Ubatuba

Fundart e biblioteca homenageiam seus pioneiros

Celso T. Leite
Durante o mês de novembro a Fundart está comemorando 20 anos de criação e os 40 anos da Biblioteca Municipal “Ateneu Ubatubense”, ocasião em que serão homenageadas as pessoas que tiveram participação direta na implantação e consolidação desses dois importantes pólos culturais.
De acordo com a programação, no dia 26, segunda-feira, às 9:00h, na Biblioteca Municipal, haverá o descerramento de placa bem como a colocação da foto de Jenny dos Santos Aguiar, a pioneira que com esforço pessoal e dedicação conseguiu atender ao pedido do prefeito Ciccillo Matarazzo e tornar a biblioteca uma realidade. Na seqüência, também nas dependências da biblioteca, será aberta a exposição de artesanato de Benedito Felipe de Oliveira, mais conhecido por Mudinho, que na década de 60 marcou presença na cidade como autor de peças artisticamente trabalhadas tendo como tema principal o mar. Carros de boi, índios, etc. também são retratados com perfeição respeitando o movimento de seus personagens. Pinturas a óleo de sua autoria estão incluídas na exposição. Todo este acervo foi disponibilizado pelo artesão Marcos Teixeira Leite, seu amigo e contemporâneo que conseguiu restaurar a obra de Mudinho.
No dia 30, sexta-feira, a partir das 18:00h, quando se comemora os 20 anos de criação da Fundart a programação se inicia com a apresentação da Lira Padre Anchieta e o descerramento de uma placa defronte o Sobradão do Porto. Um áudio-visual contendo depoimentos dos ex-presidentes da Fundação será projetado no auditório do Sobradão bem como uma galeria de suas respectivas fotos. ”É gratificante estar à frente da Fundart neste momento histórico quando podemos reconhecer o trabalho de tantas pessoas que lutaram pela preservação e desenvolvimento de nossa cultura”, diz Pedro Paulo T. Pinto, presidente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu