Educação

Ciclo de palestras é uma das atrações da VIII Mostra Cultural da Cooperativa Educacional de Ubatuba

Escola promove encontro com o psicólogo Yves de La Taille, Professor titular da Universidade de São Paulo; e com a bióloga, educadora e consultora em minimização de resíduos, Patrícia Blauth

A Cooperativa Educacional de Ubatuba realiza neste final de semana o evento mais aguardado do seu calendário escolar, a VIII Mostra Cultural. Serão três dias de programação cultural, incluindo sarau, teatro, apresentações musicais, oficinas de reutilização de garrafas PET e de bonecos, exposição dos Projetos Educacionais e palestras. O evento é gratuito e aberto à comunidade.
Entre as atrações, um dos destaques será a palestra do renomado psicólogo Yves de La Taille, que falará sobre “Limites: Dimensões Morais e Éticas”. Todas as escolas públicas e particulares foram convidadas e poderão enviar um representante, pois as vagas são limitadas.
La Taille nasceu na França, mas desde criança vive no Brasil. Professor de Psicologia do Desenvolvimento Moral na USP, é autor de “Limites: Três Dimensões Educacionais” (editora Ática) e co-autor dos livros “Piaget, Vygotsky, Wallon: Teorias Psicogenéticas em Discussão, Indisciplina na Escola” (Summus Editorial) e “Cinco Estudos de Educação Moral” (Casa do Psicólogo). Investiga o desenvolvimento moral desde a década de 80 e é um dos especialistas mais respeitados do país nessa área.
Segundo ele, a crise moral e ética atinge tanto a escola quanto as famílias, e uma empurra a responsabilidade da educação das crianças para a outra. “Muitos professores acusam os pais de não darem, por exemplo, limites a seus filhos, e muitos pais acusam a escola de não ter autoridade e de não impor a disciplina”, diz. Para ele, ambas as instituições são fundamentais para a educação moral e a formação ética. “Logo, devem trabalhar em cooperação, completando-se mutuamente”, afirma.
A programação também inclui a palestra da bióloga, educadora ambiental e consultora em minimização de resíduos, Patrícia Blauth. Integrante da equipe que em 1989 implantou em São Sebastião o então pioneiro programa de separação domiciliar de lixo para coleta seletiva, Patrícia trabalha com consultoria e faz parte da empresa Menos Lixo – Projetos e Educação em Resíduos Sólidos, planejando toda a estrutura necessária para a coleta seletiva em condomínios residenciais e comerciais. A escola Cooperativa é pioneira na discussão da questão do lixo com seus alunos de todos os ciclos – da Cooperativinha ao Ensino Médio –, tem um programa de coleta seletiva implantado com sucesso há mais de três anos, mas amplia esse debate com toda a sociedade. Para a escola, reduzir, reaproveitar e reciclar não bastam. É preciso repensar os atuais padrões de consumo e descarte, responsáveis pelo acúmulo de lixo, que traz conseqüências cada vez mais desastrosas ao meio ambiente e à saúde pública.

Confira a programação da VIII Mostra Cultura da Cooperativa Educacional de Ubatuba:


Dia 22, quinta-feira

19h00 - Sarau Literário

Dia 23, sexta-feira

18h00 – Abertura Oficial – Apresentação Musical – Sexteto Caiçara

18h30 – Palestra: Um Encontro com seu Lixo, com Patrícia Blauth (bióloga, educadora e consultora ambiental) - Oficina de reutilização de garrafa PET, com Vanessa Villac – Oficina de bonecos, com Regina Monte Mor.

21h00 – Canto e Prosa: A importância do resgate, preservação e difusão da Cultura Caiçara, com Luiz Perequê (poeta e cantor nascido em Paraty, reconhecido pela importância e dimensão de sua obra).

Dia 24, sábado

16h00 – Abertura da Exposição dos Projetos Educacionais

20h00 – Palestra: Limites: Dimensões Morais e Éticas, com Yves de La Taille (Professor Titular da Universidade de São Paulo, na cadeira de Psicologia do Desenvolvimento Moral).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu