Manchetes do dia

Sexta-feira, 09 / 11 / 2007

Folha de São Paulo
"Petrobras anuncia megacampo de petróleo"
A Petrobras anunciou que o campo de Tupi, na bacia de Santos (SP), tem um volume estimado de até 8 bilhões de barris de petróleo e gás natural, que pode representar até 60% de tudo que o país já descobriu. Segundo a estatal, as reservas do Brasil somam 14,4 bilhões de barris. Dilma Rousseff, potencial candidata à sucessão presidencial, fez o anúncio.


O Globo
"Governo diz que descoberta fará país virar exportador de petróleo"
Anunciada pela Petrobras em julho de 2006, a descoberta de megacampo de petróleo na Bacia de Santos foi apresentada ontem pela ministra Dilma Rousseff como a mais importante da história da empresa. Só com uma das áreas, seria possível aumentar em mais de 50% as reservas de petróleo e gás, tornando o Brasil um dos maiores exportadores, junto com a Venezuela e os países árabes. O anúncio tira o Planalto do noticiário negativo da crise de energia e da falta de gás e, segundo informa Ancelmo Góis, reflete luta interna para impedir que grupos estrangeiros assumam áreas vizinhas à descoberta. Cauteloso, o diretor de Exportação e Petróleo da Petrobras, Guilherme Estrella, disse que a descoberta "dá robustez" à hipótese do megacampo, "mas ainda é uma hipótese". A Petrobras ON subiu 14,45%, valorizando a empresa em R$ 40 bi.


O Estado de São Paulo
"Descoberta da Petrobras deve aumentar reservas até 2005"
A Petrobras anunciou ontem a descoberta da maior jazida de petróleo do Brasil, com volume estimado entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris, na Bacia de Santos. O bloco, temporariamente chamado de Tupi, tem potencial para aumentar em mais de 50% as reservas brasileiras, calculadas em 14,4 bilhões de barris. Mas a previsão é de que só comece a produzir sem seis ou sete anos. O megacampo tem óleo leve, de qualidade superior e valor maior do que o que vem sendo extraído. A área é operada pela Petrobras, que é majoritária (65%) numa parceria com a britânica BG (25%) e a portuguesa Petrogal-Galp Energia (10%). "O Brasil pode passar da categoria de nação intermediária ou pouco significativa na produção de petróleo para outro patamar", disse ontem a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. "Reservas como esta podem transformar o Brasil num país exportador de petróleo". A Petrobras informou também que há indícios da existência de mais jazidas do mesmo porte. Segundo o presidente da empresa, José Sérgio Gabrielli, confirmados esses blocos, o Brasil passará a integrar o grupo dos nove países que mais possuem petróleo. Hoje, o País está na 24ª colocação. A Petrobras informou já deter tecnologia para extração de petróleo em águas profundas, como o de Tupi, mas lembrou que o custo é muito alto.


Jornal do Brasil
"Brasil descobre campo gigante de petróleo"
A Petrobras anunciou a descoberta da maior reserva de petróleo e gás da história do país, na Bacia de Santos, capaz de produzir de 4 a 8 bilhões de barris de óleo só numa jazida. Avaliada em US$ 48 bilhões, tem a metade de todas as reservas dos últimos 50 anos. Com isso, o Brasil ficará entre os 10 grandes produtores mundiais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu