Brasil, país do futuro...

Cartas de Estocolmo
Etanol, combustível sujo?


Sandra Paulsen no Blog do Noblat
É com tristeza que leio num jornal local de negócios a manchete: "O combustível ambiental sujo". A reportagem, publicada hoje, apresenta um retrato horroroso da produção de etanol no Brasil. O jornalista viajou ao Nordeste e a São Paulo para fotografar o combustível "verde" mais comum na Suécia, e o resultado da sua visita não é dos melhores para nossa imagem no exterior.
Primeiro ele apresenta uma usina de etanol em Piracicaba e destaca que funciona à base de carvão. A fotografia que acompanha a reportagem, tirada no local, a pouco mais de 100 km da capital paulista, mostra colunas de fumaça escura subindo em direção a um céu não menos cinza e escuro.
Depois se discute o problema que mais aparece na imprensa local quando se fala do etanol: as condições de trabalho nos canaviais e a vexaminosa vulnerabilidade dos trabalhadores em termos de saúde e habitação.

Leia mais

Nota do Editor - A produção canavieira está associada ao que há de mais retrógrado no patrimonialismo brasileiro, as usinas e os usineiros, velhos clientes do Estado, ao qual contraem dívidas que nunca serão pagas. Não é por outra razão que o Nordeste continua exportando mão de obra barata. As condições de trabalho dos boias-frias são indescritíveis, duvido que o inferno possa ser pior. (Sidney Borges)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu