Manchetes do dia

Sábado, 08 / 12 / 2007

Folha de São Paulo
"Câmara amplia e encerra rodízio em SP no mesmo dia"
A Câmara Municipal de São Paulo decidiu, na mesma votação, ampliar e encerrar o rodízio de veículos na cidade, relatam Rogério Pagnan e Alencar Izidoro. Esses dois projetos estão entre os 96 aprovados na quarta à noite, em apenas seis horas, por acordo entre prefeitura e vereadores. O acordo visou facilitar a aprovação do Orçamento do prefeito Gilberto Kassab, provável candidato em 2008.


O Globo
"Entidades de assistência social não são fiscalizadas"
Apesar de mais de metade das 16.089 entidades de assistência social no país receberem dinheiro público, 35,8% delas não passam por qualquer tipo de fiscalização ou supervisão, e 13,9% só se submetem a algum controle quando têm que renovar sua inscrição. O levantamento, inédito, foi feito pelo IBGE e pelo Ministério do Desenvolvimento Social. Nesse conjunto, estão ONGs, asilos, albergues, centros de atendimentos jovens, idosos e deficientes. Em quase um terço das entidades (32,6%), o dinheiro público é a principal fonte de recursos; 55,7% recebem algum financiamento de municípios, estados ou do governo federal. Outra conclusão da pesquisa é que as instituições estão concentradas nos estados mais ricos do país. Só em São Paulo, são 4.761. Outros estados com destaque são Minas Gerais (2,391) e Paraná (1.780). No Rio, são 956. Em Roraima, só há 8.


O Estado de São Paulo
"MEC promete merenda e transporte no ensino médio"
O Ministério da Educação lança quarta-feira 20 iniciativas para melhorar o ensino médio e superior. Uma delas prevê o emprego de mais R$ 500 milhões por ano em merenda e transporte escolar e no Programa Dinheiro Direto na Escola - que deixa a cargo do diretor a solução de pequenos problemas, como reformas e compra de material. Também será anunciada a criação de duas universidades federais e de bolsas para doutorados e mestrandos das federais. Outra medida, considerada entre as mais importantes pelo governo, é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Alunos de cursos de licenciatura, especialmente nas áreas de química, física, biologia e matemática, receberão para participar de projetos de ensino e didática, nos mesmos moldes dos bolsistas de iniciação científica. Para o governo, é uma maneira de incentivar o interesse pela licenciatura nessas áreas, onde hoje há um déficit de cerca de 250 mil docentes. A previsão é de 20 mil bolsas, a um custo anual de R$ 70 milhões.


Jornal do Brasil
"Crimes caem, mas violência no trânsito cresce no Rio"
As estatísticas oficiais de criminalidade no Estado indicam redução acentuada na maioria dos crimes na capital em novembro, em comparação com o mesmo período de 2006. Caíram o roubo de veículos (menos 36%), homicídios dolosos (menos 22%) e roubo a comércio (menos 29%). Foi maior, no entanto, a incidência de roubo a pedestres (mais 19%), bem como a de lesões corporais (mais 9,9%), e homicídios culposos no trânsito (aumento de 8,7%). A Corregedoria da PM não viu "vínculos" entre 43 agentes do 15º BPM (Caxias), acusados de associação ao tráfico, e os carros luxuosos que foram busca-los quando libertados pela Justiça.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu