Rio da Prata

Comunidade em ação – Projeto que vem para ficar

A partir do mês de agosto, toda 1ª semana do mês, acontece o mutirão de limpeza em todo o bairro do Rio da Prata, através de sua associação de bairro, visando extinguir focos e criadouros de mosquito e ratos.
Foi feito pela associação, com certa dificuldade, folheto explicativo sobre o projeto, e entregue de porta em porta, convidando o povo e conscientizando sobre o valor do meio ambiente limpo e saudável para a saúde das pessoas, além de um visual mais bonito para o bairro e o valor do trabalho coletivo.
Também é recolhido óleo usado no bairro e feito sabão que é distribuído aos participantes interessados. Há ainda o aproveitamento de material reciclável como jornais, revistas, garrafas plásticas, que a própria associação usa, ensinando artesanato na comunidade para jovens adultos e crianças.
Após a catação e separação do material recolhido, o restante é vendido e o lucro é repartido entre os participantes do dia, num incentivo ao catador.
A Associação espera contar sempre com a ajuda das Secretarias de Meio Ambiente e da Saúde, na ajuda de material descartável para a coleta (luvas grossas, sacos). Também há necessidade de container para o depósito do material, o que facilitaria mais a coleta.
A associação ressalta a importância do trabalho, visto a grande quantidade de material que foi recolhido de bueiros entupidos, rios, valetas, terrenos baldios, etc.
Enfim, uma comunidade humilde que serve de exemplo a Ubatuba


Maria do Carmo
rdprata@yahoo.com.br
Associação dos Moradores e Amigos do Rio da Prata

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu