Opinião

“Parabéns ao SR. Júnior Bahia”

Corsino Aliste Mezquita
O artigo “PREGADORES OU PREDADORES” de autoria do Sr. Júnior Bahia, Músico e Mestre, publicado nas revistas virtuais e no jornal “A Semana”, de 06-09-07, pg 02, é digno de cumprimentos e parabéns, assim como de uma reflexão profunda pelas forças políticas da cidade.
Cumprimentos, por revelar realidade que, assola Ubatuba, deteriora sua cultura, tradições, folclore e desvia instituições democráticas (conselhos, ONGs, fundações, etc) de suas finalidades, em prejuízo do povo, da cidadania e dos interesses gerais da comunidade. Todo isso com o apoio inconstitucional do Poder Público. Os governantes de Ubatuba, faz, já algum tempo, ignoram o dispositivo constitucional: “É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:


I – estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvenciona-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvadas, na forma da lei, a colaboração de interesse público”.(CF ART. 19)

O dispositivo constitucional está claro. O Poder Público não pode:

“subvencionar cultos ou igrejas”;
“manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança”.


É a Constituição que determina. Terá validade vencida, em Ubatuba?
Dias passados tive contatos ocasionais com uma turista estrangeira que passou alguns dias em Ubatuba, no último mês de julho. Registrou quatro pontos específicos:


1-Beleza da paisagem, das matas, cachoeiras, praias e enseadas e a destruição gradativa que, algumas, estavam sofrendo.

2-O abandono, a sujeira e os animais soltos, em ruas e praças, assim como o aspecto ruim e caótico de casas e prédios.

3-A impressão de pobreza transmitida pela população,

4- O fato de ter uma igreja evangélica em cada rua.

Ao último item lhe disse que, no bairro que moro, já contei quinze.

Disse: “Isso atrasa qualquer cidade”.

Parabéns ao Sr. Júnior Bahia por ter aberto o debate a um ano das eleições municipais.
Igreja não é instituição para fazer política partidária e pedir votos para candidatos que prometem benesses para pastores e irmãos. Essas atitudes estão em contradição com o Evangelho e ferem a tradição laica do Estado Brasileiro. As verdadeiras igrejas evangélicas, aquelas que possuem princípios, dogmas, história e escala hierárquica, não costumam praticar esses erros. Essas enganações, ao povo crédulo, são próprias de centros caça níqueis e de descarrego, com fachada de igrejas, para explorar o povo sofredor e traumatizado com as angustias da vida, as carências de educação, saúde e ausência dos serviços que o Estado (Prefeitura) deveria prestar e não presta.

Comentários

Olá ...
gostaria de declarar a minha imensa tristeza pela sua observação sobre o atraso da sua cidade. Moro no Rio de Janeiro, e como morador, gostaria muito que minha cidade fosse atrasada pelas inumeras igrejas evangelicas, ao inves dos pontos de trafico de drogas, pontos de prostituição, exploração de menores, exploração turistica, (eles pensam que somos bichos), que em cada esquina tivesse um "atraso" Igreja Evangelica, não sei se voce sabe o que é não poder sair a noite, nem mesmo passar por alguns lugares dominados pelo trafico e milicia. Igreja Evangelica não atrasa nenhuma cidade. que em cada bar do Rio de Janeiro (que não são poucos) se tranforme numa igreja evangelica. Talvez assim, teremos a diminuição dos acidentes no transito, pessoas dependentes, Jovens que se iniciam nas drogas por um simples bar de esquina. Isso é Atraso para uma cidade... desculpe se não fui claro
Glauco
glaucopires@click21.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu