Mutirão



Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias apresenta resultado

A organização do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, realizado no dia 15 de setembro em várias cidades do Estado de São Paulo, totalizou o resultado do trabalho de seus 2147 voluntários.
Em Ubatuba, 263 pessoas recolheram 114 quilos de lixo em diversas praias da cidade. Os itens mais encontrados foram os sacos plásticos (3992 unidades) e as bitucas de cigarro (5203), seguido por canudinhos plásticos (1558), embalagens de alimentos (667), e copos, pratos e talheres plásticos (665). Tampinhas de garrafa, garrafas PET, anéis de latinhas, palitos de sorvete e cordas de nylon também foram recolhidos em grande quantidade.
Nas outras cidades participantes (Bertioga, Praia Grande, Jundiaí, Caraguatatuba, Ilhabela, Ribeirão Preto, São Sebastião, São Vicente, Ubatuba, Cananéia, Santos e Itanhaém) foram recolhidas mais de 10 toneladas de lixo. Os itens mais encontrados também foram os sacos plásticos, bitucas de cigarro, palitos de sorvete, embalagens e utensílios plásticos. A área abrangida pelos voluntários totalizou 102 km. de extensão, entre praias, mangues, costeiras, rios, lagos e área submersa.
Para o coordenador estadual Caio Marco Antonio, presidente da ASSU-Ubatuba, “esse resultado mostra que a sociedade brasileira está distante de um padrão aceitável de respeito ao ambiente. Por outro lado, percebemos um interesse crescente em mudar essa situação”.
A promoção do evento deste ano, em Ubatuba, foi do Coletivo das Entidades Ambientalistas de Ubatuba (CEAU). Teve o patrocínio da Tetrapack, Coca-Cola e Johnson&Johnson, e o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Secretaria de Turismo. A ASSU-Ubatuba coordenou o DMLRP no Estado de São Paulo.
Desde seu início, mais de 35 milhões de pessoas de 120 países participaram da campanha. E cerca de mil mutirões subaquáticos aconteceram em cem países, com 900 mil mergulhadores.
Os dados contabilizados serão enviados para o Centro de Conservação dos Oceanos para análises estatísticas e depois encaminhados a IOC - Comissão Intergovernamental Oceanográfica, da ONU. Com esses resultados mundiais, a IOC pode convencer os países a se tornarem signatários do Tratado Internacional de Controle de Poluição Marinha (Marpol Treaty). (
jrsegantini@terra.com.br)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu