Ubatuba em foco

Tentativa de impedir a voz popular

Solidariedade à Da. Cida, por seu excelente artigo “Que Democracia é esta?”. (*)

Realmente não há muitos políticos, em seu verdadeiro sentido, em Ubatuba. Da. Cida ( Maria Aparecida da Cunha) é certamente uma destas poucas pessoas que tem consciência do que é “política “, no seu sentido puro, pois poucos são os que se manifestam ao público, sobre matérias importantes para a comunidade, de maneira autêntica, descomprometida e independente. Esta matéria é uma lição para os que podem compreendê-la que, infelizmente não são muitos. Seus comentários são incontestes, pois verdadeiros, e a ação que se propõe fazer, sem duvida é extremamente adequada e corajosa. Há certamente uma tentativa de enganar a população, como se a população não tivesse senso crítico, capacidade de pensar e discernir a verdade dos fatos. Como exemplo, pode-se citar o caso de uma pessoa, representante da Santa Casa de Ubatuba no Conselho Municipal de Saúde-COMUS-UBATUBA, que, despudoradamente, imaginando-se a coberto por suposta impunidade, fez declarações caluniosas e injuriosas à outra pessoa, que tem apresentado ao público a calamitosa situação da administração da Santa Casa de Ubatuba, a qual não estava presente à reunião para se manifestar a respeito do que foi dito, como lhe garante a nossa Constituição Federal.

A irresponsabilidade e inconseqüência são tão grandes, que essa pessoa caluniadora se esquece, e procura ignorar, que os fatos que acontecem em nossa Cidade e na Santa Casa de Ubatuba tornam-se públicos, pois há testemunhas que presenciaram os fatos e, portanto, sabem qual é a verdade. Vivemos em meio à relativa impunidade, a qual cria a oportunidade para que essas pessoas sejam irresponsáveis, inconseqüentes e covardes, pois falam nas costas, na ausência da pessoa caluniada. No entanto, essas pessoas têm filhos e que vivem em uma comunidade que é bem diferente delas, e que, portanto, tem senso crítico e valores morais, e que, por conseqüência, faz seu próprio julgamento e forma seu conceito sobre esses caluniadores. Mas, a Justiça tarda, mas não falha. Seus filhos logo saberão os pais que têm... saberão os valores que seus pais não tem e a conduta indigna que assumem.

É chegada a hora de que as pessoas de bem não só se manifestem como faz Da. Cida, mas, principalmente, que AJAM, pois, desta forma, as conseqüências virão.
O mesmo que se está tentando fazer com a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Ubatuba, está se tentado fazer com o Conselho Gestor da Santa Casa de Ubatuba, mas não terão sucesso, embora procurem fazer que as pessoas não possam se expressar e serem ouvidas, com a liberdade que lhes é atribuída e garantida pela Constituição Federal.
Usam impropriamente a expressão ” Controle Social”, demonstrando que não conseguem entender o que ela significa, nem como está prevista na Lei. Mas a população não se ilude, pois sabe distinguir onde está a verdade.

Parabéns, mais uma vez a Da. Cida, por sua iniciativa e ação, que deve ser tomada como exemplo e estímulo para as pessoas realmente responsáveis e conscientes, para que também cumpram seu papel, demonstrando que não se deixam enganar nem iludir de maneira tão chã, ridícula e imprópria, como se esta fazendo.

Há muitos que falam muito, fazem discursos empolgados, criticam os que estão errados, mas que não fazem nada, não tomam ação nenhuma, ficando passivamente esperando que as coisas se resolvam por si mesmas ou que alguém o faça por elas. É uma atitude muito cômoda, embora se esqueçam que são tão culpados quanto aqueles que criticam e até mais ainda, pois são covardes e acomodados, irresponsáveis por sua omissão...

Por que, na Câmara Municipal e na administração da Santa Casa de Ubatuba, se tem medo de que falem sobre o que estão fazendo? Por que se tenta impedir a livre expressão, garantida pela Constituição Federal, para que não se fale sobre o que se está fazendo?
Aqueles que assim estão agindo não tem coragem de explicar a população porque estão querendo esconder, do conhecimento de todos, aquilo que estão fazendo. Por quê? Será porque sabem que estão errados no que fazem? Seria porque não tem a coragem de assumir o que fazem?

Há outras, entre muitas, dúvidas que a população tem o Direito de ser esclarecida. Por qual razão não foi aceita a oferta feita pelo Dr. Waldomiro Monforte Pazin, Diretor Técnico de Serviço da Divisão de Neurocirurgia Funcional do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP, de equipamentos de salas de cirurgia que havia sido recentemente substituídos por equipamentos mais modernos, em junho de 2006, durante a visita que lhe foi feita por Quésia Kamimura, Jardelina Abreu e Guaracira Santos, com o propósito de conversar sobre possível convênio do HC-FMUSP com a Santa Casa de Ubatuba. Deve ser explicado, também, porque ainda não foi utilizada a verba de R$500.000,00 disponibilizada pelo Deputado Federal Clodovil Hernandes para a Santa Casa de Ubatuba, em 20 de agosto de 2007, para a aquisição de máquina (usina) para produzir oxigênio e outros equipamentos para o Hospital!

Por existir tantas dúvidas sobre a administração da Santa Casa de Ubatuba, não podemos deixar de indicar como exemplo a matéria publicada no Guaruçá do dia 07/11/07, sob o título “Parabéns à Santa Casa”(CASA DE SAUDE STELLA MARIS, de Caraguatatuba), por Dorcas dos Santos Góis e familiares.

Elias Penteado Leopoldo Guerra

(*) matéria publicada no Ubatuba Víbora, de 6 de novembro de 2007, na revista eletrônica “Guaruçá”, de 7 de novembro de 2007 e no Litoral Virtual, de 7 de novembro de 2007).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu