem, de maneira inequívoca.

Jornal do Brasil:

"Apocalipse com data marcada"
O aquecimento climático da Terra é irreversível devido às emissões de gases do efeito estufa na era industrial, e, em função da ação humana, o aumento ficará este século entre 1,8 e 4 graus Celsius, embora não esteja descartado outro salto ainda maior, de entre 1,1 e 6,4 graus.
Estas são algumas das principais conclusões do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), que apresentou nesta sexta-feira seu quarto relatório sobre as bases científicas do aquecimento, que considera "inevitável".

Falha técnica

Um momento só...

Problemas no provedor estão impedindo as postagens. Em breve, esperamos, tudo voltará ao normal, com o Ubatuba Víbora exibindo as notícias que você tanto aguarda. Continue tentando.

Sidney Borges

sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Lendas

Dia de Festa no Mar

Herbert Marques
Dorival Caymmi celebrizou o dia 2 de fevereiro como o dia de Festa no Mar. Dia de Iemanjá, orixá africano emparelhada, pelo sincretismo baiano a Nossa Senhora da Conceição.
Filha de Olokum, a deusa do mar, Iemanjá casou-se com Olofim-Odudua e com ele teve doze filhos, todos orixás, inclusive Xangô. De tanto amamentar seus filhos, ficou com os seios enormes, o que caracteriza suas estátuas nos terreiros. Saindo de suas terras chegou em Abeokutá, onde foi cortejada pelo rei de Xaki, Okere. Aceitou a proposta de casamento com a condição de jamais ser ridicularizada pelo tamanho de seus seios.
Certo dia, Okere, depois de uma bebedeira homérica, voltou para casa titubeante, gritando em altos brados: “Você com seus seios compridos e balouçantes! Você com seus seios grandes e trêmulos!
Ofendida, fugiu em disparada.
Certa vez, antes do seu primeiro casamento, Iemanjá recebera de sua mãe, Olokum, uma garrafa contendo uma poção mágica pois, dissera esta: “Nunca se sabe o que pode acontecer amanhã. Em caso de necessidade, quebre a garrafa, jogando-a no chão.”
A garrafa quebrou-se, e dela nasceu um rio. As águas tumultuosas deste rio levaram Iemanjá em direção ao oceano, residência de sua mãe Olokum. Okere, contrariado, queria impedir a fuga de sua mulher. Querendo barrar o seu caminho ele transformou-se em uma colina e colocou-se no seu caminho. Iemanjá quis passar pela direita, Okere deslocou-se para a direita. Iemanjá quis passar pela esquerda, Okore deslocou-se para a esquerda. Iemanjá vendo o caminho para a casa materna bloqueado, chamou Xangô, o mais poderoso de seus filhos.
Xangô atendendo o pedido de sua mãe, lançou um raio sobre a colina, partindo-a ao meio, dado passagem a Iemanjá que voltou para o ceio de sua mãe, tornando-se a mãe das águas.
Hoje é dia de Iemanjá.
Odô Iyá, Iemanjá. Araramagbá.
“Mãe das águas, Iemanjá, que estendeu-se ao longo da amplidão.
Paz nas águas!
Paz na casa!”
Esta lenda foi colhida por Pierre Fatumbe Verger, babalaô em Kêtu, em sua clássica obra “Lendas Africadas dos Orixás.

hlmarques@terra.com.br

De aves e aves...

DNA das Galinhas, dos patos e, das águias.

...e, convidadas pela escolhida, todas ocuparam aquele terreiro. Terreiro velho, porém, um verdadeiro reino encantado pra elas. Acostumadas, preguiçosamente, a poucos ciscos, encontraram naquele local, abundância de espaço e, infinitas alternativas para ciscar. Cisca daqui, cisca dali... Umas bicadinhas aqui, outras tantas acolá. Não importa o tamanho do papo ou o que encontrar. O que importa é, freneticamente, ciscar. Ciscam. Cabisbaixas por alguma (de) formação ou falta de formação, perambulam desorientadas, para num repente, correr em ¨tiros¨ velozes, primeiro uma, depois todas, tresloucadas, para lá e para cá, quando pensam, ou imaginam, que existe mais uma oportunidade de ciscar. Vez por outra cocoricam. Cocoricam e ciscam! Talvez acreditem que um dia botarão mesmo ovos de ouro. Junto a elas, porém respeitando alguma distância, perambulam, sem ciscar, os patos. Os patos, não estão aptos a ciscar. Porém, usufruem as ciscadas das galinhas que, distraídas com seus ciscos, ou surpresas pelas quantidades das defecadas dos patos (uma a cada passo e, a cada passo uma) abandonam o resultado de seu labor. Do alto, as atitudes das galinhas e, dos patos, são observadas pelas águias. As predadoras, quando saciadas com coisa muito melhor que galinhas e patos, divertem-se com o “balé das penosas”. A ciência ainda não descobriu porque galinhas ciscam, nem ao menos, porque a cada passo os patos defecam. Entretanto, é certo, que as águias enxergam longe. Também é certo que galinhas e patos, por mais que insistam em bater suas asas, não voam. Nunca serão águias. Coisas do DNA.

Ronaldo Dias

Câmara

Uma eleição com dois vencedores

A Câmara dos deputados tem novo presidente. Arlindo Chinaglia ganhou. De quebra, José Dirceu também ganhou e deve estar pensando: desta vez vai. Primeiro ele vai batalhar pela anistia (número 2), depois é difícil prever, quem sabe a prefeitura de São Paulo, a presidência da República, ou o comando do universo. Na juventude Dirceu tentou o poder pelas armas e quase deu com os burros n’água. Seus companheiros do Molipo não foram tão felizes, do grupo só sobrou ele. Depois da anistia (número um) começou o longo caminho do PT. Com persistência Dirceu trabalhou duro até alcançar o tão almejado poder, com a eleição de Lula. Um deslize do operador Waldomiro Diniz quase pôs tudo a perder. Dirceu segurou a onda, mas não teve sabedoria para avaliar a força do adversário e bateu de frente com Roberto Jefferson. Aí a casa caiu. Agora vai começar tudo outra vez. Falem mal de Dirceu, mas não digam que ele é pessimista. Está sempre disposto. Constrói e destrói para construir outra vez. A chegada parece não ter importância. O caminho é que fornece a adrenalina vital. (Sidney Borges)

Esportes

Vem aí os Jogos Regionais

Em julho Ubatuba vai sediar os Jogos Regionais de 2007. A realização dará grande visibilidade ao município, que terá toda a atenção da mídia. Ontem o Prefeito falando no rádio reafirmou a importância dos jogos e os benefícios deles decorrentes. É evidente que um acontecimento de tal magnitude necessita de infra-estrutura. Para quem não sabe, o CRUSP, Conjunto Residencial da USP, onde morou nosso glorioso vice-prefeito, Domingos dos Santos, foi construído para alojar atletas dos Jogos Pan-Americanos de 1963. Barcelona, que foi sede de uma Olimpíada teve a face modificada para sempre por ocasião dos jogos. Assim será com Ubatuba, que terá seu parque esportivo ampliado, dando oportunidade aos jovens da cidade de praticar outras modalidades além daquela em que somos campeões por natureza e vocação que é o surfe. (Sidney Borges)

Requisitos para uma cidade sediar os Jogos Regionais:

a) Pista de Atletismo Oficial com equipamentos completos, de acordo com as provas do programa dos Jogos Regionais;
b) 08 (oito) Ginásios de Esportes e ou quadras cobertas, sendo 02 (dois) com no mínimo 36m x 18m, que serão utilizados preferencialmente para as modalidades de Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol;
c) 01 (uma) piscina oficial aquecida, com 06 (seis) raias no mínimo (caso o Município não possua piscina aquecida a competição será realizada em outro local);
d) 01 (uma) piscina de Biribol oficial, aquecida, medindo 4,00 x 8,00 x 1,30 metros (profundidade), livre de obstáculos até a altura mínima de 4,00 metros, medidos a partir da superfície da água. A piscina não terá quebra ondas, será no nível do solo, com bordas arredondadas.
e) 04 (quatro) quadras de Tênis, nas dimensões oficiais, sendo ao menos uma iluminada;
f) 06 (seis) mesas oficiais de Tênis de Mesa em local que permita a realização da competição, de acordo com as regras da Federação Paulista de Tênis de Mesa;
g) 03 (três) áreas com jogos de tatames para o Judô de, no mínimo, 81 metros quadrados cada uma, tendo ao seu redor uma área de proteção necessária à realização das disputas;
h) 06 (seis) campos de dimensões regulamentares para Futebol, devidamente gramados e com alambrado;
i) 02 (duas) quadra de Areia com as dimensões para Volei de Praia;
j) locais apropriados para realização das provas de Ciclismo (Velocidade e Estrada);
l) local adequado para disputas das modalidades de Damas, Ginástica Rítmica e Xadrez;
m) 02 (duas) canchas de Bocha de acordo com as regras oficiais, e com o mesmo tipo de piso (sintético ou concreto);
n) 02 (duas) canchas de Malha de acordo com as regras oficiais, ambas com o mesmo tipo de piso;
o) local adequado para a competição de Ginástica Artística e com todo o equipamento regulamentar necessário para a realização da competição;
p) local e material adequado para as competições de Capoeira, Taekwondo e Luta Olímpica;
q) 02 (duas) áreas para a modalidade de Karatê, devendo o piso atender as normas da modalidade;
r) instalações apropriadas para alojamento das delegações dos Municípios participantes, dotadas de infra-estrutura para comunicação, segurança e local para instalação de cozinha;
s) instalação apropriada, com montagem obrigatória de alojamento (com cama ou beliche, colchões, cozinha, segurança, chuveiros e sanitários em número adequado, etc), em separado para arbitragem do Comitê Dirigente;
t) transporte Interno para o Comitê Dirigente, sendo 12 (doze) peruas, 01 (um) ônibus e 01 (um) carro. (Fonte: Secretaria Estadual de Esportes e Turismo)

Em Brasília

A quem Chinaglia deve sua eleição

Apoios que foram decisivos para que o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) se elegesse presidente da Câmara dos Deputados:

* Deputado José Mentor (PT-SP), absolvido da acusação de ter sido mensaleiro;

* Ex-deputado Professor Luizinho (PT-SP), absolvido da acusação de ter recebido do publicitário Marcos Valério a "merreca" de R$ 20 mil;

* Ex-deputado José Janene (PP-PR), que escapou de ser julgado sob acusação de ter sido mensaleiro;

* Ex-deputado José Borba (PMDB-PR), que renunciou ao mandato para não ser julgado por envolvimento no mensalão;

* Deputado Waldemar Costa Netto (PR-SP), reeleito depois de ter renunciado ao mandato para escapar de ser julgado sob a acusação de ser mensaleiro;

* Ex-deputado Severino Cavalcante (PP-PE), que renunciou a presidência da Câmara e ao mandato para não ser julgado sob a acusação de ter recebido um mensalinho de um ex-concessionário de restaurante;

* Deputado Antônio Palocci (PT-SP), ex-ministro da Fazenda defenestrado do cargo por ter perseguido um caseiro que o flagrou em lugar onde ele jurou jamais ter posto os pés;

* Deputado Paulo Rocha (PT-PA), que renunciou para não ser julgado como mensaleiro e foi reeleito para mais um mandato;

* Deputado João Paulo Cunha (PT-PE), absolvido da acusação de ser mensaleiro;

* Ex-deputado Pedro Corrêa (PP-PE), cassado sob acusação de ser mensaleiro,

* Ex-deputado Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB, cassado por ter detonado o escândalo do mensalão;

* Ex-ministro José Dirceu, cassado para que Lula salvasse a própria cabeça;

* PMDB do deputado Michel Temer (SP), presidente nacional do partido;

* PSDB do governador José Serra, São Paulo. (Fonte: Noblat)

Notícias da Prefeitura

Notícias do dia 02 / 02 / 2007
  • Campanha Verão Limpo 2007 chega a Ubatuba
  • Ubatuba entra no clima do carnaval, com II Festival de Marchinhas
  • Prefeitura e Sabesp discutem investimentos em Ubatuba
  • Fundart anima a festa, com carnaval à moda antiga
Leia aqui

Manchetes do dia

Sexta-feira, 02 / 02 / 2007

Folha de São Paulo:
"Chinaglia é o novo presidente da Câmara"
No início do segundo mandato, em que espera contar com apoio maciço do PMDB, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá novamente aliados no comando na Câmara e do Senado: Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Renan Calheiros (PMDB-AL) foram eleitos, respectivamente, presidentes das duas Casas. Numa disputa bastante acirrada na Câmara, Chinaglia derrotou Aldo Rebelo (PC do B-SP), no segundo turno, por 261 votos a 243. O apoio das duas maiores bancadas da Câmara - o PMDB e o PT - e os votos da oposição no segundo turno, sobretudo do PSDB, deram a Chinaglia a vitória. (...)


O Globo:
"Acordo com PSDB garante vitória de petista na Câmara"
O líder do governo, Arlindo Chinaglia (PT-SP), foi eleito presidente da Câmara por apenas 18 votos de diferença. Chinaglia teve 261 votos no segundo turno, contra 243 dados a Aldo Rebelo (PCdoB-SP), candidato à reeleição. Votos de parte da bancada tucana garantiram a vitória de Chinaglia no segundo turno. No primeiro escrutínio, foram 236 votos para o petista, 175 para Aldo e 98 para o tucano Gustavo Fruet (PR). Pelo acordo entre o PT e o PSDB, os tucanos apoiaram Chinaglia no segundo turno em troca da primeira vice-presidência da Câmara. Vitorioso, Chinaglia foi cercado por aliados - entre eles, petistas investigados no escândalo do mensalão e o ex-prefeito Paulo Maluf (PP-SP), de quem ganhou um beijo. Chinaglia representa a volta do grupo paulista do PT, o mais atingido pelo escândalo do mensalão. Sua candidatura teve o apoio do ex-ministro José Dirceu.


O Estado de São Paulo:
"Chinaglia vence Aldo por 18 votos"
O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) venceu ontem a disputa pela presidência da Câmara por margem apertada. Foram 261 votos contra 243 de Aldo Rebelo (PCdoB-SP), na segunda votação, depois que nenhum candidato obteve ou superou os 257 votos necessários para vencer em primeiro turno. O resultado apertado na Câmara é sinal da grande divisão na base governista. Apesar da vitória nas duas Casas, o presidente Lula terá agora de trabalhar para reunificar a base aliada, dividida por tensões geradas pela existência de dois candidatos governistas - Gustavo Fruet (PSDB-PR), derrotado em primeiro turno, reunia boa parte dos votos da oposição. O discurso feito por Chinaglia antes da eleição deu sinais de que o petista quer enterrar os escândalos que envolveram governo e base aliada na legislatura passada. "A página da crise está virada, é da legislatura passada".


Jornal do Brasil:
"Voto tucano elege petista na Câmara"
Ao oferecer a Arlindo Chinaglia parte dos votos de sua bancada, o PSDB acabou por assegurar a eleição do petista para a presidência da Câmara. Chinaglia venceu, em segundo turno, por 261 votos contra 243 de Aldo Rebelo. No primeiro turno, obtivera 236 votos contra 175 de Aldo. Renan Calheiros foi reeleito presidente do Senado, com larga vantagem.

quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Blowing in the wind...

Suplicy, o contínuo de si mesmo

Aviso ao senador Eduardo Suplicy (PT-SP): o número que ele executava tão bem, do paspalho simpático e não-doloso, já cansou. Tanto cansou, que só não perdeu a vaga para no Senado para Guilherme Afif (PFL-SP) porque este nunca acreditou que pudesse ganhar. E praticamente não fez campanha. Por que escrevo isso? Suplicy conseguiu “errar” ao votar para presidente do Senado. Havia dois candidatos: ou o homem votava em Renan Calheiros (PMDB-AL) ou em José Agripino (PFL-AL). Teve de pedir uma nova cédula. Se ele não consegue se desembaraçar de uma operação binária, tem de se cuidar, não de ocupar uma das vagas de São Paulo no Senado. Uma criança de dois já sabe distinguir um gato de um prato de mingau. Suplicy é um amostrado. São Paulo tem um senador a menos. A vaga é ocupada por um contínuo de si mesmo. (Reinaldo Azevedo)

Editorial

De crônico a agudo...

Janeiro já era. Começou o mês do carná, ou seja, aproxima-se o início do ano, que no Brasil, todos sabem, começa na semana seguinte ao carnaval. Eu disse na semana seguinte, pois embora o tríduo momesco finde na terça-feira, ninguém deixa de tomar as cinzas na quarta e de descansar na quinta, na sexta, no sábado e no domingo, para na segunda começar a pensar no que vai acontecer, se é que vai acontecer. Depois do almoço, é óbvio.
Este será um ano da maior importância para Ubatuba. O nó górdio da Saúde será finalmente desatado. O problema que era crônico e podia ser contornado com analgésicos mudou de face. Tornou-se um abscesso na iminência de supurar e com isso contaminar irremediavelmente o tecido envolvente, podendo levar o paciente ao óbito. Que fique claro que não estou culpando a atual administração pelo caos, é coisa antiga, entretanto, cabe a ela que herdou o problema e que se elegeu com a bandeira de acabar com o problema, encontrar a solução. A maioria dos ubatubenses depende exclusivamente do atendimento da Santa Casa. Mesmo os mais favorecidos, que têm planos médicos e recursos para serem atendidos em centros maiores, sabem, que em caso de emergência, o primeiro socorro será feito aqui. A crise da Saúde afeta a todos. Está na hora do governo mostrar a que veio.

Sidney Borges

Linha de crédito

Pronaf Mulher

O Vereador Charles Medeiros encaminhou a Luis Carlos Baeta, Assessor da Secretaria de Agricultura Familiar, Órgão do Ministério do Desenvolvimento Agrário, pedido de implantação do Programa Nacional de Agricultura Familiar para as Mulheres – o Pronaf Mulher a ser viabilizado em Ubatuba.
O Pronaf Mulher trata-se de uma linha de crédito específico para mulheres e tem como objetivo reconhecer e estimular os trabalhos das mulheres na agricultura familiar. Segundo Charles Medeiros, não se trata apenas de estimular o crédito, mas também de acompanhar e promover a elaboração de projetos e propostas de trabalhos bem como ajudar a definir a assistência técnica depois de receber o crédito. O programa estimula ainda outras atividades como a produção de pães, bolachas, queijos, turismo rural, artesanatos, costuras entre outras atividades.
Outro item importante, segundo o vereador, é o programa Cirandas do Pronaf para Mulheres, são eventos de capacitação, discussão e construção de compromissos, bem como promover, ampliar e qualificar o acesso das mulheres ao Pronaf. Entre os dias 16 a 19 de Janeiro último, artesãs da agricultura familiar participaram de mais uma edição do Fashion Business na cidade do Rio de Janeiro, onde em parceria com o Sebrae realizaram pela quarta vez do projeto Talentos do Brasil, além da apresentação, houve a troca de experiências entre as participantes de todo o território nacional.
“Acredito muito na parceria saudável, um exemplo para Ubatuba é o programa Luz Para Todos, queremos mostrar ao Programa de Agricultura Federal que temos talento e vontade de trabalhar, principalmente as mulheres, que com incentivo e acompanhamento podem ajudar ainda mais no desenvolvimento de nosso Municipio”, afirma Charles Medeiros.

Fonte: Assessoria Charles Medeiros

Justiça

Bastos deixa cargo na segunda-feira

Por Vannildo Mendes, no Estadão:
Em cerimônia cheia de gestos de apreço de líderes do Judiciário, o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, despediu-se ontem do cargo. 'Estou saindo alegre e com a consciência - para usar o lugar comum - de ter cumprido o dever', contou.
No fim da solenidade, ele disse que não sabe quem é seu sucessor, mas garantiu que sua saída será formalizada segunda-feira, em reunião no Planalto para a qual foi convocado pelo presidente Lula. O mais cotado para substituí-lo é o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro. Mas não está totalmente descartado o nome do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Sepúlveda Pertence.
'O presidente é quem escolhe o sucessor e tenho certeza de que o fará rapidamente, para que eu possa transmitir o cargo', reforçou Bastos. Ele ressalvou que a pasta tem importância estratégica e não pode ficar muito tempo sem definição. 'É um ministério sério, que envolve a reforma do Judiciário, a Polícia Federal, o sistema penitenciário federal, a Força Nacional de Segurança Pública. São muitas coisas que estão andando aqui e não podem parar.'

Maranduba

1ª Feira nacional de artesanato na praia da Maranduba

Nos dia 02, 03 e 04 de março na Praça de Eventos da Praia da Maranduba, a ABAMVITUR – Associação da Baía do Mar Virado para o Turismo da Região Sul de Ubatuba estará realizando com o apoio da SETUR, FUNDART, SUTACO, entre outros a 1ª Feira Nacional de Artesanato.
No intuito de divulgar o nosso artesanato e de conhecer o artesanato de outros locais do Brasil, o evento terá além destas exposições, apresentações musicais, culturais, Praça de Alimentação, estacionamento e segurança.
As inscrições para os interessados estarão abertas a partir do dia 1º de fevereiro de 2007 por e-mail e será cobrada uma taxa mínima de R$ 150,00 e o artesão poderá contar com um espaço de 9m² (3x3) com iluminação, para poder armar sua estrutura e comercializar seus produtos, só serão aceitas inscrições de artesãos credenciados e inscritos na SUTACO (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades) e as vagas somente serão reservadas com o pagamento antecipado.
A 1ª Feira Nacional de Artesanato também contará com uma Praça de Alimentação, onde as vagas disponíveis serão disponibilizadas em primeiro momento para as Associações da Região Sul, que estão inseridas em todo este movimento de divulgação ao Turismo, geração de emprego, entretenimento e desenvolvimento de toda a Região Sul de Ubatuba.
Dúvidas e maiores informações entrar em contato por e-mail
abamvitur@hotmail.com
Não perca esta oportunidade, venha expor sua criatividade!

A novela chega ao fim...

Câmara escolhe hoje presidente em meio à disputa na base

da Folha Online
A Câmara dos Deputados escolhe hoje o novo presidente da Casa para o biênio 2007-2008. Disputam o cargo os deputados Arlindo Chinaglia (PT-SP), Gustavo Fruet (PSDB-PR) e Aldo Rebelo (PC do B-SP) - esse último tenta a reeleição.
A eleição para a presidência da Câmara dividiu a base governista na Casa, já que tanto Aldo como Chinaglia pertencem a partidos que dão sustentação ao governo de coalizão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O desgaste na base ficou evidente nesta semana durante debate promovido pela TV Câmara, quando Aldo afirmou que não "julga prudente nem equilibrado a concentração de poder" nas mãos de um só partido. "Não creio que se deva dar mais força a um único partido. Não julgo prudente para o próprio PT a concentração de poder", disse.
Leia mais

Notícias da Prefeitura

Notícias do dia 01 / 02 / 2007
  • Prefeito e comunidade do Jardim Carolina acertam parceria
Leia aqui

Manchetes do dia

Quinta-feira, 01 / 02 / 2007

Folha de São Paulo:
"Governistas fazem megabloco na Câmara"
Na guerra de nervos em que se transformou a reta final da disputa pela presidência da Câmara dos Deputados, os dois principais partidos da Casa, PT e PMDB, lideraram a formação de um inédito megabloco, reunindo 273 parlamentares -mais da metade da Casa-, para tentar controlar seis dos 11 cargos na Mesa Diretora, além de 11 das 20 comissões. (...)


O Globo:
"País gastou R$ 590 bilhões com juros em quatro anos"
Nos quatro anos do primeiro mandato do presidente Lula, o país gastou R$ 590,6 bilhões em pagamento de juros da dívida. O valor foi bem maior do que os R$ 330,9 bilhões obtidos com o superávit primário (receitas menos despesas antes da quitação de juros). O total despendido com os encargos da dívida supera em quase R$ 90 bilhões os investimentos previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para o segundo mandato de Lula, até 2010. No ano passado, em que houve eleições, todo o setor público - governos federal, estaduais, municipais e empresas estatais - registrou superávit de R$ 90,1 bilhões, cerca de R$ 3 bilhões abaixo do registrado em 2005. Pela primeira vez, o Projeto Piloto de Investimentos (PPI) foi usada para fechar as contas da União. Sem apelar para este recurso, o governo federal não teria cumprido a sua parte na meta fiscal. As correções salariais concedidas a servidores públicos e o reajuste do salário mínimo aumentaram os gastos além do previsto.


O Estado de São Paulo:
"Gastos disparam, mas superávit atinge a meta"
Com maior contribuição de Estados e municípios, o setor público brasileiro cumpriu a meta de superávit primário de 2006, com economia de R$ 90,1 bilhões para pagamento de juros da dívida interna. Esse valor representa 4,32% do Produto Interno Bruto, pouco mais do que os 4,25% exigidos pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Estados e municípios tiveram superávit maior do que o esperado, 1,2% do PIB e isso compensou a menor economia feita pelo governo federal e suas empresas estatais, que atingiu 3,11% do PIB. Na prática, a área federal não alcançou isoladamente a sua meta de superávit de 3,15% do PIB, mas a LDO permitia que isso ocorresse, se parte dos gastos se destinasse ao Projeto Piloto de Investimento (PPI). As despesas com PPI alcançaram 0,14% do PIB em 2006; descontados esses investimentos, o superávit alcança 3,25% do PIB. Esta é, porém, a primeira vez que o governo federal precisa abater os gastos com PPI para cumprir a meta de superávit primário. Os números apresentados pelo Banco Central também mostram que os gastos cresceram acentuadamente em dezembro, com déficit de R$ 6,4 bilhões no mês, o maior desde 1997.


Jornal do Brasil:"Cabral:
"O Rio é um caso de guerra""
O governador Sérgio Cabral, ao analisar a escalada da violência no Rio, admitiu que o crime tem se agravado demais. Cabral anunciou que a Força Nacional já se prepara para entrar na cidade, policiar vias expressas e pode até ocupar favelas.

quarta-feira, janeiro 31, 2007

Homo Sapiens?

D’après Danton

Ontem tive o desprazer de ver imagens chocantes na televisão. Felizmente estava sem o som. Eu havia atendido a uma chamada telefônica e abaixado o volume. Quando dei por mim notei homens sem camisa, ensangüentados. Ao lado deles crianças com muito sangue escorrendo das cabeças para as costas. Uma legenda indicou tratar-se do Iraque. Era uma manifestação religiosa, autoflagelo para agradar a deus. Com todo o respeito às crenças alheias, não consigo imaginar um deus aceitando ser homenageado de forma tão pouco inteligente. Enfim, quando a Bastilha caiu, em 1789, fervilhavam em França as idéias iluministas que mudaram a concepção do pensamento europeu e baniram para sempre a Igreja do centro das decisões. Embora ainda haja entre nós quem viva na Idade Média, (Opus Dei, por exemplo) acreditando em superstições sem sentido, a civilização avançou. Os países árabes, que já tiveram padrões culturais e tecnológicos superiores aos do ocidente, estacionaram e foram suplantados. Lá nunca houve nada parecido com a Revolução Francesa. (Sidney Borges)

Informações turísticas


Esdras, Luis Felipe e deputado Marcelo Ortiz, do PV

Ubatuba recebe Centro de Informações Turísticas Itinerante

Os recursos são do Ministério do Turismo e chegam a Ubatuba pelas mãos do deputado Marcelo Ortiz

Esta matéria foi publicada no Ubatuba Víbora em janeiro de 2006. A AMMA Maranduba nos envia o texto e pergunta onde estará o Centro de Informações Turísticas Itinerante depois de um ano. Nós não temos a mínima idéia. Sugerimos que a pergunta seja feita ao Secretário de Turismo, que certamente é a pessoa indicada para esclarecer a dúvida.
(Sidney Borges)

Através de uma emenda do deputado federal Marcelo Ortiz (PV), a Prefeitura de Ubatuba estará recebendo, dentro de 60 dias, um Centro de Informações Turísticas Itinerante. A boa notícia foi dada ao secretário de Turismo de Ubatuba, Luiz Felipe de Azevedo, pelo próprio deputado na manhã de ontem, sexta-feira, 27 que esteve na cidade acompanhado do diretor executivo de Infra-estrutura turística do Ministério do Turismo, Esdras Nascimento.
O Centro de Informações Turísticas Itinerante, segundo o secretário Luiz Felipe, é uma novidade no Brasil e Ubatuba terá um dos primeiros exemplares. Trata-se de uma van equipada com dois microcomputadores, data-show, telão e várias tendas desmontáveis. “Além de podermos estar nas entradas da cidade e em vários outros pontos do município divulgando o que Ubatuba tem de melhor, poderemos levar a nossa cidade para qualquer lugar em qualquer tempo”, comemora o secretário. “É Ubatuba sobre quatro rodas. Essa mobilidade nos permitirá uma divulgação ainda maior do nosso município a um custo bastante reduzido”, completou.
Para o deputado Marcelo Ortiz, autor da emenda de R$120 mil para Ubatuba e valores semelhantes para as outras três cidades do Litoral Norte, é uma satisfação muito grande poder contribuir para o desenvolvimento turístico destas quatro cidades. “Fizemos estas emendas em 2004, elas foram empenhadas em 2005 e agora estamos comemorando a chegada dos recursos”, disse o deputado que mantém residência de veraneio em Ubatuba. Além destas emendas, Marcelo Ortiz adiantou que já estão em andamento vários outros projetos na área turística para o Litoral Norte.
A informação sobre os novos projetos foi confirmada pelo representante do Ministério do Turismo, Esdras Nascimento. “Estou recebendo das mãos do deputado, hoje, aqui em Ubatuba, projetos de Ubatuba na ordem de R$ 5 milhões e o que depender do Ministério, estes recursos serão liberados, pois o nosso objetivo é profissionalizar o turismo no Brasil e precisamos de bons projetos como este do Centro de Informações Turísticas Itinerante”, afirmou. Pela primeira vez no Litoral Norte, Esdras se mostrou impressionado com a beleza da região. “Como a maioria dos cariocas, desconhecia que o estado de São Paulo tinha praias tão belas. Aliás, algumas de Ubatuba que tive o prazer de conhecer são belíssimas, comparáveis com as melhores do Nordeste. O resto do Brasil e do mundo precisa saber disto”, completou. PMU

Não percam. É grátis, menos a pipoca

Cine Câmara

Fevereiro - 2007

Sexta - 02/02
As Branquelas
12 anos

Sábado - 03/02
Gol! O Sonho Impossível
Livre

Domingo - 04/02
High School Musical
Livre

Tecnologia

O fim do plim-plim. Será?

Bill Gates fez uma afirmativa bombástica em Davos e parece não ter sido compreendido na totalidade. Pelo menos o que foi dito não causou repercussão. Segundo o homem mais rico do mundo, a televisão como conhecemos deixará de existir em cinco anos. Por gostar de tecnologia e buscar o que há de novo na Web, eu já via sinais de que isso, mais dia menos dia, iria acontecer. Quando comecei a trabalhar com computadores, ainda nos anos da década de 1980, a máquina que eu pilotava, um Mac “Classic”, tinha HD de 40 MB e memória Ram de 2 MB. E mesmo assim arrancava interjeições de espanto. Apesar de ser revolucionário, o Mac era impraticável para trabalhar com imagens fotográficas, cujos arquivos são grandes. Depois que migrei para o PC, primeiramente um 486 DX2-66 e posteriormente sucessivos Pentiums, os padrões foram mudando e hoje imagens são fáceis de manipular e colocar na rede. Cinco anos é muito tempo quando se trata de tecnologia digital. O que virá poderá surpreender até mesmo ao mago Bill Gates. Quanto à televisão que há por aí, um dia terá que acabar. É muito ruim. (Sidney Borges)

Riqueza fugaz

A viuvinha assassina

É provável que Adriana Almeida, viúva do milionário da Sena, assassinado, seja culpada. Mas recomendaria especial cuidado na cobertura da mídia.
Adriana é prato feito. Jovem, bonita, casando com um paraplégico depois que ele se torna milionário. É interesseira, tem amante. É a suspeita preferencial. Mas não basta para torná-la criminosa. Tipos como ela, subitamente enriquecida (pelo casamento) e simplória, costumam ser alvo de todo tipo de jogada. Tanto ela pode ser a assassina quanto estar sendo envolvida nisso por pessoas interessadas em chantageá-la. O rico instantâneo é prato preferencial da malandragem, simplesmente porque a cabeça não consegue acompanhar a reciclagem do bolso. São os patos preferenciais. É só analisar o que aconteceu com os integrantes da quadrilha que assaltou o Banco Central no nordeste.
De tudo o que li até agora, fala-se de escutas telefônicas, mas não se revela o teor; fala-se em quebra de sigilo bancário, mas não se informa o que a quebra revelou.
Se estivesse nos meus períodos iniciais de repórter, trataria de começar a investigar outras possibilidades nesse assassinato e nessa incriminação da Adriana, mesmo correndo o risco de não dar em nada. (Luís Nassif)

Saúde

Processo seletivo de Agentes de Saúde em Ubatuba é cancelado

O Conselho Municipal que fiscaliza a Saúde em Ubatuba conseguiu, na Justiça, cancelar o processo seletivo de agentes para o programa Saúde da Família. Os novos funcionários seriam selecionados por uma empresa, e não pela prefeitura.
O aviso é claro: “vagas para agentes de saúde”. O anúncio foi publicado em um jornal de Ubatuba pelo CIAP (Centro Integrado de Apoio Profissional), com sede no Paraná. A organização foi escolhida pela prefeitura para contratar novos funcionários para o programa de Saúde da Família.
Com a decisão, os 63 agentes que atuam na cidade estão com medo de perder o emprego. O advogado Marcelo Mungioli, que representa a categoria, afirma que a medida é inconstitucional e entrou na Justiça para cancelar o processo de seleção.
No dia 25 de janeiro, a juíza da segunda vara cível de Ubatuba, Daniela Pazzeto Meneghine, concedeu liminar suspendendo as novas contratações.
Segundo a secretária executiva do Conselho Municipal de Saúde, instituição que fiscaliza o setor em Ubatuba, a iniciativa da prefeitura de contratar novos agentes teria que ser comunicada ao Conselho. Mas, isso não teria acontecido.
Já o prefeito da cidade, Eduardo César, afirma que não fez o comunicado porque o assunto já foi abordado em reuniões com o conselho. Mas diz que irá acatar a decisão da Justiça.
Os agentes de saúde também reclamam que não estão recebendo o fundo de garantia. Dois holerites, fornecidos por uma agente de saúde, que não quis ser identificada, são referentes aos dois primeiros meses de 2006. R$ 39,66 em janeiro e R$ 36,82 em fevereiro. Mas, pela cópia do extrato, o dinheiro não foi depositado.
O prefeito diz que tem repassado os valores do FGTS à Santa Casa, entidade responsável pelo pagamento dos agentes.
O administrador da Santa Casa de Ubatuba, Álvaro Espínola, confirmou, por telefone, que o FGTS não tem sido depositado devido às dificuldades financeiras da entidade.
Disse ainda que está fazendo uma negociação com a Caixa Econômica Federal para pagar o débito parceladamente.
Na liminar concedida, a juíza da segunda vara cível alega que o município não poderia contratar agentes de saúde sem concurso. Nem por meio de uma organização de interesse público.
(TV Vanguarda)

Ditadura à vista

Congresso venezuelano aprova poderes especiais a Chávez
Presidente poderá governar por decretos em 11 setores nos próximos 18 meses


Agências internacionais / EFE
CARACAS - A Assembléia Nacional (o Congresso venezuelano) decidiu na noite desta terça-feira conceder por unanimidade poderes especiais para que Hugo Chávez governe por decreto nos próximos 18 meses. Os poderes foram pedidos pelo presidente para que ele possa nacionalizar setores energéticos e serviços públicos e impulsionar sua "revolução socialista".
Leia mais

Futurologia

Aquecimento deixará milhões famintos e sem água, diz estudo

Por Rob Taylor Reuters Em Canberra (Austrália)
O aquecimento global fará com que milhões de pessoas passem fome por volta de 2080 e causará grave falta de água na China, na Austrália e em partes da Europa e Estados Unidos, segundo um novo estudo sobre o clima mundial.

Até o final do século, as alterações climáticas farão com que a escassez de água afete entre 1,1 e 3,2 bilhões de pessoas, com um aumento médio de temperatura na ordem de 2 a 3 graus Celsius, segundo relatório preliminar do Painel Intergovernamental para a Mudança Climática.
Leia mais

Notícias da Prefeitura

Notícias do dia 31 / 01 / 2007
  • Prefeitura de Ubatuba melhora infra-estrutura em diversos bairros
  • Pais voltam às aulas antes dos filhos em Ubatuba
  • Secretário de Esportes avalia participação de Ubatuba no Campeonato Paulista de Beach Soccer
  • Escolinha de futebol de mesa abre inscrições
Leia aqui

Manchetes do dia

Quarta-feira, 31 / 01 / 2007

Folha de São Paulo:
"Governo define concessões aos Estados"
O governo está disposto a negociar e atender ao menos 4 das 12 reivindicações apresentadas anteontem pelos governadores para apoiar no Congresso o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e a prorrogação da CPMF (o "imposto do cheque") e da DRU (Desvinculação de Recursos da União). Ontem, em reunião do Conselho Político, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aceitou rediscutir alguns pontos do PAC para incluir contribuições dos Estados, do Congresso e reunificar a base aliada. No entanto, Lula sinalizou que nem toda as reivindicações dos governadores serão atendidas. (...)


O Globo:
"CPMF agora pode cobrir o rombo da Previdência"
Disputada por governadores e prefeitos, parte da verba da CPMF pode ter outro destino. O governo federal estuda usar R$ 8,4 bilhões da contribuição para reduzir o rombo da Previdência, atualmente de R$ 42 bilhões por ano. Por lei, parte da contribuição deveria ir para o caixa do INSS, mas não vai. Considerando os R$ 18 bilhões que o Tesouro também deverá assumir, o déficit do INSS cairia para R$ 16 bilhões. "Não temos condições de abrir mão (da CPMF)", disse a ministra Dilma Rousseff, sobre o pedido dos governadores.


O Estado de São Paulo:
"Mantega admite que INSS terá reforma"
Apesar de garantir que a medida provisória que vai transferir para a conta do Tesouro cerca de R$ 18 bilhões de gastos da Previdência Social é "mero arranjo burocrático", o ministro da Fazenda, Guido Mantega, enfatizou ontem a disposição do governo de fazer mudanças no setor. Suas declarações foram feitas em encontro com 15 analistas graduados de bancos e fundos de investimentos de Londres, no qual Mantega chegou a mencionar o termo "reforma". No Rio, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse que a medida provisória permitirá que os gastos do Tesouro com a Previdência sejam divulgados com maior transparência a partir de agora. "São computadas como déficit previdenciário políticas públicas que não têm nada a ver com Previdência", disse Dilma. Como exemplo, ela citou as aposentadorias pagas por idade e as aposentadorias rurais-seus beneficiários não fizeram contribuições previdenciárias e recebem o que o presidente Lula chamou de "polícia social".


Jornal do Brasil:
"Governo vai alugar a selva amazônica"
O governo federal decidiu assinar este ano contratos de concessão de trechos da floresta amazônica para a iniciativa privada por um prazo de 40 anos. Geógrafos, cientistas, pesquisadores e políticos denunciam que o projeto vai legalizar o processo de desnacionalização da região. Afirmam que representa, na prática, o aluguel de florestas que o governo não é capaz de controlar.

terça-feira, janeiro 30, 2007

Fundart

Fundação elege conselho

A Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) realizou hoje, 30 de janeiro de 2007, eleições para a escolha de coordenadores e suplentes dos grupos setoriais que integrarão o conselho deliberativo em 2007. Foram eleitos e empossados:

Artes Cênicas e Dança

Fernando Moreno – Coordenador
Maria Rita de San Juan Demetrio Zahra – Vice

Artes Plásticas
Bruno Pizzuto – coordenador
Wladmir Ferreira da Silva – vice

Artesanato
Helena Ottoni Tracchi – coordenadora
Dalva Nunes – vice

Fotografia, Cinema e Vídeo
Flávio Sarlo Pizzutto - coordenador
Fábio Amaro – vice

Folclore e Tradições Populares
Luiz Gustavo Ballio de Morais – coordenador
Élvio de Oliveira Damásio – vice

História e Geografia
Denique Moreira de Rezende – coordenadora
Sérgio de Almeida Siqueira – vice

Literatura
Luiz Roberto de Moura – coordenador
Eduardo de Souza Neto – vice

Música
Ernesto Cardoso Júnior – coordenador
Aurora Novello Medina – vice
(Sidney Borges)

Informática

Windows Vista chega hoje às prateleiras inspirado na concorrência

da Folha Online
O novo sistema operacional da Microsoft, o Windows Vista, chega nesta terça-feira (30) às prateleiras de todo o mundo. O lançamento marca uma guinada nos recursos gráficos e na usabilidade do maior produto da empresa de Bill Gates. O Windows mudou sua interface de modo radical, mas não escondeu que se inspira (copia, no bom português) ferramentas de outros sistemas.
Caso da busca de arquivos no repaginado botão "Iniciar", bastante parecida com a do MAC OS X, sistema da Apple. Caso também das abas do navegador IE 7, à la FireFox. O produto chega em seis edições diferentes. O visual arrojado está disponível apenas nas versões Home Premium, Business, Enterprise e Ultimate. As outras duas - Vista Home Basic e Vista Starter - vêm parecidas com o XP. A interface do novo sistema operacional da Microsoft, batizada Aero, tem janelas translúcidas, movimentos esguios de pastas e uma roupagem que, claro, exigem bastante do computador.
Leia mais

Comunicações

A Internet avança

Mais professores norte-americanos vêm usando sites nacionais e internacionais de notícias na sala de aula, o que deixa para trás os jornais que não percebem a importância da Web, constatou um estudo. Dos pesquisados, 57% usam serviços noticiosos via internet em salas de aula com alguma freqüência, informou pesquisa com 1.262 professores, conduzida no final de 2006, e divulgada hoje pela Carnegie-Knight Task Force on the Future of Journalism Education.
Os estudantes não estabelecem relacionamento algum com os jornais, da mesma forma que não o fariam com discos em vinil", disse um mestre. Os sites mais populares são os operados por grandes organizações noticiosas tais como a BBC, New York Times e CNN.com, constatou o estudo. Os professores preferem jornais em papel, mas apenas oito por cento deles afirmaram que os alunos compartilhavam dessa preferência. Entre os entrevistados, 75% declaram que os jornais eram a mídia menos apreciada pelos alunos. (Reuters)

Editorial

Navios de ouro no horizonte...

Em Ubatuba há muito tempo se discute a construção de atracadouros para navios de grande porte. Com isso a cidade teria como atrair os tão decantados e desejados cruzeiros marítimos. O imaginário ubatubense tem como certo que ao fundear em nossas águas as reluzentes embarcações despejarão hordas de turistas ávidos por consumir. Parece bom demais, mas há algumas considerações a fazer. Sem dúvida existem cruzeiros caros e exclusivos, destinados àqueles que gostam de luxo e podem pagar para desfrutar dele. Ubatuba certamente não será visitada por esses viajantes, a cidade não faz parte dos roteiros marítimos tradicionais e os adeptos de cruzeiros costumam ser conservadores, não se dispondo a experimentações. Nossos visitantes virão provavelmente de cruzeiros destinados à classe média, que adora viajar na companhia de cantores decadentes e compra passagens através de financiamentos a perder de vista. Nada contra esses viajantes, são gente como a gente, pessoas de bem, que trabalham duro o ano inteiro, pagam impostos e viajam uma vez por ano. Com o dinheiro calculado para as férias, cada real, cada centavo de real. Ao atracar aqui os navios nos brindarão com cardumes de turistas curiosos simpáticos cheios de interjeições de espanto e pouco dinheiro no bolso. Gente que vai usar a infra-estrutura da cidade e deixar trabalho para as equipes de limpeza, o que terá um custo para o município.
Antes de tomar uma decisão é importante avaliar os prós e os contras. Vamos ganhar ou perder com os navios que aqui aportarão? Está aberto o debate.

Sidney Borges

Notícias da Prefeitura

Notícias do dia 30 / 01 / 2007
  • Ubatuba é alvo de pesquisa do Instituto Polis
  • Matrículas para aprovados no vestibulinho devem ser efetuadas até quarta-feira
Leia aqui

Manchetes do dia

Terça-feira, 30 / 01 / 2007

Folha de São Paulo:
"Estados querem R$ 13 bi para apoiar plano de Lula"
Doze governadores definiram ontem uma lista de reivindicações que podem custar, no mínimo, R$ 13 bilhões por ano ao governo em troca do apoio para aprovar medidas do PAC e a prorrogação da CPMF e da DRU (que permite ao governo gastar livremente 20% do Orçamento). Os governadores querem ficar com R$ 9,75 bilhões da receita da CPMF (equivalente a 30% da receita do chamado imposto do cheque), R$ 1,3 bilhão da Cide (contribuição sobre o consumo de combustíveis destinada a obras em estradas) e R$ 2 bilhões com o resgate de garantias dadas pelos Estados à União. (...)


O Globo:
"Tesouro assumirá R$ 18 bi do rombo da Previdência"
Três dias após reafirmar em Davos, na Suíça, que o déficit da Previdência é política social, o presidente Lula decidiu editar uma medida provisória que irá transferir para o Tesouro cerca de R$ 18 bilhões em despesas. Com isso, o rombo do INSS deve cair para R$ 24 bilhões no regime de aposentadoria de empregados da iniciativa privada. Na prática, o que muda é que o Tesouro assumirá gastos com subsídios a aposentadorias de trabalhadores rurais, domésticos, pequenas empresas e até clubes de futebol. Hoje, as contribuições nesses casos não são proporcionais aos pagamentos de benefícios das categorias, causando déficit.


O Estado de São Paulo:
"Governadores querem mais R$ 15,5 bi para apoiar PAC"
Um grupo de 12 governadores definiu ontem parte das reivindicações que levarão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em troca de apoio ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). No total serão de 12 a 15 exigências; se forem atendidas, representarão R$ 15,5 bilhões a mais nas receitas estaduais. O valor é 26 vezes maior do que os Estados e municípios perderão com as desonerações tributárias concedidas pela Receita Federal em 2007. Os governadores querem, entre outros itens, maior participação na arrecadação da União, alongamento da dívida e uma fatia da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira - 20% para os Estados e 10% para os municípios. "Sabemos que nem toda a lista será atendida", comentou o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB). Os pedidos já foram levados ontem ao conhecimento do ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro.


Jornal do Brasil:
"ONGs sustentam a invasão da Amazônia"
Sob a bandeira do ambientalismo, ONGs internacionais estão servindo de instrumento político de governos e empresas estrangeiras interessados na desnacionalização da Amazônia. Além de agir livremente na região, sem qualquer controle do governo, ONGs como a Greenpeace, WWF, Amigos da Terra e Survival Internacional movem campanhas contra a soberania do Brasil sobre a Amazônia no exterior.

segunda-feira, janeiro 29, 2007

Educação

Chame o doutor, ou melhor, esqueça...

Na Folha de ontem o jornalista Jânio de Freitas teceu comentários sobre a qualidade de médicos recém-formados que passaram por um exame de suficiência. De cada dez, quatro não sabiam direito para que serve o estetoscópio. Pensavam ser enfeite de pescoço, uma espécie de gravata de classe. Acabaram diplomados na indústria de ensino que há por esse Brasil afora. Tendo dinheiro para as mensalidades qualquer um se forma em qualquer coisa, faz mestrado, doutoramento, MBA e o escambau, mesmo que fale menas, seje e não saiba rudimentos da profissão que irá exercer. (Sidney Borges)

Planejamento, coordenação? Isso existe?

Trabalho coordenado e crateras

Enganaram-se. Não vou falar sobre a CRATERA de São Paulo, mas de cratera e craterinhas, muitas delas.
Vindo da cidade pela Rua Salvador Correa, agora um dos principais acessos sentido Centro-Itaguá (além da Avenida Rio Grande do Sul e a rodovia), quase chegando à Rua Liberdade, dei de cara com um desvio, por conta de obras da Sabesp.
No desvio, não há outro jeito, temos que desviar e seguir a direção indicada.
Acontece que esse atalho parece que não agüentou o tranco e está quase que intransitável, todo esburacado.
Sinceramente, não tenho a menor idéia do processo político/técnico/burocrático/financeiro para se iniciar qualquer obra de uma empresa como a Sabesp. Suponho que seja necessário algum planejamento. Suponho também que um dos itens desse planejamento seja um trabalho integrado com a Prefeitura, isso em qualquer município, já que é necessário acionar o departamento de trânsito local para a devida sinalização, entre outras muitas coisas.
Então, será que sabendo de antemão sobre a obra a ser feita, ninguém verificou as condições da via que seria usada para desviar o tráfego? E será que ninguém pensou em dar uma reforçada no asfalto da rua já determinada a servir de escape?
Na Rua da Liberdade há uma faixa da Sabesp pedindo desculpas pelo transtorno. Nem precisava. O bom senso ensina que obras são necessárias para o desenvolvimento de uma cidade e a obra em questão é de pequeno porte. Bom seria que o cidadão sentisse um pouco mais de profissionalismo no resultado geral de um trabalho como esse. É no mínimo enfadonho ter que ficar só reclamando e reclamando, mas o que fazer? Parece que sempre fica faltando alguma coisa!


Miriam Tabarro

Em foco

Crime contra a História

Aconteceu recentemente um fato da maior importância que não pode ser relegado ao esquecimento. Roubaram os originais da biografia do Comissário Dirceu, o Richelieu dos trópicos, o arauto da criação do homem novo, o designer do socialismo tupiniquim. Sentimos muito pelos nossos netos, que jamais saberão como foi planejada e executada a estratégia que colocou o Brasil na posição de maior potência do planeta. O fato em si é grave, por isso daremos algumas dicas ao escritor Fernando Morais, para evitar que tal fato venha a se repetir por ocasião da biografia de Genoino, que vai ressurgir das cinzas para cair nos braços do povo, como previu a cigana do Egito que nasceu em Cariri e faz ponto no Largo da Concórdia, em São Paulo. Caro escritor, apesar da sua resistência à tecnologia, artimanha do repulsivo capitalismo, existe uma coisa chamada e-mail gratuito, que não é tão ruim como parece. Da próxima vez em que o senhor precisar guardar textos originais, abra três contas de e-mail, uma no Gmail, outra no Yahoo e uma terceira no Hotmail. Todos os dias em que o senhor escrever – deve ser no Word - selecione o texto e mude a fonte para MS Outlook e na seqüência mude a cor dos quadradinhos que aparecerão na página para branco. Vai parecer que não tem nada escrito. Depois o senhor deve salvar o arquivo na área de trabalho. Envie um e-mail para uma de suas contas com conhecimento para as outras duas, tendo como anexo o texto recentemente salvo. Use um título sugestivo: “Mary tinha um carneirinho”, por exemplo. Fazendo isso, ainda que o seu computador seja roubado, o Béria de plantão não poderá alterar a mensagem libertária nele contida. E vai ter de quebrar a cabeça para descobrir o que está escrito. Espero ter sido útil. Socialismo ou morte. Fidel é como Elvis, eterno. Abraços de seu leitor.

Sidney Borges

P.S. Caso não funcione, tenho uma receita de tinta invisível infalível, feita com limão e clara de ovo.

E-mails à redação

Carta aberta da vereadora Luciana Machado à população

Venho por meio desta fazer um desabafo público e esclarecer à população de Ubatuba sobre as ultimas noticias a respeito da condenação, dos 4 membros da mesa diretora do Legislativo Municipal de 2005, veiculada em todos os meios de comunicação da região.
Na verdade, ainda, não fui oficialmente comunicada da decisão provisória do Poder Judiciário, isto porque a sentença precisa ser publicada como determina a Lei. É uma situação constrangedora para uma pessoa que nunca respondeu a nenhum processo judicial, em nenhum momento de sua vida. Porém sabemos que quando alguém se propõe a fazer um trabalho sério e transparente ficará refém de críticas e possíveis incidentes.
Leia mais

Opinião

“ELOGIOS MERECIDOS”
Parabéns aos conselheiros do COMUS.

Corsino Aliste Mezquita
Cético sobre o funcionamento da maioria dos conselhos municipais e observador da leniência e fraqueza da quase totalidade dos conselheiros, tanto eleitos como indicados, no cumprimento das funções para as quais foram nomeados, estou gratificado e admirado com o vigor, a energia, o destemor e a clarividência dos conselheiros do COMUS, no cumprimento de seus deveres, na defesa dos direitos de todos os cidadãos à saúde e, também, dos direitos profissionais e trabalhistas dos servidores da SAÚDE, da SANTA CASA e do PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA -PSF-.
Por essas atitudes firmes na defesa da lei e do direito, contra o poder arbitrário daqueles que nem a Constituição respeitam, pelas representações junto ao Ministério Público e ao Poder Judiciário, pelos esclarecimentos à Comunidade Ubatubense, em comunicados e CARTA ABERTA, lhes apresentamos nossos mais sinceros parabéns. É esse o caminho para que as coisas melhorem. A participação efetiva do COMUS, o respeito a sua autoridade e deliberações é fundamental para resolver o insuportável caos a que, segundo as informações que possuímos, chegou a SAÚDE em nosso município.
As veias abertas da SAÚDE não estão sendo mostradas, a público, porque aguerridos médicos e funcionários trabalharam e trabalham diuturnamente, mesmo tendo seus salários e cestas básicas atrasados. Para eles é devido o respeito e o reconhecimento de toda a sociedade. O medo a ferir pessoas dedicadas e responsáveis, o respeito, quase mítico, aqueles que trabalham com enfermos e portadores das mais variadas doenças, muitas vezes em condições desfavoráveis e ambientes inadequados, inibem impulsos e vontades a mostrar o caos que, a cada dia, está se agravando, causado pela inépcia do Executivo Municipal de Ubatuba.
O COMUS deu gritos de alerta, no caos existente na SAÚDE, merece elogios e reconhecimento e deve ser ouvido por todas as forças vivas da sociedade. Mas.... não é só, na SAÚDE, que reina o caos. Alertas semelhantes estão presentes, todos os dias, na imprensa virtual e escrita, denunciando o caos e inúmeras mazelas, na administração em geral, arbitrariedades praticadas, calúnias, processos injustos, supostos vínculos inconstitucionais com igreja, preços, prazos e qualidade de execução das obras públicas, suposto desvio dos recursos da educação e da saúde, Av. Iperoig, Av. Abréu Sodré (Perequê-Açu), Praça Treze de Maio, Piscinão do César, Dengue, Taxa de Bombeiros, Cobertura frustrada da Feira Hippe, porque sustada pelo Patrimônio da União, às vistas de inúmeras ilegalidades, COMTUR, Quiosques, Zona Azul, no Centro e na Ilha dos Pescadores (Decreto n° 4.649 de 20 de dezembro de 2006, etc...etc...etc...)

Esses reveladores, agudos, estridentes gritos de alerta, da corajosa cidadania que, apesar das perseguições, processos, ameaças e calúnias, está presente em nossa cidade, devem acordar, aos Senhores Vereadores, do suposto sono, em que alguns se encontram, “ao som do mar e a luz do céu profundo” de Ubatuba.
Parabéns aos conselheiros do COMUS. Eles merecem. Tomara que os outros conselhos sigam seu exemplo. Ubatuba necessita de sua eficiência.

Manchetes do dia

Segunda-feira, 29 / 01 / 2007

Folha de São Paulo:
"Fiscal da linha 4 é acusado de ligação com empreiteira"
O gerente de construção da linha 4 do metrô de São Paulo, Marco Antonio Buoncompagno, é processado sob a acusação de ter participado de um esquema ilegal de contratações públicas em parceria com uma empreiteira do Consórcio Via Amarela - cujos trabalhos hoje ele é encarregado de fiscalizar. A ação civil pública foi proposta pelo Ministério Público Estadual e ainda não foi julgada - está em fase de perícia.
Nomeado na gestão Geraldo Alckmin (PSDB) para controlar a obra que provocou a maior tragédia da história do Metrô, Buoncompagno, para a Promotoria, foi "favorecido" pela Andrade Gutierrez nos anos 90. Cargo de confiança de Luiz Carlos Frayze David, presidente do Metrô na gestão de Alckmin e mantido na de José Serra (PSDB), Buoncompagno comanda os trabalhos de "gerenciamento e de fiscalização" da construção da linha 4. (...)


O Globo
"Recriada por Lula, Sudam responde a 290 inquéritos"
Extinta em 2001 pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso por ser símbolo da corrupção na administração pública, a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) foi recriada pelo presidente Lula este mês e pode já renascer envolvida nos velhos problemas. A autarquia responde a cerca de 290 inquéritos por desvio de verbas. Mesmo assim, o deputado Jader Barbalho (PMDB-PA), que renunciou ao mandato em 2001, acusado de comandar a corrupção na Sudam, usa sua influência no governo Lula para tentar emplacar o novo superintendente.


O Estado de São Paulo:
"Agroenergia atrai mais capital externo"
Tendo a agroenergia como foco principal, o investimento estrangeiro no agronegócio brasileiro cresce em ritmo acelerado. O índice de Investimento Direto Estrangeiro (IDE), divulgado pelo Banco Central, mostra que o setor recebeu, há dez anos, US$ 568 milhões, ou 6% do IDE total no País. No ano passado, o IDE chegou a US$ 3,5 bilhões ou 16% do total. Marcelo Fernandes Guimarães, coordenador-geral de Análises Econômicas do Ministério da Agricultura, diz que esse valor ainda está subestimado, pois não inclui as aplicações em insumos importantes como fertilizantes, máquinas e implementos agrícolas. (...)


Jornal do Brasil:
"Exclusivo - Amazônia tem invasão confirmada pela Abin"
A questão indígena, a ação das ONGs controladas por estrangeiros e a crescente influência dos EUA sobre os países vizinhos na região amazônica põem em risco a segurança nacional. É o que aponta relatório do Grupo de Trabalho da Amazônia, formado por representantes da Abin e dos órgãos de informações das Forças Armadas e da PF. O documento levanta ainda suspeitas de espionagem na região.

domingo, janeiro 28, 2007

E Lula, com quem fica?

Contra Dirceu, Tarso se alia a Jaques Wagner

Os dois articulam maioria para derrotar ex-ministro no congresso do PT em julho


Wilson Tosta
O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, articula, com apoio do governador da Bahia, Jaques Wagner, uma nova maioria para enfrentar no 3º Congresso Nacional do PT, em julho, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e o setor tradicional do Campo Majoritário, grupo moderado que chefiou até a crise do mensalão, em 2005.Com o conhecimento do Planalto, Tarso faz circular documento acusando o partido de “corrupção” e, embora sem citar Dirceu nem as tendências que ele liderava, responsabiliza-os veladamente pela crise de valores e práticas que quase tragou o petismo. O movimento, que tem simpatia da tendência Democracia Socialista, pede a “refundação” do PT e mudanças na política econômica.“O PT viveu uma crise de corrupção ética e programática, não apenas conjuntural e não apenas decorrente de desvios comportamentais ou de meros abusos de poder e de confiança”, diz o texto “Mensagem ao Partido”, obtido pelo Estado. “Decorreu de um modo de construção eleitoralista e adaptada ao Estado, de afastamento das organizações de base e do mundo do trabalho, de afastamento da utopia socialista.”

Leia mais

Manchetes do dia

Domingo, 28 / 01 / 2007

Folha de São Paulo:
"Indústria começa ano em ritmo lento"
As vendas da indústria estão mais baixas, e os estoques, mais altos do que o previsto para o mês. E não há planos para elevar o emprego no setor. Essa é a constatação de pesquisa inédita da Fiesp, entidade que reúne indústrias paulistas. Segundo o levantamento, batizado de Sensor, o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) deve ter efeito apenas nos setores que forem beneficiados com os investimentos públicos e com a desoneração de impostos.
A pesquisa, criada em junho do ano passado, é o resultado de uma média de pontos estabelecidos para cinco quesitos (mercado, vendas, estoque, emprego e investimento) - 50 pontos equivalem à estabilização. A média dos cinco quesitos alcançou 47,8 pontos neste mês. Para a Fiesp, significa que a indústria registra desempenho pior do que o planejado, apesar de as medidas do PAC já estarem sendo debatidas desde o final do ano passado.


O Globo:
"Dinheiro da habitação só dá para a metade dos projetos"
O pacote do crescimento (PAC) prevê a aplicação de R$ 4 bilhões a fundo perdido para urbanização de favelas e moradia das famílias mais pobres, mas esse dinheiro é suficiente para financiar apenas a metade dos projetos já mandados por estados e municípios. Estão na fila 5.500 projetos, dos quais 90 foram enviados pelo Rio. Favelas cariocas, como a Maré, estão entre os maiores beneficiados pelo programa.


O Estado de São Paulo:
"Se der certo, PAC trará risco de um novo apagão"
Se o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) der certo e a economia crescer a 5% ao ano, o País correrá o risco de enfrentar um novo apagão. É o que diz relatório confidencial elaborado pela Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, informam Lu Aiko Otta e Leonardo Goy.


Jornal do Brasil:
"Amazônia em perigo - A ocupação silenciosa"
Os invasores da Amazônia agem com discrição de monge. Avessos a barulhos, usam como armas as alianças com ONGs. Liderada pelos EUA, a frente de ocupação abrange nações européias e sul-americanas. A presença estrangeira assumiu dimensões alarmantes, adverte um relatório confidencial produzido por serviços de inteligência do governo federal.
 
Free counter and web stats