Reflexões

As palavras e a política!
Trecho do artigo de Ricardo Lagos no Clarin

Quando as palavras prejudicam a política

1. Há pouco tempo, Saramago disse com muita sabedoria. "Hoje, existe uma espécie de menosprezo por essa coisa tão simples que antes era falar com propriedade. Quando eu era trabalhador, sempre tinhas as ferramentas limpas e em bom estado. Não conheço uma ferramenta mais rica e capaz que o idioma. E isso significa que se deve ser elegante na dicção. Falar bem é um sinal de pensar bem".

2. É lamentável que se esqueça de algo tão elementar. Mais ainda quando alguns empregam os meios de comunicação como forma de relacionar-se entre os Estados. Uma retórica política feita desde a mídia para a mídia. Com o maior respeito por estes, a diplomacia requer um diálogo discreto e, com freqüência, esse diálogo deve ser reservado para que frutifique.

3. Isso se procuramos ser capazes de convencer e não de vencer. Vence-se normalmente com a força e convence-se normalmente com as palavras e a razão.

4. Por detrás de tudo isso, está a sabedoria de saber escutar. Como muito bem disse Bolívar, "quem manda deve ouvir, ainda que sejam as mais duras verdades e, depois de ouvidas, deve aproveitar-se delas para corrigir os erros". Aí está a chave do desenvolvimento do ser humano ao longo de sua história.

5. Aprendamos com o passado. É hora de ter atenção nas palavras, as próprias e as dos outros. (Do Ex-Blog do Cesar Maia)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu