Manchetes do dia

Quinta-feira, 27 / 09 / 2007

Folha de São Paulo
"Provas do valerioduto são muito boas, diz procurador"
O procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, disse que são "muito boas as provas" que integram o inquérito que investiga o valerioduto mineiro, informa Andréa Michael. A investigação apura um suposto esquema de desvio de recursos, inclusive públicos, destinados ao caixa dois da campanha do hoje senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) à reeleição ao governo mineiro em 1998.


O Globo
"Renan retalia, derruba MP e deixa Mangabeira sem pasta"
Comandado pelo PMDB e pelo presidente da Casa, Renan Calheiros, o Senado derrubou a Medida Provisória 377, que criava a estrutura da Secretaria de Planejamento de Longo Prazo, ocupada por Mangabeira Unger. A derrota teve amplo placar: 46 a 22. Com a rejeição, ficam extintos os 83 cargos vinculados à secretaria de Mangabeira e mais 660 postos comissionados da esfera federal. Uma comissão terá agora que elaborar um decreto legislativo para tentar solucionar o problema. "foi um recado do PMDB ao Planalto", disse o senador José Agripino (DEM-RN). A rebelião no partido, insatisfeito com a distribuição de cargos, começou a ser articulada na véspera, em reunião na casa de Walter Pereira (MS), relator da MP. O PMDB deve ficar com duas diretorias na Petrobras: a Internacional, para João Augusto Fernandes, e a de Abastecimento, para Alan Kardec.


O Estado de São Paulo
"Pela CPMF, PMDB leva diretoria da Petrobras"
Para tentar concluir a votação em primeiro turno da emenda constitucional que prorroga a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), o governo confirmou ontem a concessão de uma diretoria da Petrobras ao PMDB. O mais provável é que o partido fique com a Diretoria Internacional; o nome mais cotado é o de João Augusto Fernandes, um peemedebista de Minas. A nomeação foi exigência dos deputados do partido, depois que o PT conseguiu, na sexta-feira, preencher dois cargos na estatal. Animados com os resultados da barganha feita pelos deputados, também os senadores do PMDB estão colocando o governo contra a parede. Ontem dos 19 senadores do partido se reuniram e agora ameaçam rejeitar a prorrogação da CPMF. "O governo tem que respeitar sua bancada", disse o senador José Maranhão (PB). A lista de convidados para a reunião excluiu os senadores mais identificados com o Planalto. O governo também promoveu uma sensível redução - de 36 para 11 - no número de emendas e destaques ao projeto da CPMF, para acelerar sua aprovação.


Jornal do Brasil
"Mensalão na campanha de FHC abre crise no PSDB"
Acusado de ter inventado o esquema do mensalão em Minas Gerais e irritado com a "falta de apoio" dos companheiros para evitar que seja denunciado ao STF, o senador Eduardo Azeredo deflagrou uma crise no PSDB. Declarou que o valerioduto também irrigou outras campanhas tucanas, incluindo a da reeleição de Fernando Henrique Cardoso. Cardeais tucanos, indignados, chamaram-no ontem de "mau-caráter". No plenário do Congresso, o presidente do PSDB, Tasso Jereissati, exigiu que Azeredo se retratasse, mas o ex-governador não o fez.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu