Confundindo alhos com bugalhos

Mais respeito, seu Lula!

Lula está zoando com a cara da gente

Vocês lembram do que ele disse ontem quando provocado por jornalistas sobre a reforma da Constituição na Venezuela que permitirá a reeleição indefinida do presidente Hugo Chávez?
Ele disse assim:
- É engraçado. Já vi a Margaret Teacher ser eleita tantas vezes Primeira-Ministra. O Helmut Kohl (Chanceler da Alemanha entre 1982 e 1998) ficar tanto tempo. Nunca vi ninguém perguntar se vários mandatos sucessivos era ruim.
O regime de governo inglês é parlamentarista. O primeiro-ministro fica no cargo enquanto contar com a confiança da maioria do parlamento. O regime alemão também é parlamentarista.
No presidencialismo, o presidente pode ser um desastre completo e ainda assim governará por um determinado período de tempo. É razoável que seja assim, tal a soma de poderes que concentra.
Um primeiro-ministro não concentra tantos poderes. E corre o risco de perder o emprego de uma hora para a outra.
Antigamente, mas muito antigamente, os presidentes norte-americanos podiam se releger quantas vezes o povo quisesse. Isso mudou. Eles têm direito a uma única reeleição. E estão impedidos para o resto de suas vidas de voltar à presidência.
O impedimento não existe entre nós.
Lula sabe as diferenças entre os dois sistemas de governo. E conhece as razões que as sustentam.
Mesmo assim respondeu à pergunta como se fôssemos um bando de idiotas ou ignorantes.
Quando os jornalistas puxaram o assunto da reeleição sem limites no Brasil, Lula então sacou a resposta pronta que não quer dizer muita coisa:
- O Brasil não pode brincar com uma coisa chamada democracia.
Ora, a Venezuela está brincando com a democracia ao permitir a reeleição indefinida?
Se está, mas Lula não pode dizer para não ser acusado de se intrometer em assuntos de outro país, também estava dispensado de agradar Chávez comparando a situação dele com a de Teacher e a de Kohl.
É como comparar laranja com abacaxi. (Ricardo Noblat)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu