Manchetes do dia

Domingo, 11 / 11 / 2007

Folha de São Paulo
"Em SP, 13% dos professores estaduais faltam a cada dia"
Ausência em colégios privados é inferior a 1%; docentes alegam más condições.
O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, 63, disse em entrevista a Sérgio Dávila que, se quiser assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, o Brasil tem de aumentar sua base de apoio entre os países-membros. O sul-coreano, que chega hoje ao país, afirmou que o programa brasileiro do etanol é um "exemplo", minimizando as críticas de Jean Ziegler, relator da ONU para a fome.


O Globo
"Exército: 78% dos tanques têm mais de 30 anos de uso"
Com equipamentos obsoletos e carência de reaparelhamento, as Forças Armadas estão ativando seu lobby no Congresso para obter verbas. No Exército, 78% dos blindados em operação têm mais de 34 anos de uso. Na FAB, só 37% das aeronaves estão em condições de voar. Mas a situação mais dramática é a da Marinha: desde 1999, foram desativados 22 navios, substituídos por apenas dez.
Até 2010, mais 17 navios deixarão de operar, informa relatório da Marinha enviado ao Congresso. A Força tem cinco submarinos, que precisam ser reformados. "Temos que ter Forças Armadas perfeitamente armadas", diz o comandante da marinha, Júlio Soares de Moura Neto. O Orçamento de 2008 prevê R$ 9,3 bilhões para as Forças Armadas. Pesquisadores do setor de defesa criticam a falta de transparência nos gastos militares.


O Estado de São Paulo
"Brasil enfrentará mais 4 anos de escassez de gás"
Embora tenha anunciado, na quinta-feira, a descoberta de reservas gigantescas de petróleo e gás na Bacia de Santos, o Brasil não conseguirá resolver, no curto prazo, a crise de abastecimento de gás natural. A demanda pelo produto deve se manter aquecida nos próximos anos e a Bolívia, principal fornecedora, não considera o Brasil cliente prioritário. A diretora de Gas e Energia da Petrobrás, Maria das Graças Foster, nega que haja crise no abastecimento de gás, mas especialistas advertem para o risco de novos episódios de suspensão da entrega do produto, como ocorreu há menos de duas semanas.
"Até 2011, teremos que viver como equilibristas", compara o consultor Adriano Pires, do Centro Brasileiro de Infra-Estrutura. Sem gás para manter o crescimento de 10% ao ano, o Pólo Cerâmico de Santa Gertrudes, responsável por 65% da produção de cerâmica de revestimento do País, se prepara para congelar investimentos em 2008.


Jornal do Brasil
"Dispara o uso de ecstasy"
Durante 2006, a Polícia Federal apreendeu 19 mil pílulas de ecstasy em todo o Brasil. Nos 10 primeiros meses de 2007, o número subiu para assustadores 157 mil. O "JB" conversou com dependentes da droga internados em clínicas do Rio, com diárias de até R$ 400. "Na hora, é a melhor coisa do mundo, mas depois a depressão é horrível. Vendi celular, videograme e outras coisas para sustentar meu vício", conta um deles.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu