CPMF

Caro Sidney:

Obrigado por colocar o e-mail sobre cpmf no blog.
A intenção de distribuir o artigo é pelo interesse na saúde pública. Como nós bem conhecemos aqui em Ubatuba, na hora de uma epidemia, como a da dengue, não há plano de saúde ou conta bancária alta que livre o cidadão do mal. Por isso a importãncia da saúde pública e coletiva, que tem que ser financiada. Nesse quesito, a CPMF continua sendo usada pela saúde e o que houve foi que quando foi aumentada (não por Lula) para o,38%, o aumento não foi usado para a saúde. Sei com conhecimento de causa que a saúde pública precisa de financiamento (vide nossa Santa Casa, nossos postos de saúde, nossa falta de medicamentos, de saúde bucal, de exames e especialistas) e nesse momento, com qualquer ideologia que se esteja comprometido, é impossível e indefensável acabar com a cpmf de maneira abrupta. Para despartidarizar o assunto, vale ressaltar que o atual ministério da Saúde pertence ao PMDB, dentro da coligação de sustentação do mandato de Lula.
A fiscalização do uso dos impostos é que deve ser acirrada e para isso temos que exercer nossa cidadania. Aliás em Ubatuba, no Brasil e em todas as áreas. A resolução do problema da corrupção e do mal uso do dinheiro público passa pela punição de corruptos e principalmente de corruptores, com todo o direito a defesa que um regime democrático tem, além de controle social pelos cidadãos. O debate pela diminuição dos impostos prejudica essa questão (do combate á corrupção), na medida em que desvia o foco do assunto, distorcendo os fatos e confundindo corrupção com altos impostos.
Seu próprio comentário vai nesse sentido, ao não comentar o imposto e sua validade e sim o PT e suas ações. Por isso, focando no assunto CPMF e Saúde Pública, precisamos da aprovação CPMF, ao menos por enquanto. O fato de ser um imposto insonegável (cpmf), para ser usado na fiscalização da receita federal e do ministério da fazenda é também um fator positivo, apesar de secundário.
Ao Ubatuba Víbora e aos leitores que estiverem interessados em debater esses e outros assuntos, encontro-me sempre disponível e disposto para discussões sérias e que visem o real interesse público, de Ubatuba e/ou do Brasil enquanto nação.

Forte abraço,

Maurício Moromizato
(mauriciomoromizato@uol.com.br)
ex-presidente da Associação dos Cirurgiões Dentistas de Ubatuba
ex-presidente do Conselho Municipal de SaúdePresidente do PT em Ubatuba


Nota do Editor - Caro Maurício, o Ubatuba Víbora nasceu com a finalidade de instigar o debate. Eu não questiono a CPMF, sou e sempre fui a favor. Quem se posicionou contra o imposto foi o PT, que, aliás, se posicicionou contra quase tudo o que usa hoje. O poder muda homens e partidos. De um dia para outro o que era ruim ficou bom. Como cidadão defensor da democracia e como alguém que luta pela diminuição das desigualdades, pagarei o imposto sem opor objeções. Quanto ao fato da Saúde estar com problemas eu concordo, no tempo do Serra era bem melhor. Abraços e saiba que embora haja divergências em detalhes, nossas aspirações políticas têm muitos pontos em comum. (Sidney Borges)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu