Manchetes do dia

Quarta-feira, 03 / 10 / 2007

Folha de São Paulo
"Lula condiciona nomeações à CPMF"
Em reunião com os presidentes e líderes dos partidos aliados no Congresso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva condicionou novas nomeações para cargos públicos à aprovação da prorrogação da CPMF até 2011. Segundo participantes do encontro, Lula disse que não discutirá cargos enquanto o tributo não for prorrogado.


O Globo
"Processos contra Renan podem ficar para 2008"
Os dois últimos processos no Conselho de Ética contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), podem ser julgados só ano que vem. O presidente do conselho, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), aliado de Renan, desistiu de juntar os processos, mas manteve outro membro da tropa renanzista, Almeida Lima (PMDB-SE), como relator de um dos casos. O prazo inicial é de 30 dias, mas qualquer nova manobra levará o cronograma de votações para 2008. A oposição pressiona para nomear relator da última ação um dos três senadores ainda não escalados: Eduardo Suplicy (PT-SP), Jefferson Peres (PDT-AM) ou Augusto Botelho (PT-RR).


O Estado de São Paulo
"Saúde perde R$ 3,1 bi em projeto com aval do governo"
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou ontem, com apoio do governo, projeto que ameaça reduzir em R$ 3,1 bilhões as verbas destinadas anualmente à saúde pública. O texto regulamenta a emenda constitucional 29, que define o limite mínimo de recursos aplicados na área. Foi derrubado dispositivo que obrigava a União a gastar com o setor pelo menos 10% de suas receitas brutas. Por pressão da equipe econômica do governo federal e também dos governadores, passam a ser consideradas despesas com saúde o pagamento de aposentadorias de servidores da área e o gasto com saneamento básico em cidades de até 50 mil habitantes. A relatora do projeto, senadora Patrícia Saboya (PSB-CE), ficou contrariada: "A emenda vai perpetuar a insuficiência de recursos para a saúde". O resultado também desagradou ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que vai se empenhar pela alteração do texto antes da votação final no Senado.


Jornal do Brasil
"Controladores inocentados"
A Justiça Militar rejeitou a denúncia do Ministério Público Militar contra cinco controladores de vôo acusados de falhas pelo choque do jato Legacy com um Boeing 737 da Gol em Mato Grosso, há um ano, no qual as 154 pessoas a bordo do Boeing morreram. Mas, se no Brasil parte dos envolvidos se livrou, na Justiça dos EUA os pilotos americanos do Legacy, Joseph Lepore e Jan Paladino, e cinco empresas foram considerados réus na ação movida por 120 famílias das vítimas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu