Manchetes do dia

Terça-feira, 09 / 10 / 2007

Folha de São Paulo
"PSDB entra com ação contra Renan"
PSDB e DEM apresentam hoje à Mesa do Senado pedido de abertura de um quinto processo de cassação contra Renan Calheiros (PMDB-AL) por quebra de decoro. A representação, apoiada por senadores governistas, acusa Renan de "abuso da prerrogativa de presidente" da Casa para intervir no andamento dos processos contra ele no Conselho de Ética.


O Globo
"Governo troca programa de segurança por CPMF"
O governo esvaziou a medida provisória que cria o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), o PAC da Segurança, para tentar aprovar na Câmara a prorrogação da CPMF até 2011, em votação hoje à noite, em segundo turno. Para vencer resistências dentro e fora da base governista, foram retiradas do programa as três bolsas que previam a destinação de dinheiro para jovens reservistas, jovens infratores ou em situação de risco social e ainda a mães que são líderes comunitárias. O Planalto promete enviar posteriormente projetos de lei criando essas três bolsas, consideradas eleitorais pela oposição.
O Conselho de Ética do Senado deve receber em breve a quinta representação contra Renan Calheiros.


O Estado de São Paulo
"Renan investiga contas de todos os senadores"
Após sofrer as primeiras denúncias de falta de decoro parlamentar, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), pediu ao diretor-geral da Casa, Agaciel da Silva Maia, cópia da prestação de contas de todos os senadores. Nos papéis estão as despesas contraídas pelos parlamentares e as notas fiscais que em tese comprovam como foi gasta a chamada verba indenizatória. O objetivo de Renan era descobrir gastos irregulares e pressionar colegas que ameaçam votar por sua cassação.
Três pessoas confirmaram ontem a Expedito Filho e Ana Paulo Scinocca que Renan pediu o raio-x das contas. Vários senadores também confirmaram a suspeita. O primeiro sinal de um rastreamento foi dado pelo próprio Renan, na sessão do dia 12 de setembro, quando fez insinuação ao senador Pedro Simon (PMDB-RS) sobre a contratação de uma produtora. Um senador resumiu assim a situação: "Renan está usando a tática do gambá, espalhando mau cheiro para todo lado". O PSDB e o DEM vão entrar hoje com mais uma representação contra Renan, a quinta, cobrando apuração das denúncias sobre um dossiê para chantagear os senadores Demóstenes Torres (DEM-GO) e Marconi Perillo (PSDB-GO).


Jornal do Brasil
"TSE enquadrará Senado"
O Tribunal Superior Eleitoral deve, na quinta-feira, estender a senadores, governadores e prefeitos, que são detentores de cargos majoritários, o entendimento do STF sobre fidelidade partidária. Dois ex-ministros do TSE, consultados pelo JB, acreditam que o parecer não se restringe apenas a quem se elegeu nas proporcionais. A decisão pode atingir também 3 mil vereadores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu